Berna x Zurique

Berna é a capital da Suiça, estilo medieval, cidade pequena, linda e muito agradável de se morar. Zurique é a maior cidade da Suiça, centro financeiro, industrial, é aquela cidade onde todo mundo anda correndo e nunca falta o que fazer por lá.

Ambas tem vantagens e desvantagens. Ambas são deslumbrantes. Eu adoro as duas.

Eu moro em Berna há 2 anos e quando mudei de emprego, achei que teria que ir todo dia de trem pra Zurique, e assim estava decidida a mais cedo ou mais tarde me mudar pra lá. Conforme comecei a trabalhar, a real situação que acontece é que no projeto que estou trabalhando agora, dias tenho que trabalhar em Zurique e dias em Berna, e não todos os dias em Zurique como pensei inicialmente. Então comecei a reavaliar se deveria me mudar logo pra Zurique, ou esperar pra assentar a poeira do novo trabalho e novos projetos. 6 meses do novo emprego, visitei muitos apartamentos em Zurique, mas ainda estou aqui morando em Berna.
Lago em Zurique

A verdade é que não sei mais não se quero me mudar pra Zurique. A cidade é ótima, adoro, me sinto muito bem quando estou lá, mas Berna tem algo que me agrada muito e eu também não quero sair daqui.

Além do que encontrar um apartamento em Zurique é muito difícil. Visitei vários e sempre tem muita gente interessada e é quase uma loteria conseguir um no meio de tanta gente. Isso sem falar nos preços do aluguel que é bem mais caro que em Berna.

Sendo assim, depois de discussões com colegas de trabalho, escutado gente dos dois lados, tenho feito listas mentais de razões para morar numa e na outra.
Compras no centro de Berna

Berna:
- Já conheço, já estou acostumada, já sei onde tenho que ir quando preciso de alguma coisa
- O centro é pequeno e fácil de explorar
- Dialeto difícil de entender
- Cidade pequena, clima de cidade do interior
- Medieval, histórica
- Povo mais aberto
- Rio Aare lindo
- Aeroporto quase inútil
- Mais perto da França e da parte francesa da Suiça

Zurique
- Cidade grande, se tem de tudo
- Mais internacional, mais cosmopolita
- Dialeto fácil de entender
- Fala-se mais Inglês
- Mais cara
- Mais frio no inverno, por causa do lago
- Povo mais nariz empinado
- Centro de partida para vôos e trens para todo lugar do mundo

Não é de hoje nem sou eu que estou colocando uma contra a outra pela primeira vez. Existe meio que uma rivalidadezinha entre uma e outra entre os próprios suiços. O povo de Berna é tido como devagar e lento até pra falar. Já o de Zurique é tido como superficial, metido que se acha melhor que todo mundo, e aí isso se reflete em disputas de partidos políticos, times de futebol, hockey, empresas. Mas nada alarmante não, é mais uma tradição essa briguinha entre as duas cidades do que uma coisa mais séria.

A lentidão de Berna não é lenda não. Até a escada rolante das lojas em Berna é mais lenta. Mas isso, segundo os bernenses, é qualidade de vida. E em Zurique, o povo anda na rua com tanta pressa parece que tá sempre atrasado, e isso termina deixando a fama que as pessoas lá são menos abertas do que as daqui.

Como tudo na vida, as duas têm seus prós e cons. Eu como estou sendo dirigida pelo trabalho que me guia, fico indo lá e cá, mas pra morar no momento vou ficando por Berna muito bem obrigada, mas Zurique, estou na sua cola.

Marcadores: , ,