Bósnia

Se já foi difícil arrumar informação pra ir até a Sérvia, informação disponível pra ir pra Bósnia tem menos ainda. Quando eu comecei a pensar em ir a Sérvia, fiquei olhando no mapa os países que fazem fronteira, e fiquei de olho na Bósnia. Bósnia e Herzegovina! Capital: Sarajevo. O que será que tem lá de bom? Sarajevo me parecia até mais turística que Belgrado, e seria interessante ir até lá. Então caí em outro dilema: como ir.
As informações que achei no TripAdvisor e LonelyPlanet de como ir de Belgrado a Sarajevo eram meio desencontradas, antigas e incertas. O site da empresa de trem não tinha em Inglês e parecia desatualizado. A empresa de ônibus tinha links quebrados. Então fui pesquisar como ir de avião no Ebookers. O vôo só duraria 50 minutos e o preço era em conta. Pronto, tinha encontrado a solução. Eu não imaginava que o avião seria tão pequeno, tão barulhento, tão velho e tão teco teco, mas graças a Deus deu tudo certo e eu fui de uma cidade pra outra sem maiores preocupações.
A Bósnia foi um país que sofreu muito nos últimos 20 anos. O país já foi governado por sérvios, croatas, austro-húngaros, otomanos. Durante o império dos Habsburgos, a tentativa de unir as tantas etnias e religiões que viviam por ali gerou uma grande resistência do povo local que queria independência, e essa grande confusão de sentimentos levou o radical bósneo-sérvio Gavrilo Princip assassinar o herdeiro do império Franz Ferdinand e sua esposa em 1914 em Sarajevo, sendo a gota d'água para explodir a 1a Guerra Mundial. A Bósnia se juntou ao reinado dos sérvios, croatas e eslovenos. Na 2a Guerra Mundial, os nazistas usaram a Bósnia como marionete assim como a Croácia, deixando o país em frangalhos. Depois da Guerra, o país foi reintegrado a Iugoslávia, que foi relativamente a partir daí um período calmo, comparado a antes.
Como a Iugoslávia aos poucos foi se desintegrando, a Bósnia quis independência em 1990, e apesar do reconhecimento internacional de sua independência, o país, e principalmente a capital Sarajevo se tornou palco de uma grande guerra de etnias. Foi um período de fortes e violentas marcas, e isso há pouco mais de 2 décadas. Com certeza voce aí se lembra de ter ouvido notícias ou visto imagens da guerra na Bósnia na década de 90.  Eu só fui entender mesmo o que aconteceu agora. Tudo começou porque o maior grupo étnico republicano, os bósneos-muçulmanos, foram desafiados pelos sérvios e croatas que não queriam a Bósnia independente. A verdade é que a Bósnia é "dividida" em 3 religiões e 3 grandes grupos: muçulmanos, sérvios ortodoxos e sérvios croatas. Só que das 3, os muçulmanos são a maioria. E os muçulmanos deixando de fazer parte da Iugoslávia, o antigo regime perderia a aliança com a grande massa da população bósnea, e isso gerava conflitos de interesses no regime iugoslavo. A Bósnia não estremeceu e aguentou a violência, saiu da guerra independente, e foi o estopim pro fim de vez da Iugoslávia. Depois da saída da Bósnia, só restava a Sérvia e Montenegro. Todos os outros países já tinham se tornado independentes, mas nenhum gerou tanto auê como a Bósnia, porque nenhum tinha tanto muçulmano na sua população.
A Bósnia tem 45% da população como muçulmana. O resto é dividido em cristãos, ortodoxos, sérvios, croatas. Lá tem minarete, tem mesquita, mas a religião não é a principal característica do país e não é dominante por todos os lados. Não é como no Egito, nem na Turquia, nem na Jordânia, que a maioria devastadora é islâmica e todas as mulheres andam de burca, e as regras são mais rígidas. Talvez seja pelo passado doloroso recente que fez a Bósnia pegar mais leve, mas lá é mais relax. Andei de vestido e short mostrando a perna, os braços e não me senti ameaçada em nenhum lugar. Aliás, foram poucas as mulheres que vi de burca. A bósnea que conheci tava lá toda ocidental, e o povo na rua anda normalmente. Então em relação a isso pelo menos, foi uma preocupação a menos.
A guerra pela independência destruiu muita coisa na Bósnia. Foram 4 anos de muita violência, mais de 10 mil pessoas morreram, e hoje existem muitas histórias remexidas, afetadas e consequentes dessa fase turbulenta na história. Muitos homens tiveram que entrar no exército bósneo e defender o país, enquanto suas famílias iam pra outro país pra sobreviver. Muitas famílias foram desfeitas, e é difícil medir o tamanho do baque, principalmente porque desde antes dessa guerra, não há um censo pra estimar a população exata do país. Já pensou?! Hoje a cooperação dos grupos étnicos ainda não é ótima, e o país ainda parece meio dilacerado pela guerra. Independência eles têm, mas também tem quase metade da população desempregada, e apesar de Sarajevo estar crescendo e despertando interesse turístico no leste europeu, o progresso é muito lento.
Ir a Bósnia hoje não é a coisa mais simples do mundo. Mas Sarajevo é um lugar muito agradável para se conhecer. Tem que se estar preparado. Não espere encontrar nenhum tipo de luxo, mas a cultura e a história são fascinantes, o que liberta interesse de explorar as belezas naturais do país. Além de Sarajevo, Mostar, Travnik, Jajce, Bihac também são cidades de interesse. Os trens lá são de baixa qualidade, mas as estradas são razoáveis. Eu voei pela Jat Airways, que é a empresa aérea sérvia mais conhecida. Mas ainda tá longe de ser também de alta qualidade. Como eu disse, o avião era minúsculo e barulhento. Fazia parte da aventura.

Afinal conhecer a Bósnia não é pra qualquer um. Tem que estar disposto e preparado a qualquer coisa de aventura. Eu adorei a Bósnia. Acho que até mais que a Sérvia. Não é preciso visto para brasileiro entrar na Bósnia, e achei tudo muito tranquilo. O dinheiro é o marco bósneo (BAM - marco bósneo conversível), e é quase o dobro do euro. 1 Euro =~ 2 Marco Bósneo. E em geral, as coisas lá são bem baratas. Fiquei num hotel bem bacaninha no centro antigo de Sarajevo e foi super em conta. Próximo post escrevo mais sobre Sarajevo.

Marcadores: , , , , ,