Chegou a hora... India!

É, chegou a hora. Tava cheia de coisa pra escrever ainda antes da viagem da India, mas os dias e as horas insistem em não ser suficientes. Já já estou embarcando. Nem posso dizer que aconteceu tudo muito rápido, porque não é verdade. Na verdade, essa viagem da India a trabalho sempre foi uma possibilidade desde que comecei a trabalhar remotamente com o time de 2 pessoas do escritório de Bangalore há 6 meses atrás, e depois que contratei mais 2, pronto, grande parte dos meus dias era dedicado a interagir com eles. Passar atividades, coordenar 4 projetos diferentes e 5 enquanto minha colega estava de férias por 3 semanas, e repassando o que podia ser feito da India pra eles e gerenciando daqui. Olha, tinha dias que eu ficava louca. Dava meio dia e eu não tinha feito nada de concreto, só resolvendo pepino, falando no telefone resolvendo broncas. Era o servidor que tava down, era o acesso ao ambiente de teste que estava bloqueado, era um que queria feedback, e outro avisando que ia tirar a sexta-feira de folga. Muita, muita coisa mesmo. Sem falar no trabalho propriamente dito de pensar, escrever os testes, bolar e encaixar tudo direitinho e fazer as coisas funcionarem. Talk about strategies! Tiro o chapeu pra quem coordena times de trabalho com muita gente, porque olha, eu com esses 4 indianos às vezes me sinto totalmente consumida. Eu gosto, mas é trabalho pra danar sincronizar tudo e ainda manter tudo bonitinho pro pessoal aqui da Suiça. Além de fazer minhas tarefas que obviamente não se resumem a "apenas" organizar e gerenciar diariamente as atividades desses 4.

Trouxe a indiana pra cá pra Suiça por 3 semanas em Agosto, era a primeira vez que ela saía da India. Me dediquei a fundo para que ela tivesse uma boa primeira experiência longe do país dela, mas não apenas, tinha uma tuia de coisas no trabalho para accomplish com essa visita dela. Coisas pra ensinar, coisas pra repassar, novo projeto começando, reuniões com o cliente, e ela era minha responsabilidade. Eu respondo pelo trabalho dela e dos outros 3 indianos lá. Profissionalmente, essa viagem dela era muitíssimo importante. Pra mim e pra ela. Tínhamos que passar uma boa imagem pro cliente e eu era relativamente nova no cargo, substituindo o cara que saiu, eu tinha muito serviço pra mostrar também, além de tentar construir um bom relacionamento com ela e meu time.

Graças a Deus a vinda dela foi um sucesso e o trabalho continuou muito bem depois que ela voltou pra India. Agora é a minha vez de ir lá passar outras coisas pro time inteiro e ver de perto o trabalho deles. Serão 2 semanas de trabalho. Na primeira semana estarei "só". Na segunda, colegas de trabalho se juntarão a mim para confirmar de perto que esse trabalho tão comentado está de fato sendo bem feito. É uma época de provações, e eu preciso fazer bem feito. Talk about nervous!

Porque não é logo ali que tenho que fazer bem feito, é na INDIA!!! Quando meu chefe foi levando a sério essa ideia de ir lá fazer tudo isso, fui começando a cair na real da possível possibilidade! Agora que estou aqui com mala pronta, visto, vacinas, rupees indianos e cheia de recomendações é que realmente acredito que tá acontecendo.
Confesso que a burocracia pra tirar visto (que não é pouca), encomendar guias e as fotos que vi da pobreza da India não foram o que me assustaram. Eu REALMENTE comecei a ficar em estado de alerta que o negócio é sério quando eu estava no consultório médico esperando pra tomar vacina pra 5 doenças diferentes e comprando remédio pra malária, diarréia e febre tifóide sexta-feira passadas às 7:30 da noite quando eu deveria estar no happy hour. Sim, porque febre amarela eu já tinha viu, senão ia precisar também. O resto tava tudo vencida.
Bom precisar não "precisa". Não é obrigado, mas é altamente recomendado. E a enfermeira pedindo meu cartão de vacina atualizado?!?! Hahahahaha!!! Minha senhora, tirando a vacina de febre amarela que tomei pra ir pro Egito em 2006, a última vez que tinha tomado uma vacina foi em 1998 pra ir fazer intercâmbio nos EUA! Faço a menor ideia de onde está meu cartão de vacina!!! Além do mais, estaria em Português, então.... vamos fazer um novo, que tal?

Ela olhou pra mim com uma cara de como se eu fosse a pessoa mais irresponsável do mundo, afinal como é possível a pessoa não dar conta do cartão de vacina ne? Se ela soubesse a quantidade de outras coisas mais importantes com as quais eu tive que me preocupar nos últimos anos ela me dava um desconto. Oh well.

Mas resolvi. Atrasada, mas resolvi. Era pra ter cuidado disso 2 a 3 semanas antes da viagem e eu estava fazendo isso sexta-feira da semana passada mas tudo bem. Tomei a primeira dose da vacina de Hepatite A e B, e tomei também vacina pra Polio, Difteria e Tétano. E comecei a tomar no mesmo dia o remédio pra Febre Tifoide que são 3 capsulas, 1 a cada 2 dias e tem que tomar gelado. Foi um coquetel só. Existia um risco, mas graças a meu anjo da guarda que está sempre de serviço, eu só tive um pouco de febre na noite que tomei as vacinas e depois estava já melhorando. O braço da vacina de tétano fica meio pesado, é meio chatinho. Tive que abdicar de uns programas legais que queria fazer no findi, mas ne, fazer o que.

Verdade seja dita, desde que meu chefe confirmou a viagem e minha passagem foi comprada há 1 mês, eu já passei vários perrengues na organização dessa viagem.. como perceber que a passagem da volta estava marcada pro dia errado e ser um inferno pra trocar, ou quando fui pedir o visto e o cara disse que em 1 semana ficava pronto e eu tinha que deixar meu passaporte no consulado às vésperas da viagem da Sérvia e da Bósnia! Um trilhão de aperreios, mas o que eu me preocupei mesmo foi em programar como ocupar as horas que terei livres na India!

Li um livro inteiro sobre uma história real de um marajá que se apaixona por uma dançarina espanhola e ela vai morar na India, e relata todo o choque cultural que ela viveu. Mesmo a história tendo se passado no século passado, Paixão Índia me apresentou um contexto muito razoável da India - costumes, tradições, até coisas que duram até hoje. Convenhamos, a India é super tradicional e os costumes não evoluíram tanto assim do século passado pra cá. E eu queria ir o mínimo preparada possível. Tudo de informação que eu conseguisse absorver até lá pra mim era lucro.

Conversei com muitas pessoas e também ouvi de tudo. De gente que já foi e me deu ótimas dicas, como de gente que nunca foi e deu pitacos horrorosos. Mas cá pra nós, será o 30° país que eu piso e eu não sou viajante de primeira viagem (hahaha!). Mas a India é a India, it is something else!! Ok, admito. Minha primeira vez na Ásia. Medo? Não. Apreensiva? Sim. Pelo que sei que vou encontrar e talvez não me agrade ou me assuste. Espero que toda essa tensão acabe quando eu ver com meus próprios olhos o Taj Mahal. Sim, claro. Foi minha primeira preocupação: como eu vou fazer pra conhecer o Taj? Afinal, o escritório onde vou trabalhar é no sul da India e o Taj fica no norte. Já tá tudo organizado! Agora não dá tempo de contar, mas eu nem preciso prometer que vou tentar contar tudo depois ne.

Espero que eu consiga fazer um bom trabalho e espero também que a conexão de lá funcione direitinho, e assim poder dar notícias antes de por os pés de novo na Suiça. Consegui encontrar um pacote de dados viável pra usar no celular quando estiver por lá. É a área mais cara de todo o planeta para roaming pelas operadoras aqui da Suiça, mas com esse pacote günstiger, espero continuar online! Portanto, TwitterFoursquare e Facebook estão incumbidos de dar notícias do meu paradeiro. Já o blog... não garanto.

Deus me proteja.
Namastê!

Marcadores: , , ,