Genebra

Genebra.
Prefiro Zurique.
Foi mal, mas eu tinha que dizer isso...
Há mais de 2 anos morando na Suiça, só agora fui conhecer Genebra, tão famosa mundo afora. A maior cidade da parte francesa da Suiça, a sede da ONU na Europa, uma das cidades mais caras do mundo, e com uma das melhores qualidades de vida do mundo, assim é conhecida Genebra por aí.
Ne?
Tá, eu concordo, a cidade é lindíssima. Há parques e praças que são dignos de cenários de filmes do Oscar, hoteis tão luxuosos e carrões por todo lugar. Pessoas falando Francês, tudo muito lindo e elegante. Mas... sempre tem um mas. Sei lá, talvez eu esteja acostumada com a perfeição e o aconchego de Berna, ou ao ritmo bom de Zurique, mas Genebra é diferente. Um diferente não muito bom, na minha opinião. Nem tudo é lindo e elegante. Achei a cidade muito corrida, muito mas muito barulhenta, difícil de andar e talvez tenha sido azar, mas vivenciei situações não dignas da uma Genebra que tem aquela boa fama, sabe como é.
Deve tá sendo difícil de entender o que eu to querendo dizer com essas fotos tão lindas, ne... Mas sei lá. Talvez Genebra já esteja internacionalizada demais como Nova Iorque e Londres, mas Genebra tem um ar muito diferente de outras cidades da Suiça. Em suma, eu me senti mais na França que na Suiça. Sem ofensa a França, em quando eu digo França, eu me refiro a Paris, ok? Mas sei lá, Genebra é internacional demais pro meu gosto. As cenas infelizes que eu presenciei me passaram uma má impressão. Estava eu na calçada na McDonalds comendo meu lanche, em 10 minutos, 3 pessoas diferentes apareceram pedindo minha comida. Eu nunca tinha visto isso na Suiça. E olha que eu já rodei bastante esse país. Pra piorar tudo, no final, eu olhava de longe uma família de mendigos (é, mendigos sem dente e tudo) e a mãe encorajava a menininha a ir até onde estavam as mesas da Mc e pedir comida a quem estivesse lá. Aí lá vem a menininha com a maior cara fofa pedir minha batata frita, é de partir o coração. Fazia anos que eu não via uma cena dessas e fiquei muito triste.
No final, quando estava na estação esperando meu trem de volta, do nada apareceram três policiais se mexendo muito freneticamente, falando no rádio e tudo mais, e assim muito de repente, se aproximaram do cara que estava bem na minha frente, fizeram um monte de perguntas e o levaram!!!!! Na minha frente!!!!!! Não, olha, sério.... eu NUNCA tinha visto nada parecido aqui na Suiça. Policial aqui é quase que de enfeite nas ruas, e abordar justo o cara que ta na minha frente! Sei lá o que houve mas o cara que a polícia levou ia entrar no trem! Esse foi um episódio isolado, mas o resto... a impressão com o monte de mendigo, a correria, a falta de educação das pessoas, tudo junto que vi lá não reflete à Suiça que estou acostumada.
Juro que não queria vir aqui só pra falar mal, mas me desculpe, se voce vier a Suiça, não conheça só Genebra não porque pode não ser o melhor exemplo. Imagino que a cidade deva ter muita coisa de bom, senão não teria alcançado tanto conhecimento como tem, mas eu infelizmente não tive muita sorte. Pronto, pra não dizer que foi de tudo ruim, finalmente conheci o CERN, o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, e foi bem bacana. Mas isso eu conto no próximo post.

Marcadores: , , ,