Sarajevo - Túnel da guerra

Andar por Sarajevo é paradoxal. Ao mesmo tempo que é tranquilo, relaxante e agradável, é lembrar da guerra que a Bósnia viveu na década de 90, é olhar prédios destruídos, marcas de tiros nas paredes e praças pedindo reformas. Se voce não é ligado em história e fatos, vai andar por Sarajevo na maior paz do mundo achando ótimo as ruazinhas do centro histórico e as lojinhas que tem lá. Mas se voce está ciente de tudo que esse lugar viveu, vai olhar duas vezes, e vai tentar enxergar com outros olhos, vai tentar voltar no tempo e imaginar os horrores que essa terra viveu.
A Bósnia ainda não é o lugar mais popular e tranquilo do mundo, mas a guerra que aconteceu ali já acabou, e por ser tão recente atrai gente interessada em ver de perto e tentar entender o que se passou ali. Se voce é um desses, o Túnel da guerra vai lhe chamar a atenção.
Quando Sarajevo foi cercada pelas forças sérvias que não aceitavam a independência da Bósnia, era guerra pra valer. O exército iugoslavo não era de brincadeira e sitiou a cidade por quase 4 anos inteiros, tornando a capital da Bósnia um verdadeiro campo de batalha. Eram máquinas pesadas, poderosas milícias, armamentos carregados que levaram a cidade quase que totalmente ao pó. Bombas eram explodidas na rua, crianças morreram, famílias se separaram, perderam contato, quase 11 mil pessoas perderam a vida e outros milhares se feriram. Era guerra. Os mandantes da guerra foram posteriormente condenados por crimes contra a humanidade. Não tinham pena nem dó, era o verdadeiro terror. A cidade ficava totalmente destruída.
O centro de Sarajevo era totalmente cercado pelo exército iugoslavo. A população tentava como podia sobreviver e sair do centro da confusão. Para tal, foi construído clandestinamente até as proximidades do aeroporto de Sarajevo um túnel, o Túnel da guerra.

O Túnel tinha 1,5m de altura e quase 1km de extensão. Levou 6 meses para ser terminado. Foi construído pelos bósneos como passagem secreta do centro de Sarajevo até o aeroporto, onde de lá pudessem partir para áreas neutras, longe dos olhos dos sérvios. Por este túnel, comida e ajuda humanitária chegava até a capital Sarajevo, ajudando o povo que lá permanecia a sobreviver. Estima-se que 1 milhão de pessoas atravessaram esse túnel na época da guerra.
Foi por anos alvo dos sérvios. Hoje o Museu do Túnel existe nas proximidades do aeroporto, onde ele terminava. O Museu é mantido pelos donos da propriedade e uma parte do túnel ainda é mantida, e visitando o museu, é possível andar um pouco pelo túnel.
O pouco que existe é suficiente para passar a terrível impressão de uma jornada subterrânea perigosa e estreita. É agoniante, é escuro, é pequeno, tem bichos, tem insetos, tem água pingando, é triste. Mais triste ainda é andar ali e imaginar que milhares de pessoas tiveram que passar por ali seja para fugir, seja para transportar materiais de abastecimento, comida, etc. com o objetivo de sobreviver a uma guerra.
Na foto eu to sorrindo mas a sensação é estranha... E aí foi-se mais uma impressão da Bósnia e sua época de guerra. O Museu do Túnel é uma das atrações mais populares de Sarajevo. Não dá pra ir andando do centro até lá, é preciso pegar um ônibus, ou um tour, mas é um must a se fazer quando se visita a capital bósnea. Recomendado.

Marcadores: , , ,