Sérvia e Bósnia

Que eu me lembre agora no momento, só conheci uma pessoa que conhece um desses dois países. Só em ser pouco explorado pra mim já é um atrativo. Mas claro, não por isso, Belgrado e Sarajevo são meus próximos destinos. Já fazia um tempo que eu dava umas olhadas no mapa e reparava na proximidade, paquerava com as passagens, e tomei a iniciativa. O destino é pouco explorado sim, as informações turísticas são poucas sim, alguns sites principais não tem nem em Inglês e as opções de guias de turismo são escassas, mas e daí ne, até aí isso não é um total impedimento. A gente dá um jeito. Achei esses dois guias de bolso e gastei algumas horas lendo e relendo tudo pra não deixar passar o mínimo que eu deveria saber pra me decidir.

Quem se liga um tiquinho que for em história sabe que Belgrado, hoje capital da Sérvia, era a capital da antiga Iugoslávia. Sabe Iugoslávia? Hoje esse nome não é mais usado, mas naquela região ali, o que hoje é a Sérvia, a Bósnia, Montenegro, Croácia, Macedônia e Eslovênia formavam a antiga Iugoslávia, o Estado Comunista formado depois da 2a Guerra Mundial. Antes da 2a Guerra, a região era chamada de Reino da Iugoslávia. Voce deve ter estudado isso no colégio.
Desde o fim da Guerra, as repúblicas que formavam a Iugoslávia começaram a querer se separar, ter mais autonomia uma da outra, essas coisas. E em 1991 começou a desintegração do Estado e a formação de uma democracia ali e acolá. Aos poucos, os que hoje são países foram saindo um a um, até restar apenas Sérvia e Montenegro. Lembra que antes se falava Sérvia e Montenegro? Pois é, mudou. Em 2006, um plebiscito expressou o desejo de separação e no mesmo ano, Montenegro se declarou independente e a Sérvia fez o mesmo logo depois, oficializando definitivamente o fim da Iugoslávia. Muito recente ne. To morta de felicidade que vou conhecer de perto as marcas que a Iugoslávia comunista deixou nessas duas cidades.

Por causa desse monte de acontimento tão recente e por outras razões, que as informações são ainda meio desencontradas, ausentes ou desatualizadas para quem deseja ir a esses dois países. Infra-estrutura de turismo, tours, atrações, o que visitar, hoteis, vistos!!! Tudo que voce precisa saber voce precisa correr atrás mesmo, não tem informação por aí de mão beijada não.
Eu como uma viajante guerreira enfrentei os desafios achando tudo ótimo e já estou de partida. Só espero que tenha descoberto as informações certas ne, porque senão... Nenhum dos dois países fazem parte da União Europeia, então a real é que para a Sérvia hoje, brasileiro precisa sim de visto. Para a Bósnia, não. Então lá foi Liana atrás de saber onde fica a embaixada da Sérvia, pedir visto, coisa que não fazia há muito tempo. Mas o procedimento é o de praxe: buscar a embaixada/consulado da Sérvia mais próximo de voce, ir lá com os documentos necessários, pagar uma taxa e esperar o visto ficar pronto no seu passaporte. Nada de outro mundo. Baixei o formulário na internet do site da embaixada, preenchi, juntei a papelada toda que pedem (cópia da permissão de residência na Suiça, passagens, etc.), fui num dia de manhã à embaixada e em menos de uma hora estava eu com meu visto prontinho em mãos.
O centro de atendimento lá da embaixada da Sérvia estava vazio, o detector de metal fora de uso. Já deu pra perceber que a Sérvia não é um destino muito popular... Seja como for, o vôo para Belgrado dura apenas 2 horas de Zurique, é muito perto. E de Belgrado para Sarajevo são só 50 minutos! Tentador, não acham? Perfeito para um city break e para melhorar meus conhecimentos sobre leste Europeu.

Os preços de hoteis que pesquisei e alguns que entrei em contato negociam tudo em Euro, mas as moedas dos dois países são exclusivas, e nos sites normalmente está avisado que é preciso pagar na moeda local, embora eu desconfio que também se aceite Euro em alguns lugares. Mas não dá pra bobear, lá fui eu comprar dinheiro. Na Sérvia, usa-se o dinar sérvio, e na Bósnia, a moeda é o marco bósnio conversível.

E a Bósnia... bem, o que se sabe da Bósnia? Além de que ela foi parte da república Iugoslávia, não sei muito não, mas to aprendendo. O que me atraiu mais a decidir pela Bósnia também foi Sarajevo. Foi lá onde Francisco Ferdinando foi assassinado em 1914, um duque importante do império Habsburgo, fato que estalou o início da Primeira Guerra Mundial, colocando uns países contra outros e oponto outros contra uns. Deve ser interessante Sarajevo. A cidade é pequena e tudo parece se concentrar em pouco espaço. Que bom porque o tempo será curto. Curto, mas bem aproveitado.

Eu claro estou empolgadíssima pra conhecer de perto as duas cidades. O fato de ser pouco explorado, aumenta o grau de dificuldade de preparar bem os arranjos ao destino. Mas se eu for esperar tudo ficar batido feito Paris e Roma ne. Deve até perder um pouco a graça. Sei lá, a gente que tem que fazer acontecer e não ficar se perguntando se tá certo, se tá bom, se vai dar certo e ficar esperando pra sempre a hora certa de ir... Já dizia Bono, is there a time?

Marcadores: , , , , ,