Ayudha Pooja

Pooja em hindi significa adoraçao. Hindi é o idioma, hindu é a religiao. A India é um dos paises que mais tem feriados no planeta. Muito se deve a religiao hindu, que abrange a grande maioria da populaçao. E a maioria da populaçao indiana nao é pouca coisa, como voce ja deve saber. A maioria dos costumes do povo indiano vem do hindu. Mas nem todo mundo é hindu. Tem muçulmano, cristao tambem. No meu time do trabalho, ontem no almoço conversando, descobrimos que um deles é cristao, e todo o resto é hindu. Todo mundo ficou muito surpreso que ele é cristao, porque nao é comum nem facil de encontrar um que nao seja hindu. Mas ele segue varios costumes hindu, porque ja esta impregnado no dia a dia indiano, como nao comer carne por exemplo, digo carne bovina. No hindu, a vaca é um animal sagrado e comer a carne dela é pecado. Mas comer carne de cordeiro, peixe e frango pode. Mas tambem nao é tao comum. Aqui as vacas andam nas ruas no meio das pessoas, e tem prioridade. Se tem gente e carro passando atrapalhando o transito, todo mundo morre de buzinar. Mas se é uma vaquinha parada ou andando a passos lentos atrapalhando tudo, todo mundo espera pacientemente. Um dos caras do meu trabalho tem 2 vacas no quintal da casa dele. Cuida como se fosse filho, bicho de estimaçao. Deve ser assim como eu cuido de Juca.
Sim, mas eu queria falar da pooja. Como eu disse no post passado, hoje aqui é feriado. É a Ayudha Pooja, parte do festival Dasara, o festival do triunfo. Aqui é cheio de festival. Vira e mexe é feriado. Tradiçao do hindu, significa adoraçao as armas. Mas nao é arma tipo pistola de guerra nao. Vem de weapons em ingles. Hoje em dia, é todo meio que gera renda pra uma familia - materiais que produzem eletricidade, computadores que sao o meio de trabalho das pessoas, carros e onibus que sao meios de transportes que ajudam a facilitar o dia a dia. Entao todas essas coisas sao "adoradas". Como de costume, todas essas coisas sao enfeitadas com flores, folhas de bananeira, baloes coloridos. Ate a entrada la do andar la no trabalho estava ontem todo enfeitado. Nao tem como nao perceber a celebraçao. Dias antes, ja estava tudo começando a se enfeitar, e as pessoas a comentar, é de fato um costume muito forte dos indianos essas poojas. Existem varias, varias adoraçoes a varios deuses, varias coisas.
Esta é a sala de eletricidade do andar onde eu trabalho. Tudo enfeitado para a Ayudha Pooja. A Ayudha Pooja é na verdade uma tradiçao mais do sul da India, do estado de Karnataka, onde Bangalore é a capital. Nao tem um dia certo para acontecer, depende do calendario lunar. Tradicionalmente, deve acontecer no nono dia do ciclo da meia lua de 15 dias no mes de Setembro ou Outubro. Nao faço ideia!!! Aqui em Karnataka, a celebraçao vem da tradiçao lendaria de destruir o demonio Mahishasura pela deusa Chamundeshwari. Entao as armas usadas na batalha que levou a vitoria passaram a ser veneradas. Hoje, as tradiçoes para celebraçoes foram adaptadas, vamos dizer assim. Entao veneram outros tipos de armas. Veneram objetos que trazem a vitoria deles (os indianos) hoje no dia a dia. Aqui é cheio de mitos e lendas que influenciam a crença das pessoas. É a coisa mais normal do mundo. Até o carro do meu motorista la em Agra carregava na frente um emaranhado de pimentas com um limao (eu acho) para proteger dos maus espiritos.
Desde o inicio da semana, quando ligo a TV no quarto do hotel, os canais de noticias mostram preparaçoes para celebraçao da Ayudha Pooja. Hoje quando desci pra tomar café no lobby aqui do hotel, a TV intercalava as noticias das celebraçoes do festival e a morte de Steve Jobs. Nada parece ter maior importancia que os costumes hindus por aqui. Nao entendo nada que dizem na TV em hindi, mas entendo a palavra "pooja" ser dita quinhentas mil vezes. O feriado é aqui em Karnataka e ninguem trabalha, mas eu preciso terminar umas coisas e me preparar para o Sri Lanka logo mais. Namaste.

Marcadores: , ,