India - o caos e a beleza

Nao sei como continuar a escrever sobre meus dias na India. Vi tanta coisa, ja me surpreendi tantas vezes e tudo eh tao intenso nesta terra que ideia eh o que nao falta. Dificil eh organiza-las na cabeca. Quero escrever sobre o caos e a beleza, a miseria e a riqueza, a cultura e a ignorancia. O choque eh inevitavel. Por vezes me peguei rindo sozinha feito uma lesa no carro comparando o transito e as ruas com o Brasil ou de frente pros marmores do incomparavel Taj Mahal. Se voce vem de um pais do ocidente, vai se deparar com muita coisa assustadora e maravilhosa. Eu me preparei o maximo que pude pro que eu poderia ver aqui, mas ainda assim, nao da pra ficar neutra. As diferencas sao muitas. Em 4 dias de India, as horas passaram tao rapido e eu tenho a impressao que o que vivi de quinta-feira pra ca valem o tempo de uma vida.
Eu sabia que a viagem a India - mesmo que a trabalho - seria como nada nesse mundo. Viajei horas e horas de aviao e de carro para chegar a Agra e ver de perto o Taj.... eh uma coisa de outro mundo. Eh simples e belo. Ainda preciso assimilar e ver mais umas outras duas mil vezes as mais de 500 fotos que tirei. Foi demais. Minha empresa reservou um motorista e um guia pra mim de prontidao o tempo que eu estivesse em Agra. Uma coisa impressionante. Achei que era exagero, mas agora que to entendendo o esquema desse pais vejo que foi normal. O motorista nao me deixava andar desacompanhada na rua. Alias, eu andava o tempo inteiro de carro. Quando parava, ja era na porta da entrada da area onde fica o Taj, ou era a porta do hotel, ou Qtub Minar, em Delhi. E sempre com o guia do outro lado me escoltando. Ao ver as pessoas ao redor do carro me olhando, nao achei que seria SEMPRE assim. Quando saltei do carro para enfrentar a fila kilometrica para comprar o bilhete para entrar no Qtub Minar, em 2 segundos, formou-se um circulo ao meu redor e as pessoas ficavam so ali paradas me olhando. 3 segundos depois, o motorista apareceu mandando eu furar fila e foi me levando la pro inicio da fila e ninguem reclamou, pelo contrario, abriram passagem e o cara do bilhete nem revistou minha bolsa, enquanto tinha uma fila de gente pra ser revistada. Eu contei: 11 pessoas pediram pra tirar foto comigo nas poucas horas que passei em Delhi. Sim, de parar e falar "ei, posso tirar uma foto sua?", ou "posso tirar uma foto com voce?". Na 3a vez, eu comecei a dizer "pode, mas eu nao sou famosa viu..". Isso sem falar nos que apontam a camera ou celular na minha direcao e ficam la clicando achando que eu nao to vendo. Ou que disparam os flashs desesperadamente quando eu estou posando pra minha propria foto. Nao to exagerando. Estrangeiro diferente deles, de cor clara por aqui eh celebridade.
Eu fiquei contente nao por estar ali com fama de artista, ate porque depois da 5a vez voce ja quer privacidade pra tirar suas fotos, mas eu curti por ter a oportunidade de interagir mais com as pessoas daqui. Sao tao simples e tao naturalmente bonitas. Olha essas roupas. As meninas andam com roupas exclusivas. Ainda nao vi um sari igual ao outro. Sera que elas mesmas mandam fazer ou fazem a propria roupa? Eh de uma criatividade sem fim, combinacao de cores e estampas. Um colorido com brilhos, rosas e sois, como nao se ve em nenhum outro lugar. Pode estar fazendo um calor derretendo tudo, pode estar no meio da poeira louca ou no escritorio, o traje eh este.
E falam, e conversam, e se abracam como ha tempos eu nao via na rua assim tao espontaneamente. A rua pode ta la toda quebrada, uma desgraceira so, mas os homens andam na rua abracados, as mulheres de mao dadas, com um sorriso tao inocente e sincero, eles que sao felizes.
Na rua, eu ja vi: elefante, macacos, vacas, bufalos, esquilos. Assim soltos normalmente. Meu colega disse que se fossem colocar os macacos daqui da India no zoologico, so teria macacos no zoologico inteiro! Ratos ainda nao vi, mas vi um homem fazendo suas necessidades em pleno matinho na estrada. E gente! Meu Deus, QUANTA GENTE!! Em todos os lugares, nao tem nada que esteja vazio, todo lugar esta cheio de gente - na rua, nos carros, nos restaurantes, andando pra la e pra ca, nao tem um lugar vazio na India. Tambem com mais de 1 bilhao de pessoas, voce queria o que? Eh gente e bicho.. alias, muita gente e muito bicho tudo junto. Uma coisa surreal.
Eu ando prestando atencao em tudo e acho incrivel a facilidade com que eles se comunicam. De novo.. tambem com esse monte de gente nao poderia ser dificil. Mas ainda assim. Olham pra voce e falam com os olhos. Sao tao expressivos e os olhares so faltam falar mesmo. Sao curiosos, querem saber o que voce veio fazer aqui, outros agradecem por voce estar aqui. Uma coisa linda. E as religioes? Minha Nossa, que povo mais crente! Nao crente de evangelico, mas crente de crenca. A India tem mais feriado que tudo, tudo eh festival e celebracao a alguma coisa, homenagem a algum Deus, alguma adoracao a alguma coisa, sao cheios de mitos e tradicoes, costumes seguidos ha milenios ate hoje. Mulheres casadas tem o inicio da testa pintado de vermelho e/ou um simbolo entre os olhos. Aneis nos dedos dos pes, pulseiras, colares com pingentes significando casamento, fe em Ganesh. Deve ser dificil nao ser absorvido por tudo isso mesmo se voce cresceu aqui. Eu ja visitei muitos lugares com cultura forte e expressiva como a Turquia por exemplo, mas olha, a India por enquanto esta inalcancavel.

Eh tudo: musica, TV, filmes, danca, religiao, roupas. Eu fico imaginando o que seria da India se os ingleses nao tivessem imposto algumas regras. Tudo bem que portugueses e holandeses tambem passaram por aqui, mas fora Goa, ninguem mais faz a menor ideia de Portugues por aqui. Imagine o que seria da India com quase mil idiomas diferentes, um alfabeto desenhadinho e a quantidade de crencas nao influenciadas pelo ocidente que teriamos hoje? Os marajas do passado tiveram tambem certamente uma grande influencia sobre isso, mas quem ditava as regras eram os colonizadores, e hoje o Ingles por aqui eh o ponto onde (quase) tudo pode se encontrar. Eles trocam de um idioma pro Ingles e vice versa assim mais naturalmente que um suico troca de Frances para Alemao. Alias, Alemao? Quando eu voltar pra Suica, vou ter problemas em voltar a falar isso. Ahh, quem se lembra da Suica no meio desse caos maravilhoso que eh a India? Pode me chamar de louca, mas eu to adorando isso aqui.

Marcadores: , , ,