No mais tá tudo bem

Só muito trabalho. É sempre essa a conversa ne. Sempre que encontro com alguém é oi oi, e aí tudo bem, é tudo bem, isso e aquilo, assim e assado, bla bla bla, e no mais? No mais tá tudo bem, só muito trabalho.

Eu não vou reclamar do meu trabalho. Adoro que deu tudo certo depois da agonia da minha permissão que demorou pra ficar pronta, e adoro mais ainda que o trabalho é o que eu esperava.

Passo a semana muito bem, trabalhando com o que eu estudei, com novas tecnologias, abordagens e técnicas de testes modernas, num ambiente bacana, e com um bom time. Claro, sempre tem pessoas que estão ali com o único e exclusivo propósito de tentar mexer suas estribeiras, mas isso é em todo lugar, já coloquei na minha cabeça, e tento não me estressar com isso mais. E só tem me feito bem.

Tem dias que eu chego pra trabalhar e vejo meu calendário do dia com as atividades, Jesus, é tanta coisa e tanta reunião que as vezes eu me pergunto como vou passar daquele dia. As vezes chego ao final do dia e sinto que não produzi nada, parece que passei o dia olhando pro calendário, estudando a agenda, tentando encaixar uma coisa e outra, e entrando e saindo de reuniões. Claro, isso quando é feriado na India, ne, porque quando não é, sempre tem uma ligação, uma coisa com eles lá.

Aqui na Suiça é dificil as pessoas fazerem hora extra. Pelo menos na minha área de TI. E olhe que a área de TI pode ser bem estressante as vezes. Só vi uma vez em Zurique quando o projeto estava perto de terminar e precisava de um esforço extra e o pessoal ficou trabalhando a noite, mas não era nem meu projeto. Aqui em Berna eu nunca vi isso. Só eu lesa que já fiquei até 8, 9 da noite algumas vezes pra não acumular trabalho pra semana seguinte, me achando A esperta. Mas a real é que nao vai importar muito se o trabalho atrasou ou teve uns soluços no meio do caminho porque ninguém trabalhou extra, isto é, se tivesse trabalhado extra, teríamos o projeto em dia. Isso não é problema aqui. O que impera é a qualidade de vida. Essa semana que passou tivemos decisões importantíssimas e reuniões marcadas e desmarcadas de última hora porque estamos no final de dois projetos, e ninguém tava lá arrancando os cabelos. O gerentão tava era olhando pro relógio às 4 da tarde.

Aqui não tem aquele stress, aquela correria. Nunca. Por mais corrido que seja, é calmo. Ninguém deixa de ir pras coisas, nem desmarca coisas por causa de trabalho. Não chega nem perto do ritmo que trabalhei no Brasil. Ora, no Brasil, se eu brincasse que não queria trabalhar dia de sábado, eu era vista como corpo mole. Pelo menos assim eu aprendo a ter um ritmo de trabalho saudável e uma vida mais equilibrada. A força, mas aprendo.

Tenho ido a menos happy hours que é aquela mini farra depois do expediente, primeiro porque desde que cheguei da India ainda estou entrando no ritmo, porque fiquei doente, etc etc. depois porque sei lá, keine Lust. Como diz keine Lust em Português, meu Deus?

Por aqui a Suiça continua linda, mesmo com o frio chegando. Dias de sol ainda são luxo, ou melhor, são mais luxo ainda, porque com o frio, o sol faz uma diferença monstra no humor das pessoas e na atmosfera do dia a dia. Atmosfera do dia a dia. Ninguem fala assim em Português, fala? As vezes eu acho que não to sabendo direito mais as expressões em Portugues. Quando vejo to falando em Portugues a tradução de como é em Alemão, ou Inglês. Patético. Meu idioma mãe. outra que ninguém fala "idioma mãe".

Quando eu assistia Insensato Coração pelo youtube ainda ficava por dentro das gírias, mas agora depois que acabou e que eu tenho menos tempo livre, meu Português ta ficando defasado. Portugues e Ingles ne, acho que o cérebro tem que desalocar memória de um Idioma e alocar no outro que espero que seja o Alemão, porque as vezes ate no Inglês dá um branco.

É, eu espero que meu Alemão esteja melhorando porque meu Português definitivamente precisa de uma prática. Brasil a vista tá aí pra isso! Não, mas sério. Perdi consideravelmente o medo de falar Alemão. No começo, quando comecei a trabalhar em Alemão, em março deste ano, nossa, era a pior parte. Hoje não, hoje eu gosto. Algumas pessoas ainda só falam em Inglês comigo no trabalho porque é mais rápido realmente, mas outras têm o Inglês pior que meu Alemão, então falamos em Alemão. Nem sempre é fácil nunca é fácil fazer reuniões inteiras em Alemão, quando eu tenho que entender um monte de coisa, fazer anotação, tomar decisões e organizar os projetos depois tendo que passar um monte de coisa pros indianos em Inglês, algo que eu escutei em Alemão. Não é fácil. E no projeto que estou começando agora, um dos meus chefes ainda quer me dar outros times na India para coordenar. Só não sei como vai ser no período que estarei de férias, porque um novato que começa semana que vem vai me substituir e eu to contando com ele. Alguém que eu não sei nem quem é mas tudo bem.

Vou fazer como os suiços e não vou me preocupar com isso agora, porque são minhas férias, faltam menos de 3 semanas, eu mereço e quando eu voltar, eu toco o barco de onde ele estiver. Simples assim. Assim.

Terapia de Outono como a do post passado e encontros durante a semana com pessoas legais também ajudam a balancear essa dieta. E nesse vai e vem eu percebo como o tempo passou rápido. Um dia desses eu tava aqui contando as horas pra deixar de ir pro meu antigo emprego naquele ambiente multicultural. Hoje eu to aqui pensando em Alemão e com times na India. Unglaublich. Daqui a pouco já tá na hora de renovar minha permissão, tiro férias, completo 1 ano de casa. Passa rapido mesmo.

Se eu pensar nas viagens então. Quantos lugares eu conheci este ano, minha nossa senhora! Demais. A vida aqui pode ter muitas desvantagens, mas eu acho que eu to sabendo aproveitar o máximo das vantagens, porque eu to muito satisfeita. Claro, seria melhor se algumas pessoas se preocupassem mais com a sua própria vida e que o principe não tivesse se transformando num sapo ne... ainda to decidindo no que ele está se transformando.. sapo definitivamente ele não é, mas chega, essa história não é assunto pra esse post!

No mais tá tudo bem.

Marcadores: , , , ,