O Forte Vermelho de Agra

Antes de ir a India, eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade Agra. Mas se voce planeja uma viagem a India e tem interesse em conhecer o Taj Mahal, voce com certeza vai se familiarizar com esse nome. Vai ver em todos os guias de turismo, em todos os sites. Pra chegar no Taj, voce tem que ir a Agra. Então a cidade é meio que famosa quase que totalmente por conta disso. E convenhamos, não é pouca coisa ne, afinal o Taj é o TAJ! E tem vários turistas que vão a Agra, se hospedam, vao conhecer o Taj Mahal e continuam sua viagem por cidades mais próximas e deixam Agra passar batido.
Pouca gente sabe que Agra é uma cidade de imperadores. É suja, barulhenta e exaustivo andar por ela, mas Agra tem mais a oferecer além do Taj. O Forte Vermelho é a segunda principal atração da cidade, a maior lembrança da riqueza e poder do Império Mongol na India. Na India, esse povo ficou conhecido como "mogol" e no século XVI chegaram a India tomando conta de Punjab, uma região fronteira com o Paquistão. O Império foi de grande importância para o país como um todo, império esse que só acabou na verdade com a chegada dos britânicos ao poder em 1700.
No seu ápice, o Império Mogol dominou quase a India inteira, o Paquistão e Bangladesh. Hoje, muita gente na China, Coreia, Japão, Sibéria e em outras partes da Ásia pertence a raça mongoloide. Foi minha primeira vez na Asia e eu não sei muito sobre a história dos mongóis, mas a imagem que me vem a cabeça quando penso neles é sempre eles montados em cavalos, guerreiros carregando lanças e morando em barracas. Que filme que tem isso?
O forte fica nas margens do rio Yamuna e já existia quando o imperador mogol Akbar, que era o avô e governou a região antes de Shah Jahan que foi o mandante da construção do Taj mahal, chegou a India. O forte antes era um templo hindu e ele ficou muito impressionado com a localização e por causa disso tornou Agra a capital da região. Mandou reconstruir o forte em pedras vermelhas e daí o nome. Hoje o forte é patrimônio da Unesco. Paga-se pra entrar e lá dentro é um mundo de grande!
O neto do imperador Akbar, o glorioso Shah Jahan com seu gosto por construções em mármore branco, ficou aprisionado neste mesmíssimo forte a mando de seu filho, diz a lenda. Este forte também foi palco de batalhas sangrentas durante a rebelião de 1857 que clamava por mudanças no governo britânico. O lugar é muito importante em termos de arquitetura. São designs e estruturas que só se vêem ali mesmo.
Eu admito que eu nem estava ansiosa pra ir lá pra conhecer nem nada. Como quase todo mundo, o que me levou a Agra foi o Taj Mahal. Apesar de eu ter passado horas e horas lá no Taj, o tour com meu guia e meu motorista durava o dia todo, então quase que arrastada quando saí do Taj, andando de costas, tirando foto ainda, respirei fundo e prestei atenção no que o guia tava dizendo. Era hora de ir conhecer o Forte Vermelho. Claro, nada é tão impactante como o Taj, ainda mais no mesmo dia! Qualquer coisa que eu fosse ver depois não ia ser tão impressionante. Eu ainda tive tempo de arejar, resfriar a memória olhando praquele monte de gente na rua, o trânsito, etc. e quando cheguei no forte, estava mais neutra.

Mesmo ainda sob forte efeito da beleza do Taj, eu curti muito o Forte Vermelho. O calor tava de matar, talvez fosse a cor que esquenta ainda mais.. mas meu guia tava muito confortável e empolgado lá com minha câmera me clicando em tudo quanto era lugar. Fiquei andando lá, e assim como no Taj, a grande maioria das pessoas que estava visitando lá eram os próprios indianos. Também assim como lá, indiano paga absurdamente menos pra entrar do que turista estrangeiro. Mas vale a pena. Pelo menos lá tinha menos gente pedindo pra tirar foto comigo.
De lá do forte, ainda se alcança visualmente o Taj Mahal, então muitos turistas ainda vão lá com suas super câmeras profissionais e mega zooms pra capturar fotos do Taj dos mais variados ângulos.
No final, eu fiquei andando sozinha, prestando atenção e tirando foto de tudo quanto era detalhe mesmo, porque fui dizer ao guia que tinha vontade de ver um elefante de perto, e ele foi lá ligar pra trocentas pessoas pra ver se arrumava um elefante em algum lugar que eu pudesse subir, andar e tirar foto. Ele conseguiu, mas era a 2 horas dali, e eu que desisti. No caminho de volta, vi um elefante assim no meio da estrada e pedi pra parar pra tirar foto.

E assim encerrei meu belo e marcante dia em Agra. Voltei pro hotel e fui dormir!! Ainda não sou de ferro.

Marcadores: , , , ,