Argentina

Essa americana da América do Sul estava muito fraca sem conhecer nenhum outro país do seu continente. Olha, voce não faz ideia de quantos comentários eu já ouvi por ter um blog com esse título, e depois "mas não conhece nada da América do Sul???"... não, até então, não. Nem no sul do Brasil eu nunca tinha ido. Minha vida no Brasil se resumia a Rio, Brasilia, Recife e Natal. De lá fui pros EUA, passei um tempo na Alemanha e depois vim pra cá pra Suiça, então, por incrível que pareça, eu conheço mais a Europa que o próprio Brasil.

Também isso não é difícil ne, passagens de avião no Brasil são tão caras, que quando a pessoa tem um dinheirinho sobrando, resolve sair pra conhecer coisas mais diferentes. E comigo foi assim também.

Mas aí depois de viajar tanto, afinal esse ano foram 15 países que eu pisei, voce ve tanta coisa diferente e se faz tantas perguntas, olha pra onde voce veio, das redondezas de onde voce veio... e aí, hermano, o que voce tem pra mim?
Um país do tamanho da Argentina, com a cultura que a Argentina tem, ali bem do ladinho da gente, de onde eu morei por tanto tempo, e eu sem conhecer. Aquela rivalidadezinha - futebolística principalmente - e o preço das passagens terminam virando fatores tão pequenos diante da riqueza da cultura deles. Depois de ter visto tanta coisa no velho continente e aguçado ainda mais minha sede e meu faro para viagens, história, etc, eu sentia que da próxima vez que eu fosse ao Brasil, eu ia querer conhecer alguma coisa da América do Sul.
E então com as minhas tão esperadas férias - das quais eu ainda estou me recuperando e tentando entrar no ritmo aqui novamente - eu tinha uma agenda bem apertadinha, pois tinha casamentos a comparecer, amigos a rever, família em cidades diferentes, eventos, etc, ainda arrumei uns diazinhos para finalmente conhecer a famosa Buenos Aires.
No meio dos planejamentos e na empolgação de rever todo mundo, primos que já tinham prometido, desprometido e adiado uma visita a Suiça cem vezes, resolvemos nós três então embarcar juntos a uma farrinha porteña. E como foi boa essa viagem! Pra começar que meu vôo era Rio-Buenos Aires, e eu já estava no Rio há mais de uma semana e apenas um único dia tinha feito sol, os outros dias todos chovendo e com tempo nublado. Maior decepção, eu doida pra pegar maior sol na praia de Copacabana, tive que me contentar com outras coisas. Mas foi só desembarcar em Buenos Aires que plim, tava lá o sol todinho.
A temperatura mínima acho que era uns 28 graus. Não tinha uma nuvem no ceu. Aqueles dias assim memoráveis, agradabilíssimos, perfeitos pra tirar fotos e andar pelas ruas despreocupados de levar guarda-chuva. Buenos Aires me agradou em gênero, número e grau. Eu sabia muito pouco da Argentina. Minha maior influência foi minha mãe que já tinha ido lá há alguns anos e sempre falava muito bem de lá. Me alertou tanto com os taxistas que eram desonestos, e eu tive a maior sorte de só entrar em taxi simpático, um uma vez no trânsito tava lá ouvindo a lambada dele num cd tão bom, que eu perguntei quanto ele queria pelo cd, e ele disse que me daria como regalo de navidad.
Eu não paro de escutar o cd desde que cheguei. Un pais con buena gente indeed. Não tive problemas com nenhuma pessoa na Argentina. Só fiquei surpresa com a quantidade de lixo em algumas ruas a noite. Não sei se dei azar que era o dia do caminhão do lixo passar ou sei lá o que, mas em 2 noites que saímos a noite e andamos lá, nos deparamos com sacões e mais sacões de lixos e gente abrindo na rua, uma cena deplorável. No mais, a segunda surpresa foi a quantidade de brasileiro que tem lá! Minha Nossa, o que era aquilo?! É quase o Brasil de tanto brasileiro. Eu doida pra praticar um poquito meu español, e ou dava de cara com brasileiro, ou o argentino falava português tão bem quanto eu. Não é justo hein.
Andamos em volta da Casa Rosada, entramos em igrejas e basílicas maravilhosamente decoradas e lindas, passamos por umas 10 praças San Martin ou com alguma estátua, homenagem ou qualquer coisa a San Martin, um general argentino que liderou o processo de independência argentina. Se depender de monumentos, o cara nunca vai ser esquecido.
Andamos por Puerto Madera, Caminito (meu favorito! falo mais no próximo post!), La Boca, até ao La Bombonera eu fui (Alow Sport!).
Maradona é outro ídolo que não passa despercebido na capital arrentina. Em La Boca, por todos os lados tem alguma coisa do cidadão, inclusive um sósia que passa o dia lá esperando turista pra tirar fotos.
O Museu de La Pasion Boquense também é uma atração boa. O estádio é pequeno, alto, mas estreito. E lá dentro tem um museu. Pra quem é fãzão de futebol, vale a pena demais!
A Argentina é muito quente, muito viva, muito calorosa, cheia de vigor. Tem muita coisa pra conhecer além de Buenos Aires, mas o que conheci posso dizer que é daquelas cidades que voce vai pra viver, e não pra ir pulando de ponto turístico em ponto turístico apenas e pronto. Sabe como é que eu quero dizer? A comida pelo menos, é preciso vários dias pra desfrutar o mínimo de bom que a culinária argentina tem. O que são aquelas carnes? E aquele suco de laranja em cada esquina? E o sorvete Freddo? Vinho argentino então?!
Em cada esquina parece que tinha sempre o melhor restaurante, era difícil escolher. Aliás, falando em esquina, last but not least hein, o TANGO! O TANGO, minha gente!!!! Na primeira noite em Buenos Aires, reservamos uma mesa na Esquina Carlos Gardel, a casa de tango mais renomada da cidade, e não é por menos ne.. Carlos Gardel, o mito do século 20. Eu sei que minha mãe já tinha ido lá, meu tio já tinha ido lá, e eu só ouvia maravilhas a respeito desse tal show de tango lá. O espetáculo não é barato não. Se for com o jantar incluido então, prepare os pesitos. Mas olha, vale a pena!
É realmente um espetáculo! O Tango em si é maravilhoso, ne, bem dançado, nossa, não tem pra ninguém. Ficamos lá de queixo caido. Infelizmente nenhuma foto ficou realmente boa porque ne é tango e o povo ficava se mexendo o tempo todo, mas os números são um melhor que o outro, e eu filmei uma partezinha

E esse nem foi o melhor número hein! Pode confiar, se voce for a Buenos Aires, não deixe de ir a Esquina Carlos Gardel! O Tango é uma verdadeira arte! Nós três A-DO-RA-MOS!

Batemos perna em mais um bocado de lugar, mas bem, eu queria dividir esse post em dois pra não ficar muito comprido. Próximo post conto mais de Buenos Aires, Caminito, tango, Puerto Madera, shoppings e tudo mais que vi por lá. Muy buena la Argentina, muy buena!

Marcadores: , , , , ,