Buenos Aires

Muito bons ares!
Se voce mora no Brasil não faça como eu que perdi tanto tempo pra conhecer a Argentina logo aí do lado.
Buenos Aires, capital da Argentina, segunda cidade mais importante da América do Sul depois de São Paulo, metropolitanamente falando. Dando continuidade ao último post conforme prometido. Eu nem preciso me esforçar muito mais pra provar o quanto adorei conhecer a Argentina ne. Buenos Aires tinha uma clima tão bom de andar, é perfeitamente entendível porque é o destino favorito de brasileiros seja pra fazer compras, fugir um fim de semana, um feriado extendido, sei lá. Logo ali do lado e tanta coisa legal e diferente pra ver.

Como eu disse antes, acho que existem cidades que são destinos turísticos para ficar pulando de ponto turístico a ponto turístico e não se mistura com tradicões locais, e cidades que é preciso viver seu clima. É claro que se conhece mais da cultura do lugar se vive-se um pouco de sua vida. E Buenos Aires é uma dessas cidades. Claro que também tem bastante coisa pra ver e visitar, mas é preciso apreciar um pouco de arte, como o tango, a emoção que ele passa. De se deixar envolver com o idioma tão inspirador.
O Caminito, por exemplo. Uma área no bairro de La Boca, próxima ao estádio La Bombonera. Talvez a área mais tradicional, cultural e pitoresca de Buenos Aires. Ali sim vi a Argentina que eu tinha na minha cabeça, com dançarinos de tango por todos os lados fazendo poses, casinhas coloridas com cores fortes e descombinantes, bonecos de Juan e Eva Peron, e um acervo enorme de pinturas e souvenirs muito interessantes. Tudo junto representando a vivacidade que a Argentina tem pra mostrar pro mundo.
Faltou a saia aí pra cobrir minhas pernas e parecer mais com o tango, mas oh well. Isso é o que menos importa. Andar no Caminito foi uma delícia. Passamos horas ali batendo perna, almoçamos lá e foi o lugar que eu mais curti de conhecer nessa viagem.
Muito legal mesmo. Outra coisa muito legal por lá é que em cada esquina aparece seja um botequim, uma padaria, um restaurante ou um bar que parece ser muito interessante e é! Entramos em vários assim como quem não quer nada só pra comprar uma água, uma coisa, ir ao banheiro ou descansar as pernas um pouco, e quando víamos, lá estávamos nós olhando o cardápio e pedindo alguma coisa. Ou então tivemos sorte de só se deparar com locais bacanas e bem frequentados, porque eu pelo menos não tenho do que reclamar!
E outra coisa, todos os lugares com wi-fi! O que é muito importante numa viagem pra voce economizar de roaming no celular ne. Me ajudou a ir passando minhas impressões da viagem ao vivo pelo Twitter e ficando a par do que se passava no mundo. Bares, botecos de esquina e restaurantes de Buenos Aires, nota 10 pra voces! Gostei muito também.
Já sobre o que ouvi sobre BA ser o paraíso para compras, tenho minhas dúvidas. Bem, sem dúvida há muitas opções de lojas que no Brasil é mais complicado de encontrar, mas se voce ganha em real, o valor das coisas lá na Argentina em peso não é assim essa maravilha toda não. Achei as coisas até um pouco caras, pra falar a verdade. Hotel e comida em geral são razoáveis no preço, mas roupas, perfumes, sapatos e eletrônicos, ainda acho a Europa muito mais atraente. O real vale 2x o peso, mas se voce ganha em franco ou euro ou dolar, aí sim, as coisas são baratinhas mas ainda eu esperava mais. Ou melhor, menos. Mas foi super bacana entrar nas galerias e olhar as lojas nas ruas, conhecer um pouco da vitrine, shoppings de lá. Não comprei nada, dessa vez esse tipo de passeio foi só pra olhar mesmo, o que já estava de bom tamanho, porque com tanta decoração linda de Natal, eu já estava satisfeita.
Ficamos no hotel Facon Grande e foi tudo muito agradável por lá. Boa hospedagem, boa recepção, bom café da manhã e bom preço. Recomendado. Aliás, as pessoas são muito calorosas por lá. Fomos bem recebidos em todos os lugares que fomos, e nem notei nenhum tratamento especial ou forçada de barra não, dava pra perceber que era o jeito da pessoa mesmo. Ponto pros argentinos.
Visitamos também o Obelisco, monumento e símbolo histórico de orgulho nacional. Erguido na Praça da República no cruzamento da avenida Corrientes com 9 de julho em comemoração a 400 anos de Buenos Aires, em 1936.
O monumento é enorme de alto e era difícil encaixá-lo nas fotos. O local é sempre de grande movimento e tem sempre um protesto, alguma coisa, pois é alvo fácil de ser visto. Apesar de não ser nada de outro mundo, é apenas um pedaço (grande) de pedra, faz parte da história da Argentina e tem um grande valor cultural.

História, forte conteúdo cultural, agradável clima, maravilhosas companhias, idioma bonito e fácil de compreender, comércio atraente, ruas boas e seguras de andar, vida noturna agitada... o que é mais que tá faltando? ou já deu pra entender porque me encantou mucho Buenos Aires? Ah si, si, falta ainda Puerto Madera. Conto a seguir.

Marcadores: , ,