Puerto Madero

Jurava que o nome era Puerto Madera, mas tudo bem, é Puerto Madero. Ninguém notou, ninguém notou....
Puerto Madero é um dos bairros mais nobres de Buenos Aires. Mas não foi sempre assim. O porto foi criado nas margens do Rio da Prata no final do século 19 por Eduardo Madero (daí o nome) e foi um marco da engenharia na Argentina. Com o passar dos anos ficou obsoleto, um novo porto (Puerto Nuevo) foi criado para receber maiores navios de carga e a região de Puerto Madero ficou entregue às moscas.
Diversas propostas para revitalizar a região foram feitas, até que finalmente na década de 90 o bairro recebeu grande investimento do Estado, de Barcelona e de sociedades anonimas. Uma nova cara começava a ser vista em Puerto Madero, aos poucos o bairro ia deixando de ser perigoso, feio e abandonado. Deixar aquilo ali abandonado seria mesmo uma vergonha.
Antes tarde do que nunca, a área foi reurbanizada, novas ruas e avenidas foram criadas dando acesso a Puerto Madero o que incentivou bastante a iniciativa privada. Modernos prédios foram construídos, empresas formaram seus escritórios na margem do Rio da Prata, assim como restaurantes, residências e hoteis. Adivinhe onde fica o Hilton Buenos Aires?
A Argentina já passou por difíceis recessões nos últimos anos e um bairro como Puerto Madero certamente tem seus impactos na economia. Ao mesmo tempo que não é fácil mante-lo bem sucedido o tempo inteiro com os altos e baixos da economia, a "orla" é um dos mais importantes centros financeiros e turísticos da capital portenha. Ao longo do Rio da Prata, há uma série irresistível de restaurantes, cafes, padarias e bares que tá sempre cheia de gente a qualquer hora do dia.
Puerto Madero não é propriamente dito perto de alguma coisa, mas é central. É relativamente próximo a Praça da República, a Casa Rosada, ao miolo mesmo central que se conhece quando se vai a Buenos Aires. Era mais ou menos perto do nosso hotel, então na dúvida de onde jantar com as milhares de opções a cada esquina, Puerto Madero estava lá para tornar nossas escolhas ainda mais difíceis! A noite o bairro fica ainda mais charmoso com tanta iluminação nas ruas e dos prédios, além da movimentação noturna dos bares. Mais um ponto imperdível em Buenos Aires é jantar uma carne argentina saborosíssima num dos cafes em Puerto Madero.
E aí, curtiu? América do Sul, ta.

Marcadores: ,