I Giorni della merla

Pela primeira vez um post com título em italiano! 7% da Suiça é italiana, a chamada região do Ticino, a qual já comentei aqui no blog várias vezes. Apesar de os suiço-italianos não gostarem de generalização deles com os italianos puros, eles hão de concordar que pegam emprestado várias tradições e costumes da Itália.

Eu não vejo nenhum problema com isso e não acho nada mais óbvio. Afinal a parte alemã da Suiça parece com a Alemanha e a parte francesa tem um quê da França, então fazer o que ne.

Uma das tradições de lá (e da Itália também) é a lenda dos Giorni della merla. Pergunte a qualquer italiano vindo da região da Lombardia e ele vai te explicar tim tim por tim tim. Bem, a verdade é que há várias versões pra essa lenda, mas todas elas têm algo em comum. Vou explicar.

Bom, giorni significa "dias" e merla significa "melro-preto" ou "blackbird" em Inglês, aquele pássaro preto. Sabe a música dos Beatles? Pronto. O Blackbird existe em vários lugares do mundo, mas é a ave nacional da Suécia, por exemplo. Ah, sei lá o que quer dizer ser a ave nacional de um país, mas pense que tem a ver com o frio.

A versão que eu fiquei sabendo é essa que vou contar aqui. Reza a lenda que há muito muito tempo atrás o mês de Janeiro só tinha 28 dias. Um tempo que o melro-preto era branco e na época do inverno, a família de pássaros brancos se escondia em árvores esperando os dias frios passarem. Até um dia de Janeiro, 28 de Janeiro, quando um pobre pássaro branco cansado do frio saiu de seu ninho e gritou para Deus que o inverno estava no fim!

O mês de Janeiro, no entanto, ficou zangado com esse desrespeito, pois Janeiro é o auge do inverno aqui no hemisfério norte, e pediu ao seu irmão Fevereiro para que lhe emprestasse 3 dias. Esses 3 dias - 29, 30 e 31 de Janeiro - seriam então os mais frios do ano inteiro, e ensinaria uma lição ao pobre pássaro para não lhe desrespeitar. E o pobre melro amedrontado se mudou com a família para uma chaminé no topo de uma casa na fazenda.

Por 3 dias, a família de pássaros brancos se amontoaram no topo da chaminé. 3 dias de frio gelado intenso horroroso. E quando o primeiro dia de Fevereiro chegou, num raio esperançoso de sol, a família de pássaros brancos saiu da chaminé e já não eram mais brancos. Haviam se transformado na cor da noite com a fumaça saída da chaminé onde passarm os 3 dias mais frios do ano.

Deste dia em diante, todos os melros passaram a nascer preto e ficaram sendo melro-preto. Assim, é explicado porque Fevereiro tem 28 dias, e principalmente, a razão deste post, porque esses dias desta semana são realmente os mais frios do ano.

Bem, imagino que haja realmente várias versões dessa lenda e todas elas podem ser bonitinha pra justificar para as criancinhas porque dessa friaca toda. Em todas elas, o ponto em comum é o frio. Mas a realidade é que desde ontem está vindo uma frente fria da Sibéria (veja bem: SIBÉRIA! onde está fazendo -40 graus!) aqui pra Europa, e essa semana - justamente na semana da lenda do giorni della merla, está previsto ser os dias mais frios do ano, chegando a extremos -15, -20 graus aqui na Suiça.

Eu não sei. Só sei que o inverno até tava sendo legalzinho dessa vez, pouca neve, sem aquele frio intenso, até comentei no post passado que to aproveitando pra ir a academia e tal não engordar, mas desde ontem que começou a esfriar pra valer, começou com uma neve fininha, ralinha e agora a noite está mais densa e desde de manhã não parou de cair. E dá só uma olhada na previsão pros próximos dias: só temperatura negativa.
Com lenda, sem lenda, esteja a meteorologia certa ou errada, a verdade é o que eu to sentindo e eu te digo que tá esfriando pra caramba. Vou tentar me esconder nas roupas mesmo, ao invés da chaminé. Deus nos ajude a passar esses 3 dias. Ou essa semana.

Marcadores: , , , ,