Chateau de Versailles

Quando minha mãe estava aqui desta última vez no final de 2011 e inicio de 2012 e decidimos ir a Paris, tínhamos um passeio em mente em especial que não deixariamos de lado: Versailles.
De todas as vezes que eu fui a Paris, sempre tinha vontade de conhecer Versailles, sempre ouvi maravilhas de lá, mas que era preciso tempo. E minhas idas em Paris até então eram sempre corridas e curtas. Desta vez, apesar de ser tambem curta, o nosso objetivo principal era reservar um dia inteiro para ir até Versailles. E assim foi.

Versailles não fica no centro de Paris, é um suburbio da Ile de France e chegar lá demorou mais que o esperado. Levamos simplesmente 2 horas da saída do hotel até a chegada no Palácio. Não porque era necessariamente dificil chegar lá, mas porque as informações eram cruzadas, confusas e até no fim quando entramos no trem certo, estavamos na direção errada. Para chegar em Versailles, é preciso pegar o RER Versailles-Gauche, e pegamos um direto da Champs de Mars. Mas aí até descobrir tudo mastigadinho, colega, era quase meio dia já.
Voce já deve saber, Versailles é um dos mais ilustres castelos e complexos de jardins, monumentos ilustres patrimonio mundial que faz a arte francesa do século 17 ser a combinação mais bela e mais completa de luxo e suntuosidade. Não é a toa que recebe 8 milhões de turistas por ano e é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo!

O antigo castelo de tijolo e pedra de Luis VIII foi aumentado e transformado pelo seu filho Luis XIV que instalou aqui a Corte e a sede do Governo em 1682. Gracas a isto, hoje Versailles é testemunho deste passado rico e uma visita ali é uma verdadeira volta ao passado, uma viagem no tempo vendo de perto aqueles salões enormes e super decorados, jardins esplêndidos, bosques, até a área de Maria Antonieta.
De fora, já dá pra perceber que o nível da brincadeira não é baixo e eu comecei a pensar em quais castelos já visitei no mundo que pudesse ser comparado a Versailles. Pensei no Residenz de Munique, o Schönbrunn de Viena, o Hampton Court Palace de Londres, e não via a hora de entrar pra constatar com meus olhos e me deslumbrar. Lá dentro... ah, lá dentro, como explicar.... os tetos, as portas, as esquinas, as paredes, o chão, as esculturas, os lustres, pra onde quer que voce olhe, tudo é decorado, detalhado ao extremo e se voce como nós tiver o guia de audio contando a história ao longo de cada aposento, olha, não tem melhor aula de história.
E esse Salão dos Espelhos, gente, o que é isso?! Que coisa linda e perfeita. Exagerado mas harmonioso ao mesmo tempo, ali importantes cerimônias oficiais do antigo regime de poder da França foram realizadas. Ali, o Tratado de Versailles foi assinado, após meses de negociações em Paris, que encerrou a Primeira Guerra Mundial, em 1919, e determinou que a Alemanha oficialmente aceitasse a responsabilidade de ter causado a guerra.
É realmente que cair o queixo, ou de ficar com a boca aberta... Lindo, lindo, lindo!

O Salão dos Espelhos é sem dúvida o ponto alto da visita. Mas o tour pelo palácio é todo maravilhoso com o quarto da rainha, a capela real, o salão de apolo, salão de Herculos, é tudo magnifico.
Ainda mais andando e ouvindo a história de cada lugar, entendendo e relembrando detalhes da historia, como por exemplo passar pela sala de jantar e ver a forma como a mesa era posta e saber que as pessoas ficavam assistindo enquanto o rei e a rainha jantavam. Costumes e ideias tão diferentes, únicas e excentricas como só o rei da França pudesse fazer acontecer.
Este salão das batalhas é outra maravilha. A começar pelo visual da entrada. Ele junta quadros perfeitos de importantes batalhas da França. Um melhor que o outro, verdadeiras obras de arte. Sem falar nos detalhes de arquitetura do próprio salão. Realmente um país que sabe valorizar e apreciar sua história.
Se voce como eu ama historia e museus e palacios, cuidado, um dia em Versailles pode não ser suficiente. E olha, realmente não foi. Quando andavamos já por horas no palacio, que acaba, damos de cara com hectares e mais infinitos hectares de um jardim geometrica e unicamente perfeito.
Ventava muuuuuuuuuuito e olha, mesmo com uma paisagem dessas, era dificil sair bem na foto com tanto vento. O sol abriu algumas poucas vezes e melhorou o frio. Mesmo assim, poxa, era nosso passeio a Versailles!!!! Não tinha frio nem vento que fizesse a gente desanimar de conhecer esse jardim de cima abaixo.
É, bom, a não ser que o dia esteja perto de acabar e o complexo esteja perto de fechar, ne... que foi o que aconteceu. Como perdemos mais de 2 horas tentando chegar lá, começamos o passeio relativamente tarde e terminou que não deu tempo de conhecer o Castelo de Trianon e o Domínio de Maria Antonieta, que fazia parte do bilhete que compramos. Essa parte fica láááá em baixo, lá no final, e mesmo pegando trenzinho até lá ao inves de andar, não daria tempo de visitar, pois no inveno o jardim fecha as 17:30 e já era quase 17h. Depois ainda precisariamos de um trenzinho pra voltar todo o caminho de volta, sem falar no frio e com o sol que baixava cada vez mais, o frio aumentava.

Sem duvida pra visitar tudo é preciso no minimo 1 dia inteiro, chegando lá assim que abre, as 9h, pra não perder nem um segundo, porque realmente o palacio leva muito tempo, e andar pelo jardim tambem.

Resultado: temos que ir de novo a Versailles! Ahahahaha!! Versailles está no topo da lista de castelos e palacios que já visitei nessa vida, e te digo, acho que tá é em primeiro mesmo.

Marcadores: , , , ,