Île de la Cité

O mais legal de escrever no blog é ter aqui as recordações de onde eu andei, o que eu fiz, rever as fotos e relembrar histórias que talvez se não escrever posso ir esquecendo com o tempo. Decidi fazer o blog quando estava pra vir morar na Suiça e com tanta coisa que aconteceu desde que vim morar aqui há quase 3 anos, acho que o blog é uma grande obra-prima da minha estadia aqui. Um livro de ouro.
Veja os posts da França, por exemplo. É praticamente um pecado deixar as histórias e as fotos aqui no meu computador guardadas só pra mim. Com tanta coisa que se pode ver e viver aqui no velho continente, às vezes eu acho até que aproveito é pouco, que deveria estar fazendo mais e mais. Mas ne, a gente tem que trabalhar e se eu vivesse de blog era muito fácil.
O retorno que recebo no blog, como os contatos, emails, comentários maravilhosos, aí isso aí é consequência e eu sou muito grata. Afinal não sou a única brasileira por esses mares e é maravilhoso compartilhar experiências com quem está do lado de cá e aprender tanta coisa também. Nessa leva, com posts de lugares populares como a graciosa e única Paris, chove visitas no blog de gente buscando infos ou fotos de Paris pela internet, e termina mandando um email ou deixando um comentário, só compartilhando um pouco da sua experiência, e como é legal isso, nao? Isso me motiva a escrever ainda mais.

A Île de la Cité em Paris é um dos lugares mais conhecidos da cidade, e de extrema importância histórica diga-se de passagem. E de novo, não sou nenhuma expert por lá. Mas as origens da capital francesa estão ali, na ilha em forma de barco no rio Sena. Restos das primeiras construções ali já levantadas podem ser encontrados na cripta arqueológica da catedral de Notre-Dame.
A Île de la Cité em Paris abrange regiões onde ficam grandes atrações turísticas a quem visita Paris com este propósito. Além da Île St-Louis que eu falei no post passado que fica por trás da Notre-Dame, a própria catedral é parte da Île de la Cité, assim como o Palácio da Justiça e a Sainte-Chapelle, que é hoje aclamada como uma das maiores obras de arte do mundo ocidental devido a intensa luz vinda dos seus maravilhosos vitrais.
Palais de Justice
Já o Palais de Justice é nada mais nada menos que o esplêndido conjunto de edifícios que fazem os tribunais de Paris. Desde a época dos romanos, esta construção era a residência do governador e já foi sede do poder real. Hoje representa o grande legado de Napoleão, o sistema judiciário francês.

Prefeitura de Paris
E falando nisso, é também na Île de la Cité que fica a Mairie ou a Prefeitura de Paris, um prédio enorme com o grande lema da Revolução Francesa "Liberté, Egalité, Fraternité" (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) de autoria de Jean-Jacques Rousseau; Revolução essa que foi o grande acontecimento que marcou o início da Era Contemporânea, aboliu a escravidão e proclamou a frase como princípio universal.
A Prefeitura fica entre as estações de metrô Hôtel de Ville e Pont Marie, mas a Châtelet e Cité também servem. Desta vez que estava quase feito uma nativa (cof cof) andando pra cima e pra baixo de metrô, foi hiper legal sair lá de baixo do metrô e dar de cara com o Arco do Triunfo, por exemplo, com a Prefeitura de Paris saindo da Rue de Rivoli com uma baita pista de patinação no gelo armada pra fazer a diversão do inverno. Demais. A Prefeitura de Paris é na verdade o Hôtel de Ville, é uma reconstrução do século 19 fantástica que eu deixo as fotos falarem por si.
Muito demais.
Tudo ainda parte da Île de la Cité. A Ilha é uma atração completa. Se estiver em Paris e não souber o que fazer, já sabe! Além de tudo isso, ainda tem museus fascinantes como o Musée Picasso, Museu de Arte e História do Judaísmo, o Museu de Victor Hugo grande autor de "Os Miseráveis", a Praça da Bastilha onde se deu o estopim da Revolução Francesa, a Île St-Louis que eu falei no post passado e tudo que eu já mencionei aqui, além de vários lugares que eu obviamente não conheço e não posso recomendar, e naturalmente lindas paisagens e pontes enormes cruzando o Sena onde cada passo aparece um lindo cenário novo.
Paris é apaixonante para andar. Cada rua, cada esquina virada tem um pedaço da história que marcou o mundo. Claro, pra quem gosta de história como eu, só isso sozinho é apaixonante, razão suficiente para se apaixonar pela encantadora Paris. E a Île de la Cité está no topo de áreas a andar e explorar na cidade. 

Marcadores: , , , ,