Île St-Louis

Estou longe de ser uma expert em Paris e suas ruas, áreas e regiões. Mas mesmo sem querer, depois de ir algumas vezes a cidade luz, voce termina aprendendo alguma coisa e não é mais turista de primeira viagem indo aos mesmos pontos que todo mundo. Não que os mesmos pontos sejam ruins, eu por mim iria em tudo de novo sempre, mas terminam aparecendo áreas que voce antes não conhecia e percebe que são pouco exploradas pelos turistas e voce vai conhecendo cada vez mais e mais da capital francesa.
Île St-Louis é uma delas.
Andando para trás da Catedral de Notre Dame, passando a ponte St-Louis, da Île de la Cité, estamos em Île St-Louis, uma área calma com ruas calmas e ancoradouros na beira do rio Sena. Acho que essa região é um perfeito exemplo para sentir a verdadeira atmosfera parisiense. Um pouco menos alvoroçado do que regiões próximas a Torre Eiffel e Louvre, andar pela Île St-Louis é sentir Paris.
Vindo pela Quai de Bourbon, estavamos em Île St-Louis propriamente dita, com cafes e restaurantes típicos e até luxuosos. Continuamos andando pela Rue Saint-Louis en L'île, e que graça... ruas estreitinhas, calmas e com lojinhas pequenas mas super charmosinhas. Aquela rua é a principal atração turistica do pedaço. As lojas iam de chocolaterias fofíssimas, vintage, até sorveterias lindas, mas ok, no inverno não dá pra se deliciar tanto. Mas todos os cafes, restaurantes, creperias com portinhas no meio da rua eram sem dúvida um encanto. Além de prédios residenciais também muito simpáticos.
Um destaque especial para a Biscuitier e Sucrecuitier La Cure Gourmande! A começar pelo estabelecimento em si, que coisa mais fofíssima! E os doces, chocolates, caramelos, nossa, as atendentes tambem muito simpaticas oferecendo muitas delicias para experimentar, tantas opções de guloseimas, não poderia sair dali de mãos abanando. E foi o meu favorito, recomendo muito.
A história desse bairro (digamos assim) tambem é muito interessante. Pra variar ne! Quero que voce me diga o que não é interessante ali! Bom, quase tudo na Île foi construído no século 17, em estilo clássico. Há uma igreja, que terminou de ser construída em 1726 e é em estilo barroco, decorada com mármore dourado. A "ilha" tem este nome obviamente em homenagem a Luis IX, rei da França do século 13, e desde a Revolução Francesa ficou conhecida como a ilha da fraternidade, e antes era até conhecida como "ilha dos palácios" devido ao enorme número de mansões que se situam ali. A ilha é conectada ao resto de Paris por pontes e barcos que fazem o percurso pelo rio. Antigamente, a ilha era usada para armazenar madeira. Hoje é um oasis em pleno coração de Paris. Não tem estação de metro e apenas duas paradas de onibus. A melhor maneira de chegar ali e andar por ali é a pé mesmo.
Passamos uma tarde andando por Île St-Louis e que maravilhosa surpresa encontramos. Merecia um post nesse blog.

Marcadores: , ,