post espontaneo

Boa noiteeee!!!! To muuuuuito feliz que to em casa a noite e amanhã não tenho que trabalhar, afinal é sabado, e esse fim de semana é o meu descanso, o descanso dos justos. Essa semana foi uma das mais puxadas EVERR e eu tenho chegado em casa tarde da noite. Pobre Juca, pelo menos um amigo agora está vindo andar com ele durante o dia e eu fico menos preocupada.

Quando eu trabalhava aqui perto de casa era uma tranquilidade vir em casa na hora do almoço por roupa pra lavar, andar com Juca ou trocar o sapato que tava me apertando. Agora eu passo o dia inteiro longe e apesar de Juca estar há 9 anos comigo e estar acostumado ao esquema desde lá em Recife, penso no que ele fica fazendo durante o dia aqui. Até deixei a camera do laptop da sala ligado uns dias filmando, e assisti depois. O bichinho fica no sofá dormindo de todos os jeitos possíveis, brinca com o osso, olha Juca é uma benção, não tem cachorro melhor. Nunca faz xixi nem coco em casa, acho que eu fiz um bom trabalho na educação dele. E agora com um amigo vindo aqui dar uma volta com ele durante o dia pra Juca é pefeito porque ele fica feliz com qualquer coisa.

Sei lá ne, uma coisa é voce morar com um cachorro no Brasil, outra coisa é voce vir morar na Suiça e aprender uma regra nova a cada dia. Sabia que cachorro aqui paga imposto? Pois é. Qualquer dia escrevo sobre o danado. Descobri esse ano e tive que pagar o do ano passado atrasado e pagarei todo ano. Afinal, eu não poderia mesmo achar que aqueles lixinhos de cachorro e os saquinhos de coco em cada esquina seriam de graça, neam!

Ai ai, vivendo e aprendendo. Sempre. A cada dia. E só assim pra gente dar valor as coisas. Outro dia fui jantar na casa de um amigo brasileiro com outros estrangeiros e quando vi feijão nos acompanhamentos, não consegui disfarçar minha alegria. Minha nossa senhoraaa!!! Que saudade de comer feijão toda semana. No Brasil eu nem dava valor, agora pra mim vale ouro. Outra coisa também, eu todo o tempo que morei em Recife e em Natal nunca fui fã de forró. No final dos anos 90, ainda curti Mastruz com Leite, Limão com Mel, mas depois que o negócio ficou desafinado e baixaria demais, eu desisti. Meus amigos lá sempre iam a shows de forró, vaquejada e essas coisas, e eu posso contar nos dedos as vezes que fui. Aí teve show de Aviões do Forró em Zurique esse mês e adivinha quem estava lá?

EU!
Oxe, quem mais dançou ali fui eu!

HaHaHaHaHa!!! pode rir, pode rir.... Dancei até o pé doer e não sabia que gostava tanto de uma festa a la brasileira. Que saudade, Deus, que saudade..

Me animei toda pro próximo show que vai ter que é Revelação (pffff olhe eu indo a show de pagode!!! HAhahahahahah!!!!!!) mas não vou não porque é no meio da Páscoa e eu to me coçando pra fazer minha primeira viagem solo de 2012!

Olha, sei não, viajar é muito bom. Viajar acompanhada é muito bom. Acabei de voltar de Estocolmo com uma amiga e nos divertimos horrores. Tenho muito que escrever aqui e tenho ótimas lembranças também do fim de semana passado. Foi ótimo, andamos que só, conhecemos lá a capital da Suécia, batemos perna, curtimos bares, conversamos a beça, mas eu confesso, depois de ter descoberto a mágica de viajar só, de explorar sob minha conta e risco uma cidade que eu escolhi, buscar no mapa onde quero ir, pedir informações e ficar lá com meus botões turistando, pensando, refletindo, lendo, tirando foto, é um sentimento que eu não quero perder. Portanto to aqui futucando a próxima muito em breve ida a mais outros buracos do leste europeu, continuando minha exploração da antiga Iugoslávia- Macedonia e Albania. Calma, calma, to ajeitando ainda. Depois de ter conhecido a Sérvia e a Bósnia, quero continuar essa "pesquisa", antes de começar a explorar terras novas. Porque várias novas ideias e planos estão aí, a Escandinávia que há 1 ano atrás era estranha pra mim está aí na palma da minha mão, e a região do lado que eu tenho muita vontade de conhecer - Letonia, Lituania e finalmente Bielorussia e Russia - estão só rondando por aqui.

O trabalho em Zurique tá puxado pra caramba. Desde a promoção, muita novidade, novo time, novas responsabilidades e novas cobranças tambem. Nao reclamo, pode chicotear que é ali que eu me esgoto mas me renovo também. De "presente" pela promoção ganhei um Macbook novinho da empresa e um bonus, e me dei conta do horror que me é descontado de taxa/imposto todo mês do meu salário. Ô Suicinha. Como se não bastasse o dia a dia com uns 30 francos por um cheeseburguer em Zurique no almoço ou 10 francos por uma mini lasanha por exemplo, mais coisas me aparecem pra eu não esquecer como viver aqui é caro. Literalmente tudo tem um preço.

Suiça é Suiça ne. Depois que fiquei sabendo que a maioria dos suiços votou contra aumentar o tempo de férias por ano de 5 para 7 semanas, não me surpreendo mais com nada nesse país. Até retuitei no Twitter o post da Ana no blog dela o post que ela escreveu sobre isso, e é muito interessante. Ora, imagine se no Brasil o povo tivesse o direito de escolher aumentar o seu tempo de férias por ano. Aqui o povo tem e votou contra. Em suma, eles são extremamente racionais e a razão de não quererem é que a longo prazo isso afetaria a economia do país. OH MA GOD! Amo e odeio viver aqui ao mesmo tempo. Agora voce entende, não entende?

Nao quero me alongar nesse assunto. Ja discuti demais demais demais com todo mundo sobre isso e minha cabeça agora ta cansada pra falar sobre isso. Outra que aconteceu por aqui e que eu adicionei à série "Só na Suiça" foi semana passada na academia. O diretor da academia chegou pouco antes da aula de zumba começar anunciar que ia fazer uma filmagem rápida na aula da semana seguinte e tirar umas fotos pra por no site pra divulgar ne a aula de zumba, e que se tivesse alguém contra, se pronunciasse ou estivesse avisada caso não quisesse aparecer na filmagem. Tipo.... sério. Se fosse no Brasil, nego chegava filmando no meio da aula, queria nem saber. É ou não é?

Outra ainda. Aqui em casa tem o aquecedor. Em cada cômodo da casa tem um. Na sala, no banheiro, nos dois quartos e na cozinha. É daqueles aquecedores antigos que passa água, e tem uma central no porão do prédio, não sei direito não como é que funciona. Sei que no final do inverno mais ou menos, chega a conta da calefação pra gente pagar. Só que no aluguel que eu pago todo mês, já pago 200 francos a mais como custo médio do prédio para água fria, parte da água quente e parte da energia e parte da calefação. Aí o que que me acontece? Recebo uma carta da imobiliária dizendo que no ano de 2010/2011, ou seja, inverno passado, meu consumo de calefação foi não sei quantos por cento abaixo da média do prédio (do valor que eu pago, aqueles 200 francos por mes) e pelas contas deles lá - me mandaram não sei quantas folhas explicando os cálculos, médias por mês, etc etc etc e tal - concluiram que no total eu paguei 100 e tantos francos a mais que todo mundo, e por conta disso, eles iam me devolver o dinheiro e queriam minha conta pra depositar o dinheiro pra mim. Tipo.......... sério? Meu, só aqui ne. Onde isso mais acontece? Alguém me diz.

Da mesma forma, eu tinha o cartão da meia tarifa pra andar de trem aqui na Suiça. Quando mudei de emprego e minha empresa me deu o GA (General Abonnement) que é o passe livre pra andar em qualquer trem na Suiça, fui lá no guichê na estação pra fazer o registro do GA, aí a mulher viu que eu tinha o meia tarifa e que ainda era válido por uns 6 meses. Sabe o que que ela fez? Me deu o dinheiro de volta equivalente aos seis meses que eu não ia usar, que EU JÁ TINHA PAGO da anuidade, porque o GA ia cobrir já. Tipo..... amo esse país.

Em contrapartida, odeio ter que ter uma receita médica pra comprar remédio pra uma simples dor de cabeça na farmácia. Trago tudo do Brasil. Um colega levou uma multa outro dia de 100 francos porque atravessou a rua fora da faixa de pedestres e quando o sinal de pedestres estava vermelho!!! Outro porque estava andando de bicicleta na calçada e tem que andar na pista de bicicleta. Essas coisas também certinhas demais às vezes são um pé no saco, mas já que é pra ser certo e organizado, tem que ser por completo.

Nossa, são tantas histórias que normalmente nem me dou conta. Quando me pego pensando como agora é que vejo como tem coisa pra contar aqui da vida por aqui que não é assim tão comum.

Que mais? Hm... a primavera finalmente chegou e chegou mesmo. Tempo esquentou e deu fim a estação de fondue e engordação. Até o horário de verão começou e agora é sol até cada vez mais tarde. Adeus inverno! Uma fotinho ainda de quando tava frio:
Não. Não tenho saudade desses casacos.
Isso foi em Friburgo. O ponto de encontro agora do pessoal do meu antigo trabalho que eu mantive contato. Lá sempre tá mais frio que em Berna. E é tão engraçado como lá é diferente da parte alemã, de Zurique por exemplo. No mesmo país, línguas diferentes e quem é de lá vive isolado de Zurique e quem é de Zurique nunca vai a parte francesa da Suiça. Eu não poderia morar no lugar mais neutro entre uma cidade e outra no país mais neutro do mundo.

E já que esse post tá assim espontâneo, sem assunto nenhum e sobre tantas coisas, o que é isso gente esse video "Para nossa alegria" ? Só eu morro de rir com isso? Gente!! Kkkkkkkkkkk! Esse menino é a cara do Cirilo, como pode!!! Hahahahahaha.... mostrei pra um amigo suiço aqui e óbvio ele não morreu de rir como eu. Oh well.

Ó, vou ali procurar alguma coisa pra comer que eu só fiz almoçar hoje ta.

Marcadores: , ,