Da Macedônia para a Albânia de ônibus (e com aventura)

Hoje que eu sentei aqui com tempo e disposição pra escrever no blog, a internet aqui de casa tá frescando... mas enquanto ela tá durando, vamos lá ver se esse post sai.

A ida pra Albânia!

Tipo, voce sabe onde fica a Albânia?
Albania em vermelho
A Albânia fica no sul do leste europeu, faz fronteira com a Grécia, os países da antiga Iugoslávia e é banhado pelo mar adriático. Ok, legal mas.... Por que ir lá?

Bom, aí já são outros 500.

Não conheço ninguém da Albânia, nem que já foi a Albânia. Mas sendo como sou, nos meus dias de férias de Páscoa quando resolvi conhecer Skopje, na Macedônia, comecei a pensar em esticar a viagem até a Albânia, já que em Skopje não teria tanta coisa assim pra fazer pra ocupar todos os dias que eu tinha livre pra viajar.

Pensei até em viajar pela Macedônia mesmo e conhecer mais alguma coisa de lá, mas devido a falta de informação turística, resolvi me resumir a Skopje mesmo.

Bem, ok, é até meio contraditório dizer isso, porque ir a Albania não é a coisa mais fácil do mundo, e a falta de informação também era muita. Ir da Macedônia para Albania então, vixe, nem te conto...

Bom, eu conto sim! Primeiro que não tem vôo que faz Skopje-Tirana. Tirana é a capital da Albânia. Pra ir de avião de uma pra outra tem que parar em Viena, na Austria, então não vale a pena. Fui procurar então informação de como ir de trem.... pfffffff pior ainda. Trens ali são muito antigos, precários, lentos, sem horário fixo e perigoso. Então, terceira opção: ônibus. E se essa não desse certo eu ia pedir carona ne! Hahahahaha! Bem, mas antes que eu conte parecendo que foi tudo fácil, deixe eu dizer antes que eu quando estava vendo como ir de Skopje para Tirana já havia comprado a passagem de avião: Zurique - Skopje e Tirana - Zurique. Ou seja, meu vôo de volta pra Suiça sairia da Albania. Eu TINHA que arrumar um jeito de ir de Skopje pra Tirana.

É, assim, só pra ficar mais emocionante.

Site de empresa de ônibus não tinha. Tinha uns mochileiros de não sei quantos meses atrás dando dica de como ir de não sei onde pra Tirana em sites de viagens internacionais, mas nada que me ajudasse muito. Passando os dias, a data da viagem se aproximando e eu já começando a ficar preocupada sem saber como iria de uma cidade pra outra, tive a brilhante (e tão simples) ideia de entrar em contato com o hotel que tinha reservado tanto em Skopje, quanto em Tirana. Ah, isso sem contar que pra reservar o hotel não é como na Europa central que há um milhão de opções no booking.com e os hoteis têm fotos super bacanas e tal. Nada disso. A aventura aqui era séria!

A equipe do hotel que fiquei em Skopje me ajudou demais. Já comentei nesse post como o povo é receptivo e pronto pra ajudar na Macedônia. E foram eles que me ajudaram a terminar de montar esse quebra cabeça da história do onibus para a Albania. A história é a seguinte: tem ônibus, tem! Mas os ônibus não têm horário fixo e em Tirana não tem estação de ônibus central!

Bilhete de ônibus Skopje-Tirana, em macedônio
Oh ceus! Como eu ia comprar o bilhete? Quando sai o ônibus? E chega aonde em Tirana? Como faço pra chegar no hotel? Quanto tempo dura a viagem? Tantas e tantas perguntas, comecei a ficar preocupada se eu não tinha exagerado a dose de aventura e comecei a olhar quando custava pra trocar a passagem de avião de volta pra Suiça. Mas não! Eu sou valente. Não desisti. Confiei nas informações meio incertas do pessoal do hotel na Macedônia e fui-me!

No primeiro dia do passeio em Skopje com os locais, meu primeiro pedido foi que me levassem a estação de ônibus pra me informar sobre o ônibus para a Albania. Primeiro que a mulher vendendo bilhete não falava inglês. Se eu tivesse sozinha, tava lascada. O motorista do passeio que resolveu pra mim. Comprei o bilhete de ônibus que saía no dia seguinte as 6 da manhã.

O tempo de viagem era incerto. Ela dizia 3, 4 horas. O motorista dizia 6 horas. Ok. No dia de pegar o ônibus, reservei um taxi no hotel pra me buscar as 5:30 no hotel pra me levar pra estação. O onibus saía as 6 horas! Deu 5:45, o dia amanhecendo e taxi nenhum aparecia pra me levar. O recepcionista do hotel de madrugada não falava inglês. Fui pro meio da rua desesperada rezando pra aparecer um taxi e finalmente apareceu um! Sorte que a estação era perto. Em 10 minutos cheguei, e ok que lá não é Suiça mas o onibus saiu as 6 em ponto!
Ônibus Skopje-Tirana
O meu assento no ônibus era o primeiro na primeira fila, sabe como é? Só que o motorista tinha as coisas dele nas 4 cadeiras da frente e reclamou quando eu afastei pra eu sentar. Ora, meu assento era ali, eu ia fazer o que? Ele não falava ingles e eu não falo macedônio, imagine. Ele chamou um passageiro que falava inglês pra traduzir e na verdade ele tava dizendo que as cadeiras da frente eram reservadas pro motorista e pro ajudante que ele ia pegar daqui a pouco, que eu arrumasse outro lugar pra sentar.... imagine a minha cara. Bem, eu falei pro cara pra traduzir pra ele que eu tinha comprado a passagem e lá tinha esse assento, portanto eu não ia sair e sentar no lugar de outra pessoa porque se outra pessoa chegasse e tivesse reservada a cadeira que eu estivesse sentada eu teria que sair e tipo, eu não ia ficar pulando de cadeira em cadeira, quando eu tinha uma reservada pra mim. Se ele não quisesse ninguem ali, tivesse falado com a empresa pra não vender bilhete naquela cadeira, oras. E fiquei la sentada na minha. Hm, digamos que ele não virou meu amigo.
Estrada para a Albânia
O dia começou a amanhecer e volta e meia o motorista me dava umas olhadas matantes com odio porque eu estava no lugar "dele". Daqui a pouco ele pára o onibus, sobe o ajudante dele que contava bilhete e conversava com ele na frente e ele também não falava inglês mas falava alemão! Lá vem também dizer que o assento tava reservado pra eles. Eu nem me estressei. Fiquei lá sentadinha.

Tirando isso, e sem saber quanto tempo eu ficaria ali sentada até chegar em Tirana, a viagem foi ótima. Uma paisagem linda, mesmo morta de sono tendo dormido pouco, não preguei os olhos e fui acompanhando cada pedaço da estrada. Ora, eu estava na Macedonia! Indo para a Albania! Quando eu iria viver isso de novo?

Cruzamos a fronteira, carimbaram meu passaporte e a melhor coisa que eu fiz foi ignorar o motorista, seu ajudante e seus olhares pra cima de mim, porque assim curti meu passeio numa boa. Bom, em parte.

Na metade da viagem, isto é, depois de 4 horas de viagem, paramos na estrada num restaurante lá pro pessoal ir ao banheiro e tudo, e o motorista querido resolve colocar o ônibus pra lavar! Onde já se viu....

Ok, ficamos nós passageiros (não eram muitos), todos do lado de fora do restaurante olhando lá o onibus ser lavado esperando a hora de voltar lá pra dentro e continuar a viagem. Só que... quando o onibus tava lá limpinho por fora...... ELE NÃO LIGAVA MAIS!!!! Começou a sair gente do restaurante pra empurrar o onibus, gente não sei de onde, sei que era um monte de homem empurrando o onibus enorme e o onibus sem querer pegar.

Olhe, não sei nem descrever minha raiva desse motorista que resolver lavar o onibus no meio da viagem pra depois o bicho não pegar mais........

Talvez minha cara aí nessa foto de uma ideia...

Bom, mas faz parte. Eu sabia que era parte da viagem e uma hora tudo ia ficar bem. Assim como me estressei no Sri Lanka, sei que quem viaja tá propício a qualquer coisa, então mantive a calma, e fiquei vendo o rumo que a coisa ia tomar.

Depois de uns 20 minutos, finalmente o onibus pegou, todo mundo voltou pros seus lugares, o motorista ainda sem ir com a minha cara, voltamos a pegar a estrada, e eu nem sabia a que horas chegaria em Tirana e nem onde ia parar lá, já que não tinha estação central.

Ah, quando chegasse lá eu descobriria. O melhor que eu podia fazer ali era aproveitar a viagem, aproveitar que eu tava na primeira cadeira com toda a vista da janelona do motorista, mesmo sem ele gostar, e tirar muitas e muitas fotos.
Comi frutas, escutei música, observei a estrada, as casas, as pessoas nos vilarejos, tudo tão diferente, eu estava tão distante de tudo que conheço. Nunca tinha estado naquelas bandas. A região lembra a Grécia e a Sérvia. A estrada não é ruim, e o motorista podia ter tomado mais cuidado nas curvas. Mas bem, o que importa é que DEPOIS DE OITO HORAS E MEIA eu cheguei na praça principal em Tirana, e o motorista e seu ajudante não me disseram uma palavra de ajuda, pra onde ir, nada!

Peguei minha mala, sem saber se estava perto ou longe do centro, do hotel, nem nada, encontrei um taxi, mostrei o endereço do hotel e ..... em dois minutos cheguei.

Eu disse que no final dava tudo certo.
Eu estava na Albânia!

Marcadores: , , , , ,