Brasil no exterior

Sair do Brasil pra morar no exterior seja por qual for a razão é no mínimo uma aventura que merece atenção. Quando eu saí do Brasil há 3 anos atrás pra vir trabalhar na Suiça, eu escrevia esse blog só pra manter contato com minha família e amigos e compartilhar um pouco da minha vida aqui. Não sabia que ia encontrar tantos outros blogs legais e aprender tanto com experiências de outras pessoas que também deixaram o Brasil pra viver no exterior.

Encontrar, conhecer brasileiros fora do Brasil é diferente. Existe no mínimo uma coisa em comum que foi ter saído de lá, e a partir daí cada um tem uma história. Eu fico fascinada em escutar cada uma. Saber o que fez a pessoa sair seja lá de onde pra vir bater aqui.

E aí sua vida continua longe do Brasil e ao longo dela voce continua eventualmente sendo lembrado de onde voce vem, voce escuta uma música no seu idioma que toca aonde voce esta, voce escuta alguém falando Português na rua, voce reconhece as expressões brasileiras de alguém que vê passar, sei lá, são tantas as situações que é até difícil enumerá-las. Mas que eu tenho certeza que quem mora longe do Brasil sente o mesmo.

Aqui na Suiça, e pra falar a verdade na maioria dos lugares que já visitei nesse monte de viagem que já fiz, o Brasil é sempre muito querido. Quando voce diz que é do Brasil, sempre aparece alguém pra contar alguma experiência, que na maioria das vezes é positiva.

Caipirinha, Havaianas, Ronaldo, Paulo Coelho, Foz do Iguaçu, Bossa Nova, Airton Senna. Quero ver voce falar sobre algum desses assuntos sem arrancar olhares satisfeitos e indagações.

Festas, ninguém sabe fazer melhor. Tá pra aparecer um tema mais chamativo e atraente do que BRASIL em festa. Junte 4 pessoas, cada um com um instrumento, e vá pra rua com uma camisa verde e amarela fazendo uma batucada é suficiente pra atrair olhares interessados. O Brasil é curioso, é interessante, é alto astral. Diante de tanta injustiça, corrupção e miséria que ainda amedrontam o futuro do nosso país, tem muita coisa boa pra se aproveitar.

É verdade que nem tudo é maravilha e muitas vezes nós expatriadas precisamos nos provar do que somos capazes, porque não é óbvio. E só a gente sabe como o dia a dia é difícil! Mas eu prefiro acreditar no que já me foi dito, e nossa capacidade cultural e intercultural é enorme e é um grande fator determinante nos nossos objetivos por aqui. Porque ne, não é fácil. O idioma não é fácil, a distância não é fácil, a frieza das pessoas, às vezes tudo parece acentuar as diferenças e tem dias que as dificuldades são tão gritantes que a gente esquece por um tempo dos tantos pontos positivos.


No meu 3o ano aqui, ainda passo por muitas dificuldades e esse blog cansou de ouvir meus mimimis. Mas eu prefiro fazer jus ao que o Brasil tem de bom, manter o bom humor, o alto astral, a cabeça levantada, enxergar o lado bom das coisas e manter na lembrança sempre do que eu já venci e do que eu já conquistei pra chegar até aqui. E olha, essa força de vontade também é uma característica muito bem apreciada sendo brasileira. Brasil não é só festa, boa vida e praia. Brasil é luta, é superação, é fé. E eu acho que quem tá do outro lado do oceano tem mais é que se aproveitar disso e continuar dando bom exemplo.

Mais histórias estão aí espalhadas na internet. Aqui do lado tem uma lista de blogs de muitas que também deixaram o Brasil por algum motivo, cada uma com uma história pra contar. Além de muitas comunidades virtuais e reais, como mundo pequenoexpatriados e tantas outras. Uma verdadeira fonte de riquezas e experiências.

Esse é o Brasil longe do Brasil, que obviamente não é a mesma coisa, mas ajuda de alguma forma a manter o melhor da brasilianidade na gente, e ver que não estamos só no mundo.

Marcadores: , , ,