Kiev

Próximo post esse que quase não sai hein. Pois então, lembram de Kiev? Vou fazer um esforço aqui pra me lembrar da viagem. Eu tinha a impressão que Kiev era uma cidade morgada, cinza, triste e ainda no clima soviético de ser. Ignorância minha. As marcas soviéticas ainda estão bem presentes, por onde andávamos, a Yuliya comentava alguma coisa que aconteceu ali e acolá na época do império soviético, mas andar por Kiev hoje é além de uma viagem ao passado.
Talvez tenha sido porque era época da Eurocopa! Mas ne, os socialistas devem se revirar no túmulo, porque o capitalismo tomou conta das ruas, e a vibração se sente de longe. Gente andando nas ruas vestindo a última moda, acessórios de marcas e lojas famosas, o centro de Kiev não é diferente das grandes cidades europeias. Os bares, a noite e os restaurantes fervem de gente, e apesar de eu não entender uma palavra do que diziam, dava pra sentir que estavam empolgados e felizes.
Tudo parece ser muito normal em Kiev, e se o roteiro se limitar ao centro "moderno" dá até pra esquecer que estamos no extremo leste europeu. Porem, se voce como eu se interessar muito por história e quiser conhecer o que a Ucrânia tem pra contar, uma volta no centro de Kiev é sem igual...
Claro que conhecer Kiev e pedaços da história da Ucrânia com os locais fez a viagem ainda mais especial. Foi uma experiência inesquecível. Com muita sorte, a Yuliya e principalmente o irmão se satisfaziam em contar a história do país deles pra mim e pro Alain, o outro colega suiço que foi com a gente. Mas Kiev é popular o suficiente para explorar sozinho com um guia debaixo do braço, na coragem, num ônibus de turismo ou a pé.
Kiev carrega uma fama de ter sido muito importante no passado. A história turbulenta a deixa muito mais interessante, pelo menos pra mim. Marcada fisicamente pelo catolicismo ortodoxo, a religião exerce uma extrema importância na essência da sua cultura. Igrejas de séculos e séculos atrás exóticas de cúpulas aceboladas douradas são a marca que se vê no cartão postal. Desde antes do ano 1000, há rastros de tal religão por ali.
Os conflitos entre a Ucrânia com a Polônia e a Rússia são outra marca clara da história que se vê em Kiev. A luta e o custo pela independência, o domínio russo incessante, revoluções e mais revoluções, Kiev mudou de domínio mais de 18 vezes de 1917 a 1921, por exemplo, só pra voce ter uma ideia do desgaste. Famine, genocídio, nazismo, a história pela liberdade é pesada, triste e muito sofrida.
Quem anda por ali mal pode acreditar que o lugar e o povo possa ter sofrido tanto. Como se a natureza não achasse o bastante, Kiev ainda foi vítima de um acidente nuclear, o desastre de Chernobyl de 1986, onde eu queria até ter ido lá visitar o local que deve ter parado no tempo, mas terminei acatando o conselho da Yuliya que não é legal, não é bonito, e não é essa imagem que a Ucrânia quer que os turistas tenham de lá. Além do que, o outro colegal suiço estava com medo que ainda pudesse haver algum rastro de nuvem contaminada...

A calamidade era total. Mas com o colapso da União Soviética, a Ucrânia finalmente conseguiu declarar independência em 1991 e Kiev aos poucos passou a mudar de cara. Prosperou, se desenvolveu, recebeu ajuda de vários países e hoje tá aí, bela e lutando pra sobreviver como todo mundo.
É verdade que a crise econômica por ali não é nada de se ignorar, mas os ucranianos não abrem mão de viver com estilo. Estão sempre bem vestidos, bem apresentáveis, frequentam bons lugares, têm bom gosto. A impressão foi muito positiva.
Sem falar da cultura que tem uma riqueza fenomenal. De ovos de páscoa decorados e pintados a mão a bonequinhas de artesanato tradicionais (Babushkas) e comidas maravilhosas, eu tiro o chapeu pra cultura daquele lugar. A Yuliya fez questão de nos mostrar e nos apresentar quase tudo. Tomei sopa Borsch com pampushka até dizer chega, adorei varenyky e as vodkas fazem jus à sua fama. Além do que, comer um frango Kiev em Kiev é demais ne!
Até uma mera estação de metrô perdida em Kiev tinha seu charme.
Estação do metrô
Estação do metrô
Conhecer Kiev foi uma incrível surpresa. Definitivamente imperdível pra quem se interessa por aquelas bandas. Se puder arrumar um "guia" local como eu então, melhor ainda!

Marcadores: , , ,