Dias de grávida

Quem disse que a gravidez é um período lindo, mágico, único e maravilhoso está certo. Mas tá errado.

Não tem como negar que sim é lindo o fato de ter um ser se formando dentro de voce, é mágico descobrir cada desenvolvimento de cada semana, único ver o bebe na ultrasom e maravilhoso saber que voce é a genitora de não mais uma, mas a vida mais importante no mundo a partir de então.

Mas olha, vou te contar. Eu não sabia da missa um terço. Só Deus sabe se vou engravidar de novo um dia, mas eu vou me lembrar dessa minha "primeira" gravidez como nada nesse mundo.

Ok que cada grávida é diferente, mas eu me lembro de tudo. A começar pelos enjôos que não eram só de manhã, e continuavam o desconforto com a má ou lenta digestão ao longo do dia. Me lembro de estar no ônibus indo pro trabalho de manhã cedo, no primeiro trimestre ainda, quando quase ninguém sabia da gravidez e minha barriga nem aparecia, não podia olhar pra baixo que me dava vontade de vomitar. Me lembro de descer uma parada seguinte só pra tomar um ar fresco, melhorar do enjoo e pegar o próximo ônibus.

Lembro também de uma vez no verão quando peguei um tram e sentei atrás de uma senhora tão perfumada mas tão perfumada que não aguentei. Levantei e sentei em outro lugar, e nem adiantou. Pra mim o perfume dela estava tão forte que impregnou o tram inteiro. Fiquei logo tonta e com dor de cabeça.

E o sono? Minha nossa... lembro de dias e dias, ora dias, semanas indo e voltando do trabalho pra casa e não fazer absolutamente nada mais, só dormir. Minha casa só tinha itens indispensáveis como comida de Juca, água, papel higiênico... eu não tinha tempo de ir no mercado, tinha que dormir 12 horas por dia.

A mudança de humor também me acompanhou por um bom tempo, aliás de vez em quando ela dá um olá por aqui. Não fazia ideia que esses hormônios pudessem me afetar tanto e ter tanto controle da minha pessoa. Eu podia morrer de rir numa hora e 10 minutos depois tá morrendo de chorar com saudade do meu pai ou coisa do tipo. Pobre do Eric que aguentou tudo de perto.

Mas ele tambem teve sua contribuição e claro, também tem muitas recompensas. Me ajudou imenso na minha crise dos rins no auge das 20 semanas quando fiquei 2 semanas sem trabalhar. Não contei aqui, mas foi uma dor quase que insuportável. Não havia nada que eu fizesse que passasse a dor a não ser passar o tempo pro útero crescer e mudar de lugar e parar de fazer pressão no meu rim direito e deixar o pobre funcionar direito, e, claro, melhorar minha dor. O ciclo da crise durou 13 dias e foi um dos períodos mais difíceis da minha vida. Não conseguia dormir, não achava posição pra ficar, tudo doía. Como pode um bebe me causar tanta coisa? Minhas horas do dia se resumiam em quando eu não estava no hospital, em tentar arrumar uma posição pra dormir, ficar na banheira aliviando a dor, ou com o Eric fazendo massagem aonde doía. Nossa, ai sim foi dificil.

Mas passou. Nessa mesma época da crise, como se fosse um presente pra compensar todo o aperreio, comecei a sentir bebe mexer e poucos dias depois na consulta ficamos sabendo que era um menino.

Passou a crise nos rins, tudo azul. Não havia nada que me fizesse ficar triste mais. Eu estava livre de novo, podia voltar ao trabalho, andar na rua. Começaram sim aí aos poucos as dores nas costas, os pés inchando cada vez mais e uma cãimbra chata na perna esquerda quando levanto. Pra dormir é outra novela, a barriga ta pesada pra ficar de lado, preciso de um travesseiro entre as pernas, não consigo dormir de bruços, acordo agora mais de uma vez pra ir fazer xixi durante a noite, termino acordando o Eric, e quando acordo as 7 pra ir pro trabalho parece que não dormi nada.

Falando assim, a gravidez não parece nada com o que mostram na capa das revistas e quando não se sabe como é, essa parte chata parece tão minúscula diante do milagre que está acontecendo. Mas definitivamente pra quem está passando, as vezes o que está acontecendo está longe de parecer um milagre...

Estou há 6 meses sem pintar o cabelo, sem me vestir direito, sem comer presunto, sem tomar vinho, sem beber absolutamente nada aliás. Nem fondue que tem um pouquinho de vinho branco que todos dizem que evapora o álcool quando aquece o queijo eu tenho coragem de comer. E pensar que isso não vai acabar nos próximos 3 meses quando bebe nascer. Durante o período da amamentação, também não pode nada disso e o cuidado deve ser ainda maior.

Sem falar no parto, ne. Eu inventei de assistir videos no youtube de partos pra saber como é. Minha nossa, perco o fôlego, meus olhos morrem de chorar involuntariamente, nem sabia que eu era assim tão emocional nessa questão. Ou será que é só porque é comigo? As historias que ouvi de parto... "nunca mais", "voce vai pagar todos os seus pecados", "cesarea eh melhor".... ai ai.

Falando serio, nem me lembro direito do meu antigo corpo. Olho foto minha de antes sem barriga e parece que minha vida já se dividiu em antes e depois, sabe como é. Olho a foto e penso "ah ai era eu antes". Naturalmente.

Bom, mas continuando nas mudanças. Estão longe de serem só físicas e emocionais. As prioridades no meu orçamento já mudaram sem eu perceber. Outro dia me vi em pé na loja olhando uma bolsa da Mulberry lindérrima que eu estava louca pra comprar e saí da loja de mão abanando. Em outra época, claro que eu teria comprado. Agora minha prioridade é economizar dinheiro pro menininho que está aqui pra nascer. Ótimo que eu ganhei muita coisa, mas enxoval, roupas, plano de saúde, e todos os cuidados exigem dinheiro. E ne, o meu não nasce em árvore.

Repensar em tudo. Licença maternidade, férias, depois da licença, creche? Redução da carga de trabalho? Assuntos que antes passavam batido pra mim. Agora passo horas conversando com o Eric qual a melhor forma de criar nosso bebe, que idiomas vamos falar, que religião ele vai ter, qual o nome que vamos dar, sem falar que ficamos (eu principalmente) imaginando como ele vai ser.

Em suma, é o seguinte: minha vida virou literalmente de ponta a cabeça. Com todos os sintomas, com todos os sintomas "ruins" e "dificeis", com a aflição de pensar no parto a medida que o tempo passa, com todas as dificuldades, a grande verdade é que estamos todos muito ansiosos pro nascimento de bebe. Não achei - aliás nunca pensei - que (já) estivesse pronta pra esse acontecimento, pra "mais" esse desafio na minha vida, mas já que pelo visto eu não sei de coisa nenhuma, Deus deve achar que estou, aqui estou eu como grávida de primeira viagem encarando mais essa fase. Dando continuidade a vida.

Marcadores: , ,