Bäckeranlage

Se voce pegar o mapa da cidade de Zurique, vai ver que há várias áreas verdes delimitadas. Aqui não tem praia pro povo passear e passar o tempo, então são dezenas de parques espalhados pelos distritos da cidade e são eles os melhores lugares pra um passeio ao ar livre.

Então como já venho falando nos posts anteriores dos meus passeios com Edi, desta vez fui conhecer o Bäckeranlage. Bom, o que eu li antes de ir é que este parque é um dos oasis verdes mais bonitos da cidade e ótima área recreativa. Então sem pesquisar mais que isso, fui com Edi e Eric num domingo conhecer o tal oasis.
O parque fica no Kreis 4 (Distrito 4, aliás depois eu vou escrever sobre essa história de distritos aqui no blog pra entender melhor como funciona a organização das áreas da cidade), nas redondezas da Langstrasse e Helvetiaplatz, área conhecida por ter muitos estrangeiros, no centro da cidade. Até aí sem problemas.

Só que, chegando lá, a fama de "muitos estrangeiros" infelizmente me assustou um pouco. É normal, aqui é cidade grande, tem muitos, se vê estrangeiro por tudo quanto é canto de tudo quanto é tipo, eu faço parte dessa massa e curto essa diversidade inclusive. Mas eu não sei se era porque era domingo ou porque tava muito quente e todo mundo que mora ali perto resolveu ir pra lá, mas o parque tava tão cheio, e a diversidade cultural tava mais pra uma salada mistureba com muito molho.

O parque nem é assim tão grande, mas a fumaça de churrasco saía de várias churrasqueiras espalhadas era grande. A musica rolava altissima e destorcida na roda dos latinos. O pessoal de olho puxado que eu não sei se era tailandês falava todo mundo ao mesmo tempo. Uma roda de moças com roupas justíssimas e muita maquiagem pareciam garotas de programa. E infelizmente uma tropa de homens esquisitos que eu não descobri de onde eram, fumava e bebia mais do que deveria. A grande maioria dos estrangeiros que estava no parque parecia, sei lá, de alguma forma alterada e diferente do que eu normalmente me deparo por aqui, e olhava pra gente como se não fôssemos bem vindos ali. Sei lá, vai ver realmente tivemos azar de ir nesse dia, ou vai ver que dia de semana é mais tranquilo, mas ali alem de não ter um espaço na grama pra gente sentar, era tanta gente encarando a gente, que realmente eu não sabia o que fazer.
Mas Edi tava lá tranquilão... Depois que a gente saiu de lá, o Eric explicou que é porque ali é Langstrasse e é assim mesmo, só ele não sabia tambem que era tão gritante. Essa área é o "antigo" distrito vermelho de Zurique, embora ainda tenha muitos pontos de prostituição, boates e drogas. Área que concentra um grande numero de asilados políticos que vêm de diferentes países da África. Enfim, andando ali, não parece muito que voce tá em Zurique. Depois eu tento escrever sobre Langstrasse e Kreis 4 aqui no blog.

Nada ia me acontecer ali a luz do dia, mas não dava pra relaxar, então fomos embora logo. Uma pena porque nem pudemos aproveitar lá toda a infra estrutura legal de um parque provido pela prefeitura da cidade, como gangorra, areia pras crianças construírem castelo, mesa de ping pong, lanchonete. Ok que eu não ia brincar na gangorra ne, mas deu pra entender.

No site do parque, tem até uma programação cultural que parece ser bem interessante. Quem sabe eu deva dar uma segunda chance e tentar conhecer de novo o que parque tem pra oferecer.

Bäckeranlage
Hohlstrasse
8004 Zürich

Marcadores: , , ,