Protesto em Zurique apoiando o Brasil

Queridos, de que serve essa internet, esse Facebook e esse blog senão divulgar coisas interessantes? São milhares de pessoas se juntando à manifestação pelo Brasil inteiro, e nós aqui, expatriados que acompanhamos tudo de longe, tivemos tambem a chance de protestar. Não só nós, mas pelo mundo inteiro. A lista de cidades mundo afora com manifestações de brasileiros espalhados só cresce. Que lindo.
Protesto ontem em Zurique
Já é arrepiante escutar o hino nacional em partidas de futebol e ver a bandeira nas Olimpíadas, imagine assim, num movimento espontâneo contra tanta coisa errada que ninguém aguenta mais no nosso país. Os 20 centavos do transporte foi a gota d'água pra estourar todo mundo, e quem achou que não tinha coragem de sair às ruas pedindo melhorias, teve que rever seus conceitos.

Que lindo ver ontem Recife cheia de gente e nem era galo da madrugada. Belem, Maceió, Natal, Fortaleza, João Pessoa. Sim, porque São Paulo, Rio, Brasilia são todas já muito mostradas na globo. As cidades do nordeste eu acompanhei via Facebook mesmo. E tem coisa mais emocionante que o povo se juntar atrás de seus ideais? Eu nem preciso ficar me repetindo aqui, sou uma dessas pessoas que saiu do Brasil porque não aguentava tanta malandragem e desonestidade. Eu não furo fila, nunca atrasei uma conta, atravesso na faixa, faço tudo certo e era vista como otária porque? Que país é esse? Nao, nao... não dava pra esperar o Brasil se ajeitar, vim embora atras de uma vida melhor, mas no coração nunca abandonei meu país.

Fim da corrupção, melhora dos serviços públicos, educação, escola, transporte, PEC 37, cura gay, um milhão de ministérios supérfluos. É tanto absurdo que um cartaz bem disse que não dá pra por em um cartaz. Uma hora o povo realmente não ia aguentar mais. Me impressiona é o governo empurrando cada vez mais coisa pro povo engolir e se surpreender quando uma coisa dessas acontece. Mais cedo ou mais tarde, isso ia acontecer. Não sei se é tarde demais, mas antes tarde do que nunca.
Morando aqui na Suiça, aliás não só aqui, mas em países desenvolvidos, a gente tem uma ideia de como a coisa no Brasil poderia ser melhor. Quem tá lá e nunca saiu, talvez nem saiba direito de como pode ser. Mas eu aqui vejo transportes públicos bem cuidados, organizados, pontuais, praças públicas bem cuidadas, não vejo assaltos na rua, não vejo miséria, não vejo tanta corrupção no poder como vejo no Brasil, vejo um sistema de educação simples e que funciona, vejo um sistema de saúde que respeita o cidadão. Que sonho se no Brasil fosse assim tambem. Eu não teria tido motivos pra sair de lá.

Ontem, aqui em Zurique, os brasileiros tiveram a oportunidade de mostrar tambem sua voz. Moramos fora, mas estamos dentro. Encarando todo o preconceito, enfrentando piadas de que agora o Brasil resolveu se interessar por política. Não cabe a mim, discutir isso aqui e agora. O que me importa é que chegou a hora.
Aqui foi tudo organizado via Facebook e o protesto reuniu cerca de 700 pessoas na Helvetiaplatz. Aqui na Suiça é proibido sair na rua e fazer protesto assim quando der vontade. É preciso uma aprovação da prefeitura e eles dão opções de lugares onde podemos protestar. Muita gente queria ir protestar na frente da FIFA, que a sede fica aqui em Zurique, mas claro que não teve aval de ninguem, então como ninguem tava afim de ser preso nem levar multa, fomos pra Helvetiaplatz que foi onde a prefeitura deixou a gente ir.
Com hora pra começar e hora pra terminar. O calor deu uma melhorada depois do dia mais quente do ano, eu me enrolei na bandeira brasileira e fui com Edi. No meio de tanta gente ali querendo a mesma coisa que eu, eu só conhecia uma pessoa, que foi através dela que fiquei sabendo do protesto. Mas isso é o que menos importou. Edi era o "manifestante" mais novo da praça e eu terminei chamando um pouco de atenção, várias pessoas pediram pra tirar foto minha e de Edi, porque ne, Edi tão pequeno. Eu de licença maternidade, Edi com 2 meses. Fui mesmo assim. E nosso protesto foi bater na TV Suiça.
Me arrepiei com tanta manifestação online e no começo, apesar de ficar meio suspeita achando que isso não ia dar em nada, logo me entreguei e me juntei às causas. Eu já morei em tanto canto no Brasil e via todos os meus amigos postando os protestos nas diferentes cidades, nas suas cidades. Apesar de ver por aqui na Globo Internacional dizendo que a principal causa é os 20 centavos, quando na verdade isso foi só o começo, vejo como a tv também pode ser corrupta e influenciar os menos privilegiados.

De tão grande que os protestos se tornaram, infelizmente tambem devido a violência, os jornais daqui hoje já estamparam notícias, mas pelo menos são mais realistas que a tv globo.
Postei as principais notícias na página do blog no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Ela-%C3%A9-Americana/240853305938372

As fotos de ontem postadas em tempo real via Instagram: http://instagram.com/lsos/

Em Berna, capital suiça, conseguiram uma aprovação pra se fazer protesto lá hoje! Às 16:30, na frente da Bundeshaus. Espero, que isso de em alguma coisa boa.
E pra terminar, eu não sou contra a copa do mundo e os eventos no Brasil. Acho uma ótima oportunidade pra melhorar a imagem do Brasil no mundo e tudo mais. Só acho ruim como o povo que tá no poder se aproveita pra fazer disso mais uma maneira de manipular dinheiro, que poderia tambem ser investido em outros setores tão necessitados. Não acho que uma coisa deveria excluir a outra. E o video da estudante brasileira que mora nos EUA que já bombou a internet inteira, fala do por que ela não vai a Copa ok, mas relata bem como a presidenta é cara de pau. Dá vontade de chorar no final quando ela mente descaradamente sobre as condições do país.... Por aqui agora, estão dizendo que a copa das confederações é um teste para a copa do mundo e o Brasil não passou. Sim, isso é péssimo. Mas o governo queria o que? Que o povo ficasse quieto? Os eventos esportivos no Brasil estão finalmente servindo pra alguma coisa boa, senão o esporte.


Marcadores: , , , , ,