Sede da FIFA em Zurique

Em tempos de copa das confederações, copa do mundo e protestos no Brasil e no mundo, a Federação Internacional de Futebol, a FIFA, tem sido alvo de constantes conflitos e discussões polêmicas. Estádios de altíssimo padrão, luxo dos membros, é tanta ostentação que acentua o contraste da diferença social no Brasil, e termina revoltando todo mundo. Num país onde há ainda tanta pobreza e injustiça, levantar toda essa magnificência soa realmente meio esquisito.
Eis que a sede da tal FIFA é aqui, em Zurique, onde eu moro. Falo assim como um acaso porque nem as próprias pessoas que moram aqui sabem disso. Ou pelo menos grande parte não sabe. Falei pro Eric e ele ficou surpreso. E tambem não teve interesse de ir lá visitar.
Então eu que estou aproveitando minha licença maternidade e o tempo bom pra ir dar meus passeios, resolvi pegar uma tarde num dia de semana e ir até lá conhecer. Realmente, não porque era dia de semana, mas os suiços realmente não se importam muito com o lugar. Outros parques da cidade estavam cheios de mães passeando com seus bebes, mas lá tava vazio vazio. Há pouca informação no site sobre visitas e tal, mas resolvi ir mesmo assim e descobrir.
A sede da FIFA fica perto do zoológico de Zurique, um pouco afastado da cidade, mas dá pra ir de tram ou de ônibus (tram 6 ou ônibus 39 até a parada "ZOO"). Fica numa rua que tem seu nome "Fifastrasse" numa área montanhosa e vazia da cidade.
A sede tem um parque enorme que fica aberta aos visitantes, apesar de não ter muitos. Não tem um museu ou coisa do tipo, então tirando o parque não tem muita coisa mesmo não. No hall de entrada, há uma réplica da taça da copa do mundo, trofeus, bolas das copas, souvenirs do torneio atual que é a copa das confederações, mas é só isso. Voce ve atletas entrando e saindo, homens engravatados com cara de importante, muitos carros estacionados, mas mais que isso não tem. Não é permitido ir além do hall de entrada.
Mas eu sei que brasileiro que é mesmo fã de futebol se satisfaria com o hall de entrada e ia querer colocar a sede da FIFA como parte dos pontos turísticos a visitar em Zurique.
O nome da FIFA vem do francês (Fédération Internationale de Football Association), foi fundada em 1904 por delegações da Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suiça. A FIFA nasceu em Paris mas mudou sua sede para a Suiça em 2006, não consegui encontrar a explicação do porque em nenhum lugar.
A FIFA oferece cursos combinados de teoria e prática de futebol, com o objetivo de educar para o esporte treinadores, juízes, executivos, preparadores técnicos e médicos. Tem também vários programas de futebol para crianças e futebol para mulheres. Essas informações eu tirei do livrinho que levei de lá, mas no site da FIFA tem muita informação sobre a associação em vários idiomas.
FIFA
Fifastrasse 20.
8044 Zürich.

Marcadores: , , , ,