Ascona

O marketing atual de turismo do distrito de Locarno tem o nome "Ascona Locarno" porque as duas cidades são muito próximas uma da outra, e por isso mesmo, Locarno não deve ofuscar o brilho da outra cidade, e até torná-la conhecida, turisticamente falando. Festival de jazz de uma, festival de cinema da outra, festival de música. Há bastante coisa pra ser divulgada que vem dali. Uma vila de pescadores nos séculos passados. Hoje, Ascona é um grande refúgio de férias de alemães.
Os suiço-italianos ali são minoria. Se ouve mais alemão e inglês nas ruas do que italiano. A mãe da minha amiga que é suiça-italiana brincou que até algumas garçonetes que trabalham em bares ali nem italiano falam. De tão turística que é. Bom, talvez turística não seja a palavra mais apropriada, mas mais pólo de concentração de alemães mesmo.
E olha o Juca aí na foto pra quem tava sentindo falta dele! Hahahaha. Juca foi tambem, claro!
Até um cara que trabalha comigo uma vez comentou que sempre passava as férias na sua casa em Ascona. De onde ele era? Alemanha! De fato a região do Lago Maggiore é lindíssima e os alemães sabem das coisas. A pequena cidade de Ascona é uma das contempladas a beira do lago. Pequena sim, 5 mil habitantes, um centro antigo minúsculo. A cidade vive desse lago, pode-se dizer.
Também num país que não tem litoral, não tem praia, cidades que têm lago é um que a mais. Principalmente no verão, quando vem uma brisa refrescante do lago. Bom, mas não é só lago tambem. Existe também o festival de jazz que acontece lá há 10 anos sempre no verão, finalzinho de junho, início de julho. Mas diante de tantos meses de inverno, eu sinceramente não sei o que tem pra se fazer lá no resto do ano.
Na ida a Ticino neste verão, aproveitando o Moon and Stars Festival, fomos conhecer Ascona. O dia estava quente e na verdade, nosso passeio resumiu-se a Piazza Motta, que é a longa praça para pedestres ao longo do lago. Agradabilíssimo.
E olha que fofura esses prédiozinhos com flores nas janelas. Parece de brinquedo. De um lado, o lago com vários barquinhos, pequenos navios de passeios, lanchas particulares. Do outro, bares, cafes, restaurantes, hoteis. No fundo ao topo da colina, casas. Um cenário totalmente relaxante com vistas fantásticas. Passeios, férias e feriados ali valem muito a pena. Ascona definitivamente não deve passar batida a quem visitar Ticino, a parte italiana da Suiça.
Tudo é muito perto em Ticino, então estando em Locarno ou em Bellinzona ou em Lugano, dá pra ir e voltar num dia só, e explorar tudo a pé tranquilamente.

Marcadores: , , , , ,