Berna: Rosengarten no verão

Bem, esse post podia ter outro título, como: Eduard no Rosengarten. Assim que voces virem as fotos, vão entender... mas vamo lá.... Como o nome diz: Rosengarten. Jardim das rosas. Infelizmente o tempo de frio e inverno na Suiça é tanto que as rosas mesmo terminam aparecendo poucas vezes no ano. A primavera que era quando elas deveriam estar mais lindas, é super curta. No outono, a paisagem é amarela e bucólica, ainda que linda. Mas no verão.... ah, no verão o Rosengarten brilha!

Morei em Berna por 3 anos, a capital da Suiça. É lá o Rosengarten. Já comentei sobre ele aqui no blog algumas vezes. Em Berna, não tem taaanto parque assim como em Zürich, como os que venho comentando ultimamente aqui no blog. Porem o Rosengarten é O parque viu.

Olha... falem o que quiserem... Berna pode ser pequena, pode ser pacata, pode ser devagar, pode ser isso e aquilo, mas pra mim, Berna é a cidade mais linda da Suiça. Eu tenho uma história especial com a cidade, é verdade. E já ouvi histórias que é me ame ou me deixe sobre a cidade, mas sei lá, esse ar, esse estilo medieval e esse rio cortando a cidade, é lindo demais, gente! As vezes não parece de verdade. Acho outras cidades lindíssimas tambem, mas Berna tem um lugar guardado no meu coração.

Morando agora em Zürich e voltar a Berna só me fez ter mais certeza disso. Eu AMO Zürich, amo mesmo morar aqui, e acho que combina mais comigo e tal, mas de novo: Berna é especial.
Ir a Berna, tem que subir ao Rosengarten. Do parque dos ursos, é só atravessar a rua e ir subindo, subindo. Com áreas de cultivo a mais de 200 tipos de rosas e flores, agora que tá tudo verdinho, é uma coisa de lindo. A graminha verdinha e bem cuidada é ponto certeiro de pic nics e um time off. Ali de cima se tem uma vista lindíssima da cidade antiga, do Rio Aare, e mesmo por estar alto, ainda tem uma brisasinha correndo, evitando o calorão calor.


E sobre o título do post ser Eduard no Rosengarten... me diga se essas fotos não estão um show?! Como escolher a melhor, como....

Lá também tem um restaurante, que sim, não é barato não. Mas ne, estamos na Suiça. Mas voce paga pelo lugar tambem ne. O brunch de lá é maravilhoso, tive a experiência.

Rosengarten é destino frequente não só de turistas mas dos bernenses que passam por ali durante o dia, e resolvem esticar um pouco a passagem deitando na grama, curtindo um solzinho, ler um livro. Foi ali um dos meus primeiros encontros com o Eric em 2009! Era final de outono e ficamos deitados numa toalha na grama comendo chocolate. Bons tempos.

Eu já comentei aqui que até o ano de 1877, o Rosengarten era um cemitério! Olha só. Acho que se deram conta que era um desperdício utilizar uma área tão linda dessa forma. Só não sei o que fizeram com os cadáveres que estavam ali enterrados.... credo! Já pensou, estar ali deitado fazendo seu pic nic em cima de gente morta? Jesus Cristo.... que mórbido. Bom, desde 1913 o parque é área de recreação, então aparentemente esse dilema ficou esquecido já.

Seja como for, hoje o Rosengarten é parada imperdível a quem mora ou está de passagem por Berna. E nem precisa dizer que pra criança ou para fotos, é sensacional.

Marcadores: , , , , , , ,