Lago Maggiore

Vir morar na Suiça me trouxe belas surpresas e novas descobertas. Rever e mudar os conceitos é um efeito colateral inevitável. Sair do nordeste do Brasil e vir morar num país frio como esse me fez observar mais a natureza e seus efeitos sobre a gente. Talvez nunca tivesse enxergado a importância do sol se não tivesse vivido tantos dias escuros de inverno. Agora entendo mais o desespero jeito dos suiços de tentar aproveitar os dias quentes, antes que eles se acabem de vez, e tenha que esperar mais um ano até chegarem de novo. Agora posso dizer que entendo melhor o verão suiço. E assim vou apreciando os bens naturais ao ar livre que nem sempre temos a chance de desfrutar.
O Rio Aare em Berna, o Limmat em Zurique, o lago de Zurique, o Vale Verzasca, o Lago Lucerna. Pontos e lugares cruciais para a sobrevivência da gente por aqui. Seja por motivos naturais de natureza mesmo, ou para equilíbrio mental do povo que vive tanto frio. E nessa leva filosófica de observações, descobri mais um lugar que faço questão de acrescentar nessa lista.
Lago Maggiore (fonte: Wikipedia)
O Lago Maggiore está mais na Itália do que na Suiça. Justo. Considerando que a Suiça é tão pequena. Fica no lado sul dos alpes. Ali se mistura alpes suiços e italianos. É tudo alpe.

É o maior lago do cantão de Ticino, a parte italiana da Suiça, e vai de Locarno a Arona, abrangendo uma área de 70km.

As cidades "litorâneas" são no estilo de Ascona. Naturalmente lindas por ter uma área para chamar de nobre. São cidades pequenas mas destino certo de turistas, europeus com casas de temporadas, enfim. É um destino turístico, embora ainda não tão explorado, internacionalmente falando.

Eu mencionei no post anterior, quando visitei Ascona, que no verão, sem dúvida, o lago se torna muito popular, porém não sei como o turismo que ferve nesta época sobrevive no inverno. Embora o lago ajude a manter a temperatura um pouco mais alta que na cidade, e embora o sul da Suiça não tenha taaanta neve como na parte alemã, inverno é inverno.

Para um lago, o lago Maggiore é até extenso com seus mais de 200km de extensão, e ainda tem ilhas. Ilha de Brissago, Ilha Madre e Ilha Bella.
Pelo mapa, parece tudo uma coisa só, mas na verdade, no Lago Lugano, o qual eu tive a chance de ver de cima, é possível estar na Suiça e ver a Itália do outro lado, bem pertinho. O Lago Lugano fica entre o Lago Maggiore o Lago Como, que já fica totalmente na Itália, na região da Lombardia.

Há diversos passeios de barcos pelo Lago Maggiore, começando numa cidade e parando em outras, ou passeios mais rápidos bate e volta mesmo. Aqui algumas informações sobre passeios.
Olha, indiscutivelmente, é um ponto turístico riquíssimo e de muita valia no verão suiço.

Marcadores: , , , ,