Landiwiese

O suiço alemão não é bem um idioma oficial, e sim um dialeto. Também não é um dialeto só, não existe um só suiço alemão, mas vários. Dependendo do cantão e da cidade que voce estiver, o dialeto é outro. Sim, é parecido um do outro e o povo se entende, mas é diferente do Alemão clássico. E nessa onda de dialeto, voce vai percebendo como eles brincam com as palavras e como as expressões em suiço alemão são formadas.
Landiwiese não é propriamente dito um parque, mas sim, como se diria ao pé da letra em suiço alemão, um gramado. Landi é do Alemão Land que quer dizer terra. Wiese é grama. Grama da terra? Mas esse i de Landi não existe no Alemão clássico, é invenção do dialeto. E a junção de uma palavra com a outra também não existe no dicionário, mais um truque suiço.
Landiwiese é a tradicional área na beira do lago Zürich que vai da Strandbad Mythenquai até a área onde ficam os barcos da empresa de embarcação de Zurique. Strandbad Mythenquai é a "praia", digamos assim, o litoral. E como todo litoral, junta um monte de atrações e coisas bacanas. Essa parte da Landiwiese é uma área fechada de recreação, com areia artificial, cuidada pela prefeitura. A entrada custa 7 francos para adultos. Mais um espaço para o lazer em família.
É ne, não tem praia, vai lago mesmo. Mas Landiwiese é mais que o bad. É geralmente neste espaço onde há exposições ao ar livre, teatros, manifestações culturais, raves abertas. Aqui um site com os eventos que acontecem por ali. No verão, essa área ferve de gente. E é uma área não só turística como tambem muito frequentada pelos zürchers mesmo, muito tradicional. Os dias de sol são tão raros que quando a previsão indica uma temperatura mais elevada, o povo já vai se programando pra estirar sua toalha na grama e reabastecer a vitamina D por ali.
Também, vamos ser justos, é difícil encontrar um lugar em Zurique mais agradável pra passar um belo dia de sol do que a Landiwiese. A brisa do lago, a vista. Ahh... suiço pode ser um monte de coisa, mas bobo não é.

Marcadores: , , , , , ,