Monte Pilatus

Seja inverno, seja verão, programa de diversão e lazer na Suíça geralmente inclui montanha. No inverno, para esquiar, claro. Com tantas montanhas e alpes de tantos tipos, a Suíça é o paraíso para esportes de inverno. No verão, uma subida nos alpes não satisfaz quem quer fazer esportes de inverno fora de época, mas mostra uma paisagem sem igual e a temperatura ainda é fresquinha.
Falo isso porque o verão aqui agora já tá dando sinais que está terminando, mas tivemos dias de muuuuito calor como eu nunca vi nos 3 últimos verões daqui. Aqui na cidade, era insuportável sair na rua com aquele bafão seco. Até um ventilador esse ano eu comprei. Então num dos dias que tava previsto bastante calor, resolvemos ir conhecer o Monte Pilatus, no alto do cantão de Lucerna.
A Magali mora por ali há muitos anos, então ela já conhece aquilo ali de cor e salteado. Mas eu e principalmente Edi nunca estivemos lá. Subimos de teleférico até o ponto mais alto da montanha que é nada mais nada menos que 2128 metros de altura, e obviamente lá em cima estava beeeeem mais fresquinho que lá em baixo. Enquanto lá na cidade fazia 30, 32 graus, lá em cima estávamos com sol e 15 graus. Perfeito!
Pra subir não é muito barato não. Como qualquer montanha e quase qualquer coisa nessa Suíça. Pra ir até o topo mais alto (Kriens) custa 68 francos, tarifa inteira. A quem tiver o cartão de meia tarifa do trem ou o GA, paga a metade, 34 francos. Mas é possível também ir só até o meio da montanha, onde há outras estações, e assim também pagar o equivalente.
O que algumas pessoas fazem também, principalmente em época de verão claro, é subir a pé, como uma trilha. Demora pra caramba, mas é uma atividade pra um dia inteiro, perde-se calorias e ainda tem paisagens de tirar o fôlego a cada passo. E aí chegando lá em cima, desce de teleférico e paga só um trecho.
Existe uma lenda que dorme no Monte Pilatus, a lenda do dragão. Diz que nos tempos medievais, vivia um dragão naquela montanha, e até hoje fala-se de fantasmas e espíritos por ali. Numa área lá no topo onde tem umas pedras, tem uns quadros de pinturas contando a lenda. Uma coisa bem esotérica.
Lá em cima, porém, o pessoal tava ligando muito pra lenda nenhuma não. A preocupação maior era arrumar um lugar no sol hahaahaha... Lá no topo mais alto tem também um hotel, o Hotel Pilatus-Kulm, e um restaurante, onde também ficamos um tempinho. Mas a grande atração lá do alto é mesmo a vista!
Coisa de cinema. Eu já disse isso e repito. Acho que posso morar anos e anos e anos aqui e nunca vou me acostumar com paisagens tão deslumbrantes. Isso porque neste dia nem estava tão claro assim. Num dia bem claro mesmo dá pra ver bem os alpes bem nitidamente e lá do alto, parece que estamos mais perto deles. Parece não, estamos mesmo! Dá pra se sentir no topo do mundo!
Uma coisa bem comum no verão, principalmente quando tá assim dias bem quentes, são as tempestades. Tempestade mesmo de raios, trovões temerosos, uuuui! E aí, pra nossa aventura nos alpes ficar ainda mais emocionante, o que aconteceu neste dia? Uma tempestade! Por volta das 3 e tanta da tarde, avisaram que o último teleférico que ia descer era em 45 minutos, e imediatamente o restaurante esvaziou e a fila pro bonde ficou quilométrica.
Ficamos na fila esperando que conseguíssemos pegar o último bonde, afinal, o que iríamos fazer, já era quase 4 da tarde, e que horas essa tempestade ia terminar? E quando ia ter bonde de novo pra descer? E eu só pensando que só tinha levado leite pra Edi pra mais umas 3 mamadas caso tivéssemos que passar a noite presos no hotel.... hahahahaha!!!
Ainda mais esse conjunto aí tocando música suíça me lembrou aquela cena no Titanic onde o conjunto tá lá tocando música e o navio afundando... era a gente lá em Pilatus, o conjunto tocando música e a tempestade chegando.... Tava quase na hora do último bonde, o vento já tava lá a mil sem querer saber de nada, tempestade chegando mesmo, e resolvemos trocar nossa passagem de teleférico pelo Bahn, e descer de tremzinho, de bonde que é preso a terra e que não faz perigo a tempestade.
Só um detalhe: esse é o BAHN MAIS INCLINADO DO MUNDO!!!!!!
Descemos de bahn. Emoção, emoção! Por um lado foi bom porque a paisagem descendo de bahn é IN-CRÍÍÍÍÍÍ-VEEEEELLLL!!!!! Sério! Nunca vi nada igual. Por outro, foi ruim porque a cada freio da maquinagem antiga, fazia um barulho chatérrimo que Edi não curtia... E se é que há um outro lado ainda nessa história, o interessante é que o bahn desce por outro lado de Pilatus até Alpnachstad onde não tinha tempestade nenhuma! Ok! um ventinho mais forte, mas nada que atrapalhasse a diversão do nosso passeio.
Aventura total! E pra deixar tudo ainda mais suíço, até as vaquinhas apareceram no meio do caminho! Sem dúvida nenhuma, uma das montanhas mais conhecidas e visitadas da Suíça, Monte Pilatus, cartão postal dos alpes. Esse dia foi inesquecível.

Marcadores: , , , , , , , ,