Quando eu tava grávida do Edi, fiquei pensando como fazer uma coisa pra guardar de lembrança dos principais momentos da vida dele. Pensei em fazer uma coisa online, postar fotos, escrever e tal, e aí veio aquele velho conflito de exposição, e logo me convenci que não, não queria fazer nada tão aberto assim, porque é uma nova vida, não diz respeito só a mim. Então me lembrei dos albums que minha mãe fazia meu e da minha irmã quando éramos pequenas, e pensei em fazer algo parecido.
Bom, há 30 anos atrás, era album de fotografias porque não havia outra opção. Não tinha mesmo muitas fotos porque revelação custava caro. Mas a recordação tá aí até hoje, as fotos um pouco amareladas, mas sobrevivendo ao tempo e passando as lembranças pra frente. Com Edi, eu decidi fazer um album tipo scrapbooking, também colando fotos mas colocando adesivos de decoração e escrevendo as explicações das fotos com canetinhas coloridas e tal.
Comecei com um livro com páginas em branco, escrevendo na primeira pessoa como eu escrevendo pra ele mesmo, pra um dia ele poder ver e ler. Em cada página tem uma etiquetinha com o tema das fotos daquela página, começa com "Seus pais", onde eu conto como eu vim parar aqui, conheci o pai dele e ele veio ao mundo. Depois falo de "você na barriga da mamãe" com fotos minhas grávida, foto da 1a ultrasom, foto da ultrasom 3D quando soubemos que ele era menino. Enfim, depois reta final, o chá de bebe, tá tudo lá bem organizadinho.

E aí, o grande dia do nascimento, os principais marcos: a ida pra casa, primeiros dias em casa, visitas, até uma página no pediatra, uma etiquetinha lembrando o peso e o tamanho dele com 1 mês, 2 meses, 3 meses, os primeiros passeios, etc. Olha, eu não sabia que ia ficar tão legal! É legal tambem poder mostrar o album quando recebo visitas, ao invés de sair catando no computador as melhores fotos dentre as 230483471013487 que tenho aqui... Mas tambem...... claro, não sabia que ia dar tanto trabalho!!!

Olha, dá trabalho sim. E eu pra ser sincera não sabia se ia ter paciência de dar continuidade. Mas quando voce ve que tá ficando tão fofo e que é pro seu filho, eu pelo menos to fazendo com maior gosto e com maior carinho do mundo. Bom primeiro pensar no que escrever, separar os marcos, as fotos, mandar revelar, comprar os adesivos, organizar as fotos na página, as vezes tem que recortar um pedacinho da foto, escrever tudo. Ufa! Já passei várias manhãs, tardes e noites em casa dedicada a isso. E o maior desafio é estar em dia, porque depois que começa a acumular muito acontecimento dá preguiça e voce também começa a esquecer as coisas.
Eu to adorando fazer o album, primeiro porque tá ficando uma graça, tudo registrado como eu queria, e uma coisa concreta que não importa o que aconteça com a internet, o album vai estar lá pra ele ver quando crescer. Dá um gostinho gratificante ver hoje já várias páginas lá bonitinhas contando os pequenos progressos do pequeno Edi.
Bom, claro que isso também tem um certo investimento, digamos constante. Aqui na Suiça a revelação de fotos é super baratinha, faço pelo site
ifolor.ch e chega na minha caixa do correio em 2 dias. O preço varia por tamanho da foto que eu vario tambem, e a entrega também não é cara. O que encarece mesmo essa brincadeira são os adesivos! Misericórdia! 3 francos numa cartelinha de adesivo! Mas oh well, é fechar os olhos e pagar sem culpa, porque tá ficando tão lindo!!! O paraíso dos adesivos eu acho no
Coopcity da Bahnhofstrasse, nossa, gasto um tempão lá olhando e escolhendo qual combina com o que. Mas confesso que não posso passar numa papelaria que já vou lá curiosa atrás se tem adesivinhos diferentes.
É uma arte! Mas não tá ficando uma graça? Resolvi compartilhar aqui no blog também porque to tão orgulhosa do meu "trabalho", afinal é esforço meu.. e a ideia fica como dica também.