St Gallen

Eu tenho o costume de quando visitar uma cidade, conhece-la melhor e tal, me perguntar: eu moraria aqui? Tenho uma lista na cabeça de quais cidades no mundo que já visitei que moraria ou não. Aqui na Suíça, faço a mesma coisa. Essa semana conheci St. Gallen, e sim, eu moraria lá.
St Gallen fica a pouco mais de 1 hora de trem de Zurique, beeeem pertinho da Alemanha. Aliás, um parênteses. Acho injusto que pessoas que moram perto da fronteira com a Alemanha como St Gallen, ou quem mora perto da fronteira da França ou Itália, possam fazer quase tudo lá e ter um custo de vida bem mais baixo que pessoas que moram mais distante, como eu, por exemplo, que moro aqui em Zurich. Tratamento dentário, compras de supermercado, roupas, é tudo mais barato na Alemanha, na França e na Itália do que na Suíça. E morar em cidades pertinho da fronteira é uma grande vantagem!
St Gallen é a capital do cantão de St Gallen, a maior cidade do cantão e da parte leste da Suíça. Então num passeio a tarde com a Laures que mora lá, (olha, ainda tive o privilégio de ter uma guia!), fomos andando pelo centro, fui conhecendo um pouco mais desta belíssima cidade.
A influência alemã não se limita à fronteira geográfica não. Poucos passos no centro de St Gallen, fica claro ao olhar pros prédios medievais com arquitetura e fachada típica alemã. Além disso, o Alemão falado lá não é tãão dialeto como em Berna, por exemplo. Se aproxima mais do Alemão clássico, aquele que a gente estuda no curso. St Gallen é também importante produtora têxtil exportadora pra Europa inteira.
É uma cidade bem agradável, me agradou muito. Tranquila sem ser boring como Berna. Bacana sem ser cult demais como Basel. Trick thing is: eu morei em Berna e moraria em Basel. Oh, well... Bem, St Gallen não é tão grande assim, tem por volta de 50 mil pessoas. Como a minha "guia" disse, só tem 1 linha de tram. Explora-la a pé foi uma maravilha. A praça onde tem a catedral é uma beleza. A catedral é lindíssima, mas o interior estava metade bloqueado para reforma, justamente onde tem o altar, que a Laures tinha dito que era lindo. Mas o teto e a grandiosidade toda deu pro gasto.
A catedral faz parte da Abadia Benedictine, na verdade, criada no ano 747, de grande importância do século 9 a 11. A igreja romanesca e o monastério entretanto não sobreviveram. A construção que tá lá em pé hoje é barroca do ano 1767.
A Marktplatz é o ponto principal da cidade antiga. A praça é rodeada de prédios do século 17 e 18 bem conservados e renovados, olha não é a toa que tem tanta renovação por aqui por todos os lados. St Gallen também tem universidade de reconhecimento nacional. Aliás, tem até um colega que trabalha comigo que mora em St Gallen e trabalha aqui em Zurich. Disse que não troca St Gallen por nada.
Bem, foi só uma tarde em St Gallen, mas se a primeira impressão é a que fica, realmente, a cidade é muito legal, me agradou demais. Mais uma aí pra sua lista também?

Marcadores: , ,