Utoquai Zürich

Aqui em Zurique, tem vários lugares com "quai" no nome. Já comentei aqui no post sobre Limmatquai que "quai" significa embarcadouro, cais. E o Limmat é o principal rio que corta Zurique. Então Limmatquai é a toda a área ao longo do rio pela cidade. Bom, toda não. A Limmatquai vai da Bahnhof de Zurique até meados da ponte Quai (mais um Q! kkk), ali perto da Helmhaus, umas 2 ou 3 paradas com o tram 4 ou 15. A partir dali, a Limmatquai vira Utoquai, passa pela praça Bellevue e continua sendo Utoquai ao longo do Limmat que vira o lago de Zurich, ao longo de Seefeld.
A área ao longo do lago de Zurique é uma das mais caras do planeta pra se morar e ter um imóvel. Tudo por causa da belíssima vista. Ali estão uns dos principais hoteis da cidade, restaurantes de luxo, e é por ali por Bellevue também que acontecem as principais festas da cidade ao longo do ano, como a Street Parade, Züri Fäscht e outros eventos.
Durante a semana, entretanto, enquanto a cidade transpira o ritmo dos bancos e comércio, a Utoquai é mais relax e se mantém como ponto de passeio, voltinhas de mães com bebês no carrinho (presente!), encontros e na hora do almoço, principalmente se o tempo tiver bom, lugar pra almoçar.
Ah, sim. Aqui quando o inverno chega, os dias cinzas vêm sem pena e muitas vezes duram mais do que deviam. Então ali fica mais vazio e abandonado... mas espera só fazer um dia de sol, mesmo quando tiver frio, pra ver como ali não enche de gente!
O escritório da empresa que trabalho fica ali perto de Seefeld, então várias vezes, principalmente sexta feira depois do trabalho, fomos fazer nosso Feierabend ali nas margens do lago. A noite, ali vira ponto de encontro também de jovens e adolescentes com seus iphones, música, red bull e sei lá mais o que, até tarde da noite.
Na prática na verdade, ninguém fala muito "Utoquai". Como eu disse, até Bellevue, é Limmatquai, então Limmatquai, sim, falam. Mas Utoquai não. Aliás, eu pesquisei e não encontrei o porque de "Uto"!(?) A partir de Bellevue, aquela área ali, chamam de Seefeld, ou seja, a área do lago, porque é onde começa o lago Zurich. Mas se voce for olhar no mapa, chama-se Utoquai mesmo.
É muitíssimo agradável um passeio por ali, a vista é sensacional, e o lago passa uma calma e um ar mais tranquilo. Olha, sem dúvida uma volta ali aumenta minha qualidade de vida. E o melhor, é de graça.

Marcadores: , , , , ,