Zürich Kreis 4

A cidade de Zurique é dividida em distritos, são quase como bairros, um pouco mais abrangente. Em alemão, se chama Kreis. Eu demorei um pouco pra entender como a cidade é organizada geograficamente, mas agora que saquei, é bem prático pra se localizar. Depois escrevo um post sobre isso. O post hoje é sobre um Kreis em especial, o Kreis 4, Distrito 4, porque ele é, digamos, especial.

Historicamente essa área é conhecida como "Chreis Cheib" (em suíço alemão), que significa cadáver de animal, pois era ali onde depositavam animais mortos há muitos anos atrás. Em 1913 a cidade passou a ser dividida em distritos (Kreis), e a partir daí o 4o distrito começou a ser ponto de moradia de estrangeiros. O Distrito 4 é bem central, fica bem perto da estação central de trem, e por isso mesmo, quando estrangeiros chegavam em Zurich para trabalhar, arrumavam um quarto ou um ape perto da Bahnhof, onde não precisasse andar muito sem conhecer a cidade.
É estimado que o Kreis 4 tenha uma população de pouco mais de 10 mil pessoas, em sua grande maioria, estrangeiros. Lá existe uma rua, a Langstrasse, que é literalmente, uma longa rua, senão a mais longa daquele distrito. E por isso, às vezes as pessoas resumem o Kreis 4 a Langstrasse. Acontece que com o passar do tempo e com tantos imigrantes chegando aqui pra trabalhar em busca de uma vida melhor ou seja lá qual o motivo, nem todo mundo chega pra trabalhar em empregos legais. Então a área passou a ficar com fama de o distrito vermelho de Zurich, em especial, a Langstrasse.
Essa fama ficou muito forte no passado recente, e apesar de hoje o governo e a polícia terem feito um trabalho de revitalização da região, trabalhar pesado com pessoas que estão aqui ilegalmente e garantir a ordem e segurança pública (em 2001 houve um projeto chamado "Langstrasse PLUS" com esse fim), a fama não morreu totalmente. Infelizmente é ali onde tem a maior taxa de registros de crimes, violência e confusões na cidade, em maior parte, entre estrangeiros. Até recentemente saiu nos jornais um tiroteio perto de uma loja, onde 2 pessoas saíram feridas, e olha, tiroteio por aqui, não é naaaada comum. E quando comentei com outras pessoas sobre isso, a reação de todas foi a mesma: "Ah, claro, na Langstrasse!"...

Até hoje, a noite na Langstrasse é perigosa, a rua é repleta de bares e boates eróticas com shows de strip, venda de drogas, e alguns são tão descarados mesmo que não tem a menor desonra de expor seus serviços no meio da rua movimentada. Não importa se voce mora ali e não tem nada a ver com esse tipo de vida, os estabelecimentos não estão preocupados que pode ser no mínimo embaraçoso andar por ali com seu filho pequeno, por exemplo. Fica tudo exposto até mesmo em plena luz do dia.
Eu nunca andei por ali a noite. Falo pelo que ouço. Minha experiência com essa região é no mínimo curiosa. Acontece que um dos prédios de onde eu trabalhava ficava no início do Kreis 4, próximo a Limmatplatz, onde não é tão "área de risco" assim. Só que eu não morava em Zurich ainda, não sabia dessa "fama", nem conhecia nada da região. Dentre almoços com colegas por ali e conversas, fui percebendo que havia algo estranho com a região, pelo modo como os colegas falavam. Que de manhã tinha um espaço para ritmo de trabalhos de escritórios, como o nosso, mas que a noite, aquilo ali tinha outra cara. Até imaginei que pudesse ser como o Recife Antigo, mas fui notando que era mais sério que isso. Bom, até aí tudo bem, eu depois fiquei grávida e não tava saindo a noite, muito menos por ali, então continuei sem saber direito o que se passava, e deixei pra lá.
Até chegar o dia do protesto do Brasil, que era por ali. Olhei no mapa, peguei o ônibus, passei da parada onde descia pra ir pro trabalho, continuei no ônibus no meu caminho a destino lá da praça onde haveria o protesto, pela famosa Langstrasse, até umas paradas mais na frente. E aí nesse dia, caiu minha ficha. Do ônibus, depois da parada que eu descia normalmente pra ir pro trabalho, nesse dia quando continuei no ônibus, eu via que aos poucos, começava a aparecer uns bares eróticos, uma coisa mais assim, anúncios de shows e coisas que voce normalmente não ve nas ruas de Zurich. Nossa, ok. Tão perto de onde eu trabalhava e eu nem sabia!
O protesto foi durante o dia e correu tudo bem claro. Aliás, ali durante o dia é tranquilo. Depois que voltei pra casa desse protesto, fui ler sobre essa região e fiquei curiosa. Em outro dia de manhã, botei Edi no canguru e me dispus a andar por ali e conhecer as ruas, os lugares, sentir a atmosfera do Kreis 4, mesmo que de manhã. Claro, eu acho que só andaria ali de manhã. E andando, ainda que com um pouco de receio, mesmo sendo 9 da manhã, fui vendo de perto as ruas, as lojas, os bares.
Então vamos aos achados. Eu acho que nunca ouvi tanto Português em 4 anos de Suíça quanto naquela manhã que andei por ali. Os bares em grande maioria são latinos. Bandeira do Brasil é o que mais tem. Quando eu vi um bar chamado Piranha Bar com a bandeira do Brasil no canto, chega me doeu no coração. Olha, eu não sei da vida das pessoas que se dispõem a levarem a vida como prostitutas, cada um ter suas necessidades, mas ali naquela rua, eu entendi e até concordei com pessoas que acham que brasileira é tudo vadia. A grande maioria dos lugares ali tem bandeira do Brasil, po. Olha a fama que o Brasil fica, olha o queima. E aí pessoas que saem do Brasil pra levar a vida decentemente, tem que cortar um dobrado pra ser aceita como pessoa "comum".

Mas ok, essa já é outra discussão. Só queria expor um pouquinho aqui a minha decepção em andar pelo famoso distrito vermelho de Zurich e ver que o país de onde eu venho tá ali estampado na fama conturbada da Langstrasse. Até a experiência que relatei no parque Bäckeranlage, lembra? Adivinhe onde era? É, por ali também, e eu também não sabia direito. O curioso é que morar ali é caro. Sim porque a localização é excelente, bem no centro, próximo a Bahnhof e com conexões rápidas para qualquer lugar. Mas ao mesmo tempo, quem vai querer morar no meio do bairro mais perigoso de Zurich no meio de bares e bordeis que sem dúvida atraem confusões?
Pode até ser que seja o mais divertido tambem, ne, quem sabe. E coisas dessa natureza também dão dinheiro pra bancar alugueis caros. Oh ceus, poderia passar o dia escrevendo especulações aqui. Não sei, não conheço ninguém que mora ali. Só sei agora que entendi finalmente a logística que move o famoso Kreis 4, vi de perto, mesmo que de dia, os ambientes da Langstrasse, mesmo que de fora, só andando nas ruas, foi suficiente. Zürich como toda cidade grande e cosmopolita, tem seu que de multicultural, de exótica e de diferente pra oferecer. Não me surpreendo.

Marcadores: , , ,