Baby bar

Aqui na Suíça, e em vários países da Europa, depois que voce tem um filho e vai pra casa, voce tem direito a 10 dias de cuidados de uma parteira na sua casa. Calma, é só 1 hora por dia, mas durante 10 dias. Os cuidados com o bebê aqui são bem diferentes que no Brasil. Não é comum ir ao pediatra nos primeiros dias de vida do bebe. Depois que voce sai do hospital ou da casa de parto onde seu filho nasceu, os primeiros cuidados são sempre com a parteira.

Medir e pesar. A principal preocupação é sempre se o bebe está ganhando peso. Pra saber se deve mamar mais ou menos. Raramente o bebe tem que mamar menos, mas tudo bem. Lembro que no começo, eu tinha sonhos sobre isso, que Edi não estava ganhando peso, apesar de ele estar. Era minha preocupação de mãe mesmo. Dúvidas sobre amamentação, esclarecimentos de como é a melhor posição, conhecer o jeito do bebe. Mãe de primeira viagem não sabe de nada disso, no início, e a ajuda da parteira pra mim pelo menos foi fundamental.

Parteira em Alemão se chama Hebamme. Então achei uma Hebamme que foi sugestão de uma amiga, e ela foi muito importante. Vinha aqui em casa com uma ajudante a cada 2 dias e me dizia que Edi tinha ganho sei lá 50 gramas, nossa, como eu ficava feliz com aquelas 50 gramas! Ensinava a dar banho, a trocar fralda, dava dicas de creme pra assadura, pra pele, enfim. Coisa que aqui não é tarefa de pediatra.

Pediatra aqui é só para assuntos mais sérios. Assuntos médicos mesmo, e não de pflege, que é cuidados com o bebe. Pediatra é pra dar vacina, cuidar de uma gripe, checar o pulmão, essas coisas. E eu ainda com a grande perda de sangue que tive no parto, ainda ganhei mais dias cobertos pelo plano de saúde de cuidados da Hebamme. Porque os primeiros 10 dias são cobertos pelo plano. Se voce quiser mais que isso, voce tem que pagar.

E como foi importante esse contato com a Hebamme. Essa Hebamme especialmente. Ela é coordenadora de uma clínica de Hebamme, a Hebammenpraxis Zürich, que tem vários serviços pra grávida e pra mulher que acabou de ter nenem. Mas o que eu gostei mais foi o Baby bar.
Baby bar é o encontro com outras mães que também acabaram de ter bebe, ou que já estão com seus bebes mais crescidinhos. Eu nunca achei que fosse curtir esses encontros, porque acho que nunca achei que fosse ter o que conversar. Mas, oh well. A partir do momento que voce tem um filho, uma das coisas que mais lhe interessa é saber se seu bebe está dentro dos conformes. Claro que toda criança é diferente e voce vai encontrar bebe com 3 meses com dentes e um de 9 meses sem dentes, um de 4 meses virando e um de 10 meses que não engatinha. Enfim. E isso não quer dizer que um bebe seja normal e outro não.
Mas mesmo assim é legal conversar com outras mães, saber o que ela faz quando seu bebe tá chorando sem parar, com qual frequencia ela amamenta, qual papinha é mais recomendada a começar a introduzir sólidos. Coisas que voce não nasce sabendo. Aprendi vários truques com esse contato com outras mães e deixei de fazer coisas com Edi que fazia e nem percebia que era desnecessário, tudo através do contato com outras mães no Baby bar.

Ninguém nasce sabendo e ser mãe não é uma ciência exata. Tudo varia e precisa de muita vivência pra ir encontrando o que se encaixa mais e melhor pra voce e pro seu bebe. O Baby bar acontece uma vez por semana, toda quarta-feira a tarde, e é organizado pela Hebamme que cuidou de mim. As mães que frequentam são as que tiveram a mesma Hebamme cuidando delas quando foram pra casa depois do parto. E assim a gente foi trocando experiência, conversando, se ajudando, e até conhecendo mais nosso próprio bebe.
No verão, o Baby bar sempre acontecia ao ar livre. Agora com o Outono se aproximando, vai ser dentro do prédio da administração do bairro. Uma pena que eu agora que voltei a trabalhar não tenha mais as quartas feiras a tarde livre pra continuar frequentando. Sem dúvida foi uma das maiores ajudas no início da minha maternidade. Ainda mais aqui que é tão difícil pras pessoas se soltarem e conversarem. Mas o intuito do Baby bar é esse mesmo, então quem vai tá disposta a conversar, trocar experiências, etc.

Marcadores: , , , ,