Kunsthaus, galeria de arte de Zürich

Eu ainda queria escrever um post sobre esse verão. Mas a fila de posts atrasados que eu queria escrever tá tão grande, que resolvi pular esse e falar logo sobre uma, digamos, consequência do calorão que fez alguns dias atrás. Sim, agora, meados de setembro, o verão já tá acabando, mas pela primeira vez em 4 anos, eu até comprei um ventilador. Acho que também porque tava de licença maternidade e tava mais tempo em casa.. Hum... não, não, tava calor mesmo! Mas enfim! Num desses dias que fez tanto mas tanto calor, tipo uns 33 graus que tava insuportável de ficar em casa e tipo não dava pra eu pular na piscina com Edi, resolvi aproveitar a "oportunidade" e ir conhecer a Kunsthaus, a galeria de arte de Zürich.
Em minha defesa, eu já queria ir lá há um tempão, mas tava faltando oportunidade. Então como Edi não tem escolha ainda, botei ele pendurado em mim e fomos nos refrescar no ar condicionado da galeria, e de quebra, curtir arte, que eu adoro.
Junto com o Kunstmuseum, em Basel, que eu já escrevi aqui, a Kunsthaus de Zurique retem o mais importante acervo de arte da Suíça, e um dos mais interessantes da Europa. E ó, quando eu não gosto, eu digo mesmo, como foi o caso do Museu Nacional Suíço, mas tá aí, a arte moderna continua sendo algo que me atrai muito.
Se por um lado, achei o Museu Nacional Suíço, aquele que deveria ser o mais importante contando a história do país, fraco e mal organizado, a Kunstaus compensa. Fui também em dia de semana e pra começar que tinha muito mais gente lá que no Landesmuseum. A entrada custa 15 francos e o guia de audio é incluso. A história contada no guia de audio sobre as obras, putz, muito mais bem estruturada e com sentido, interessante.
A coleção é vasta e pode reservar horas ali. Se voce gosta de arte, reserve mais um pouquinho. Eu com Edi pendurado com quase 8kg, dei graças a Deus quando chegava numa sala que tinha um sofazinho pra eu descansar um pouco do peso. Sei lá, acho que passei umas 3, 4 horas ali. A coleção é grande e isso porque eu só visitei a exibição permanente. Tem também a área de exibições temporárias sempre com artistas diferentes e lá não pode tirar foto.
As pinturas são super significantes de nomes como Monet, Chagall, Van Gogh, Picasso, e outros líderes do expressionismo, além de artistas suíços que não devem ser deixados de lado porque as obras são excelentes! Fuseli, Ferdinand Hodler, Segantini. Não sei porque esses nomes suíços não são muito conhecidos internacionalmente, porque olha, vai por mim, as obras são impecáveis. E mais interessante ainda, é pra quem mora ali, ver nomes que não são estranhos, como Escher-Wyss, Füssli, que hoje são comuns no dia a dia porque são nomes de praças, nome de livraria, e voce nem sabia quem eram essas pessoas. Muito legal.
Além de guardar e exibir essas obras de arte, a Kunsthaus ainda tem um programa de educação de arte com cursos e aulas sobre o assunto, até para crianças. Mais informações aqui no site.
Olha, realmente, um dos museus mais legais que já visitei. Aqui na Suíça então, tá entre os top top. Quando eu saí de lá foi que voltei pra realidade que tava um calor danado. Lá dentro, esqueci de tudo e mergulhei nas obras de arte. Vale a pena mesmo. Uma pena que a Kunsthaus não fique muito central e termina passando desapercebido por turistas que visitam a cidade, tem pouco tempo, etc. e conhecem só o centrão mesmo. Para chegar lá da estação central de trem, pode pegar qualquer um dos trams: 3, 5, 6, 8, 9, 15 ou ônibus 31, 33 ou 34 até a parada Kunsthaus. Pára logo na frente.
























Kunsthaus Zürich
Heimplatz 1
8001 Zürich
http://www.kunsthaus.ch/

Marcadores: , , , , , ,