Zürich: Bellevue

A praça Bellevue em Zurique é um dos pontos de referências mais importantes da cidade.
A praça é não só estrategica e geograficamente bem posicionada, pois consegue alcançar linhas de trams vindo de variadas direções, como também é pertinho do rio Limmat e do lago Zurich, e apenas uma ponte a divide da famosa rua de compras da cidade, a Bahnhofstrasse.
Como falei no post sobre a Seefeldquai, a partir da Bahnhof, descendo o Limmat pela Limmatquai, chega-se em Bellevue. E dali, todas as direções são possíveis. É ali que tem a feirinha de Natal na Sechseläutenplatz, que aliás já é uma praça conhecida pelo evento do fim do inverno, onde é até meio dia feriado em Zurique.
É por ali também que tem a Opernhaus de Zurique, a casa de opera da cidade, onde famosos concertos e apresentações importantes acontecem durante o ano. E é ali também onde tem o Cafe Felix, que falei há uns posts, alem de vários outros cafes e restaurantes bacanas.
Bem, a praça mesmo Bellevue não tem nada de muito interessante não. Não é um ponto turístico. Tirando o ponto de referência que é importantíssimo em Zurique, não tem nenhum marco nem nenhuma estátua simbolizando a praça, além de umas lanchonetes e quiosques vendendo pizza, jornal e café e uma fonte. Bem, é verdade que no verão vira ponto de referência bem mais forte, já que aparecem quiosques de salsichas ao ar livre e o happy hour por ali é bem concorrido.
A importância do lugar se dá mesmo pelos arredores. O lago, o rio, a ponte ligando à Bahnhofstrasse, as conexões com todos os trams e a proximidade com uma estação menor, a de Stadelhofen, de onde vem os S-Bahns de lugares mais afastados de Zurique. Enfim.
Ao redor de Bellevue tem prédios antigos, com instalações de cafes, clínicas odontológicas, lojas de departamento como Globus e Coop city, vários restaurantes legais, lojas de griffe. Não é uma área residencial, mas morar em Zurique é ter Bellevue como referência na separação do rio Limmat e o lago Zurich. A partir dali, andando na beira do lago, voce está em Utoquai.
É inevitável para quem mora aqui ou até turistas não terminarem conhecendo ou ouvindo sobre a praça. Então quando ouvir, já sabe :)

Marcadores: , ,