Música em suiço-alemão: Adrian Stern

Música em Alemão às vezes costuma revirar os olhos de quem não tem intimidade com o idioma. O Alemão às vezes assusta, parece rude. Música em Alemão? Combina?! Talvez o rock de Rammstein seja o que venha a sua cabeça. É, mas na Alemanha, música em Alemão mesmo é mais popular do que se pensa e vai bem mais além de Rammstein e Die Toten Hosen. Há vários grupos de grande repercussão, ainda que no Brasil não haja muito eco, exatamente por causa da barreira do idioma. Na Suiça, vixe, música em Suiço Alemão?!?!?! Deve ser pior ainda, ne?! Kkkk...

Ainda que alguns grupos daqui cantem em Inglês, como o 77 Bombay Street que comentei uma vez, ou a novinha popular entre os adolescentes Stefanie Heinzmann (jurada do The Voice of Switzerland), talvez para tentar atravessar as barreiras do dialeto e se propagar além do país dos alpes, alguns outros preferem continuar fiéis às raízes e cantar em Suiço-Alemão, como o grupo Plüsch, que já comentei aqui também, e um outro que descobri recentemente e já gosto muito: Adrian Stern!


Digo logo que já baixei o cd no itunes e as músicas que to postando aqui são umas das que mais escuto ultimamente! Não sei se é porque ele fala devagar e mesmo sendo o dialeto, eu consigo entender "Bliib mi mir" e "Wänn i a Sie dänk", ou talvez sejam os anos ouvindo Suiço Alemão fazendo efeito. Ok, o dialeto e o sotaque de Baden (de onde ele é) não é também tão horrivel como o de Berna, que não tem jeito de eu me acostumar... ainda bem que saí de lá... Seja como for, as músicas são bem legaizinhas. Fica aí o exercício pra quem tiver coragem de tentar entender. Ou senão, só curtir a melodia.



Marcadores: , , , , ,