Inverno light (...ou não)

Olhe, até poucos dias atrás, esse inverno pra mim tava uma maravilha. Ano passado a essa época, eu tava grávida e dizem que mulher grávida sente menos frio. Eu de fato tava sentindo menos frio mas não sei se era porque eu tava tão pesada depois dos 6 meses e fazia tanto esforço pra me mexer que terminava amortecendo o frio, ou se sei lá, eu podia já tá era me acostumando ao frio, afinal era meu 4o inverno suiço. Só me restava esperar o inverno seguinte pra constatar.
Eis que ele chegou. Antes de ir de férias pro Brasil, era o iniciozinho do inverno e apesar de ter feito dias de frio de verdade, foi tranquilo. Mas voltando pra Suiça em janeiro, ainda teria muito inverno pela frente. To eu aqui agora de fato constatando que ok, dá pra sentir que deu uma esfriadinha, mas está sim mais light pra mim. A começar que a falta de neve na cidade na minha opinião é um fator muuuuito positivo. Neve é bonito e tal, fica lindo nas fotos, no passeio na montanha, mas na cidade no dia a dia? Uma tragédia. Escorregão, lama, um horror. Ainda mais com criança. Então aqui em Zurique não ter tido muita neve tá óóóóteemo!
Lembro que quando trabalhava em Berna, sentia tanto frio no inverno no escritório que tinha um aquecedor portátil virado pra mim. Lembro que eu tremia na rua, batia queixo, mesmo estando toda empacotada, só queria saber de entrar num lugar fechado pra esquentar. Hoje não. Sinto que tá frio pra caramba, mas não é como antes, minha reação não é como antes. E não estou mais grávida. Então, é... minha conclusão é que o homem é produto do meio.
Ainda não chegaram aqueles dias que fica -15, -20, esses aí ainda estão por vir.. e talvez eu venha aqui dizer que não to acostumada é coisa nenhuma. Mas por enquanto tem estado zero graus, -2. Isso agora. Porque até semana passada tava 5, 6 graus positivos, o que tava bom demais pra ser verdade. E eu que tinha ouvido dizer que esse inverno ia ser o pior dos últimos 100 anos... não por aqui. A nevasca braba ficou toda lá nos EUA. E de novo: não estou reclamando!! Afinal, quem gosta de abrir a porta e parecer que tá num freezer? Friozinho é bom, mas exagerado demais e com muita neve na rua é demais pra mim. Bom mas aí, tem a outra parte "light" do inverno... estou sendo sarcástica, se é que voce me entende...
Com a falta de sol, o pouco tempo de claridade durante o dia e a friaca lá fora, passamos mais tempo em casa e enfiados em restaurantes fazendo o que?!?!?! Comendo!!!!!!! Sim. É ótimo, bem gostosinho e tal, mas ne. Vamos combinar que é a desculpa mesmo ideal pra fazer isso.
E inverno na Suiça te faz lembrar o que?! Fondue, sim claro..... Chocolate, sim claro... coisas engordativas, vamos resumir ne. E olha aí na foto até pra provar que estou mais acostumada ao inverno que ao invés de chocolate quente, pedi foi um drink refrescante! Hahahahahha!!!! Mas sério, por mais acostumada que eu esteja com o frio e não me trema na rua, essa tradição de comer ingerir muitas calorias no inverno ainda não superei. E acho que nem é, ne? Faz parte... E agora com Edi maiorzinho já dá pra acompanhar nos restaurantes, sentar na cadeirinha. Só tem que ficar atento, muito atento... hahahahaha!
Já percebi que não passo sufoco de frio vestindo menos roupa, não tenho usado meia calça por debaixo da calça, e já abro as janelas de casa e no escritório com frequência pra "trocar o ar" e tirar o bafo quente, coisa que antes eu tinha horror porque achava que ia esfriar o ambiente. Costumes. Se por um lado está mais light pra mim nesse sentido de vestir menos roupa pesadona e sentir menos frio, por outro a tradição de comer continua a mesma... O inverno é frio, é escuro, é difícil e é longo. Mas é também uma ótima oportunidade/desculpa pra curtir mais tempo com pessoas queridas indoors e dar valor aos dias mais quentes que estão por vir.
Resta saber se a primavera e o verão serão também assim mais "lights", ou não.

Marcadores: , , , , ,