Käferberg

Na primavera e verão do ano passado quando eu estava de licença maternidade e Edi pequeneninho, meu melhor passatempo era ir aos parques de Zurique passar o tempo mesmo. Adorava. Era o marco de uma nova fase na minha vida, Edi estava crescendo, eu me tornando mãe, saindo de casa pra respirar ar fresco com meu pequeno e com cada vez menos casacos, pois a temperatura finalmente estava aumentando, depois de mais um longo inverno. O sol brilhava mais, o verde das árvores voltava a aparecer. Nem acredito que daqui a pouco já faz um ano disso. Assim, conheci vários e vários parques e áreas da cidade, que se fosse de outro jeito, talvez não tivesse conhecido. Irchelpark, Jardim Botânico, Chinagarten, Platzspitz, Städtgärtnerei, e tantos outros que se tornaram parte da minha rotina.
Aí voltei a trabalhar e o tempo livre passou a ser mais valorizado ainda. Os passeios ao ar livre diminuíram mais, até porque também chegou o outono, e a temperatura voltava a cair, o tempo de luz do sol durante o dia diminuía a cada dia, as árvores voltavam a ficar nuas, e o tempo cada vez mais frio. Consequência: parques mais vazios.
Zurique é a maior cidade da Suiça e apesar de não ter aquele caos de poluição, engarrafamento louco e prédios altíssimos caracterizando uma metrópole, ainda tem um ar de cidade grande de verdade. Estar perto de parques e áreas assim de passeio no meio de uma selva de pedra é de fato um privilégio. Ok, Zurique tá longe de ser uma selva de pedra, cortada pelo rio Limmat e pelas belas paisagens que o Lago Zurich oferece, mas voce entendeu o que eu quis dizer, ne.
Agora imagine poder ter a chance de estar no meio de uma floresta no meio da cidade. É, isso mesmo, sem precisar viajar nem gastar horas dentro de um carro. Uma floresta de verdade, com árvores láááá no céu e só mato e galhos ao seu redor.
Käferberg.
Mais uma pro meu currículo e pra destacar Zurique. Uma floresta no meio da montanha localizada nos bairros de Höngg, Wipkingen e Affoltern. Foi a primeira vez que fui, novamente num passeio com Edi que dormiu o passeio quase todo, relembrando meus dias de licença maternidade...
Bom, pra começar, não é um "parque" comum. É uma floresta realmente e andar ali precisa de algumas medidas um pouco mais precavidas que num parque normal. Se tiver neve então, cuidado redobrado. No nosso passeio, tinha chovido e havia muita lama. Fui com Edi e a minha amiga de Ticino. Então andar com carrinho, é melhor que tenha rodas grandes e que haja um mecanismo de freio bom, porque tem algumas subidinhas interessantes no meio do caminho.
A sensação é incrível. Estar no meio de uma floresta de verdade, só que no meio da cidade. Praticamente uma realidade paralela, um que de surreal. Käferberg é perfeito para trilhas e é até rota de Vita Parcous, isto é, trilha fitness de Zurich. Eu não andaria lá a noite, mas durante o dia é tranquilo. Além disso, há placas indicativas por vários lugares.
Eu passei a ter conhecimento desse lugar porque foi o destino escolhido do "dia na floresta" na creche do Edi, e no dia da madrinha, isto é, o dia que a madrinha vai passar o dia na creche pra conhecer a rotina do seu afilhado lá, era o dia da floresta e foram todos lá passear. Mas eu tava trabalhando, então, numa outra oportunidade, fui lá de novo com Edi conhecer, e adorei.
Pelas fotos parece mais outono ne com esse monte de folha. É, o inverno light! Hehehehe... Tem vários espaços para fazer picnic, a vista de alguns pontos estratégicos é incrível e no verão com certeza é bastante frequentado. Com certeza voltarei lá no verão. E quando Edi aprender a andar então, ótima desculpa pra ir andar por lá e poder solta-lo sem medo.
De uma das entradas da floresta, tem uma espécie de mirante, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade. Dá pra ver o Ueliberg, o lago, o centro, toda Zurique lá longe bem pequena. Como a floresta fica numa montanha, normalmente a temperatura lá é um pouco menor que na cidade, então no inverno, só dá pra ir se for muito bem agasalhado!
Agora no inverno ainda tem sim gente correndo e fazendo trilha, mas ne, com o sol se pondo às 5 da tarde e mesmo se agasalhando bastante, não dá pra esticar muito o programa. Mesmo assim, tá aí, uma grande floresta pitoresca no meio da cidade. Pra chegar lá, da Bucheggplatz, é só subir à passarela e voce já ve a floresta. Só andar em direção a ela e bom passeio!

Marcadores: , , , ,