Museum für Gestaltung: Museu de Design e comunicação visual em Zurique

"Aceleração e pressão de prazos junto com a crescente produção rápida e ciclos de consumo são agora a ordem do dia. No design de produtos e moda, entretanto, um "bom vintage" está em muita demanda. Vintage significa o aumento no valor que um objeto passa ao longo do tempo, seleção e carência - até mesmo quando esses são criados artificialmente. Por cerca de vinte anos, agora os produtos vintage estão brotando por todos os lados do mundo ocidental. Muitos compradores vêem neles como uma maneira de tratar produtos de designers de uma maneira que é crítica de consumo, faz uso econômico de recursos e mostra um reconhecimento da história. Outros simplesmente os usa como uma fuga ao mundo da nostalgia.

Em seis capítulos a exibição destaca as diferentes e parcialmente contraditórias faces deste fenômeno. Cerca de 100 peças referem-se às histórias que ficam atrás de seus objetos com a história - ou poderiam pelo menos. E eles mostram como design contemporâneo pega o conceito de vintage e o elabora mais além, conceitualmente. Vintage é uma proposta de alternativa para a fé do modernismo no novo constante. Visto por um modelo histórico mais amplo esta tendência se encaixa no padrão cíclico de renascimentos e renovações. Até o presente dia o manuseio vulnerável da história e fashion, a mistura de estilos que permaneceram abordagens atuais. Seu potencial criativo não deve ser subestimado."
Este texto está no flyer da amostra "Vintage" no Museum für Gestaltung, aqui em Zurich, e eu achei tão fantástico que resolvi traduzir e postar aqui. O Museum für Gestaltung é o Museu de Design, aqui de Zurich. Design industrial, comunicação visual, artes e habilidades. Uma coisa meio cult e meio tendenciosa. No mínimo, curiosa.
E eu como boa exploradora, já estava há muito tempo com esse museu na minha lista de lugares a conhecer. Em uma época, passava na frente dele todos os dias pra ir pro trabalho, e de meses em meses via as diferentes mostras de arte em exibição por lá. Finalmente chegou minha hora de por os pés lá e conhecer de perto.
O espaço é pequeno, é ali que funciona também parte da faculdade arte e comunicação visual da Universidade de Zurich, então apesar do prédio de longe ser grande, o espaço do museu mesmo não é assim tão grande. Então mesmo que voce não goste muito de ficar preso em museu, uma visita ali não vai levar muito do seu tempo.
A atual exibição que vai de 13 de novembro de 2013 a 6 de abril de 2014 é sobre Vintage - Design com História. Eu sou meia suspeita pra falar porque adoro museu, mas esse é um museu diferente. Não há artistas consagrados de séculos nem nada disso. O museum für gestaltung mostra a cultura do dia a dia, coisas que são óbvias mas que voce nao tinha ainda parado pra pensar, se esse não for seu objeto de estudo ou trabalho.
Um vestido da década de 60 e o quase igual do ano passado. A moda street style com tenis Adidas de listras e cores fosforescentes que fizeram sucesso na década de 70 e os atuais modelos de tenis da Adidas quase idênticos. Um jeans rasgado, vai me dizer que não era sucesso nos anos 80? E hoje?! Móveis então nem se fala. Várias coisas vintage ou que aparentemente são vintage terminaram ganhando um que de elegância, a moda antiga que voltou e virou clássico, chique.
A trabalheira que se tem de deixar um móvel novinho com cara de antigo, a arte de misturar coisas que teoricamente não combinam mas que terminam ficando populares. O Museu de Design em Zurich mostra isso. Não é muito interessante? Aí voce vem e diz que não falta inventar mais nada mesmo ne. Mas é. Coisas que a sociedade levou embora e trouxe de volta e tá aí pra contar história, alguem tem que reunir esses fatos e tornar reconhecíveis. O Museu de Design tá aí pra isso.
Além da mostra de vintage, há no piso superior alguns quadros e posters de comunicação visual, de campanhas comerciais de diversos lugares, parques, shoppings, eventos, tudo muito interessante. O museu tem importantes coleções desses posters e artes e tem uma biblioteca lá mesmo que funciona para a universidade também. Cultura pura.
O museu exibe de 5 a 7 amostras temporárias por ano e essa sobre Vintage eu amei. Fui com amigos que tambem curtem museu então foi ótimo! Paguei 7 francos na entrada e crianças até 12 anos não pagam entrada. Fica aberto de terça a sexta-feira das 10am às 5pm e quarta-feira das 10am às 8pm. Já a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 10 às 6 da tarde. Para chegar lá da estação principal de trem é super simples, dá até pra ir andando que dá uns 10 minutos. Mas de tram é só pegar ou o tram 4, 13 ou 17 até a parada "Museum für Gestaltung", tem até uma parada com o nome dele, são duas paradas apenas da estação central, em direção a Limmatplatz.

Museum für Gestaltung
http://www.museum-gestaltung.ch/
Ausstellungsstrasse 60
8005 Zürich

Marcadores: , , , , ,