Mütterberatung - conselhos para as mães

Já to ate vendo os leitores que não têm filhos ou que não se interessam pelo assunto clicando em outra coisa. Hahahaha! mas como esse blog é o relato da minha vida aqui e minha vida agora é vida de mão também, abro alas para mais um assunto a abordar nesse tema.

Feliz é a mãe que tem um bom pediatra. Eu já fui em uns 5 e nenhum prestou até agora. Na semana retrasada, Edi teve uma infecção no ouvido e fomos atendidos tão mal mas tão mal por um pediatra novo lá na clínica, que eu fui processando aos poucos o que tinha acontecido depois que cheguei em casa e depois liguei lá e reclamei do atendimento. Ora, onde já se viu, um bebe de 10 meses tendo que tomar antibiótico pela primeira vez e o cara com raivinha porque tem que mostrar como funciona a seringa pra dar o remédio... tem que mostrar sim! Sou mãe de primeira viagem e não sei como funciona nada, oxe! Na volta, depois de uma semana pra ver se tava melhor e tal, ele veio perguntar se eu tinha reclamado, eu disse que sim, bati maior boca lá com o médico e aqui é uma coisa, é só voce falar um pouco mais alto que a pessoa bota o rabo entre as pernas e começa a se comportar bem direitinho.

Graças a Deus aqui na Suiça não dependemos só dos pediatras para o bom cuidado da saúde do bebe. Existe o Mütterberatung, ou o conselho da mãe. É uma mulher, assistente social/enfermeira/aposentada/something-of-the-like que senta, conversa, escuta e dá conselhos para a mãe.
Tipo o que um bom pediatra deveria fazer. Mas como já me disse um pediatra experiente: assuntos do tipo "como limpar a orelha do meu bebe" ou "a pele do meu bebe está assada" devem ser levados a mutterberatung e não ao pediatra. Pediatra são mais assuntos médicos, que precise de uma prescrição médica, como um antibiótico ou algo mais sério, vacinas, controles mensais ou semanais do recem nascido. Consultas para "dúvidas" é com a mutterberatung.
Como já comentei neste post, Zürich é dividida por distritos, ou Kreis. Cada Kreis é uma comunidade que tem suas autoridades e seus respectivos serviços pra quem mora na região. A mutterberatung é um serviço oferecido pelo governo, ou seja, voce nao paga nada, pelo Kreis onde voce mora.
Comigo foi assim, no hospital mesmo, depois que tive Edi, vc já recebe uma tuia de papel e um deles é uma lista de mutter e vaterberatung pela cidade. 2 semanas depois que Edi nasceu, alguém ligou aqui pra casa se apresentando, já sabendo do nascimento de Edi (foi informada pelo governo que recebeu por sua vez informação do hospital) e oferecendo ajuda. Mandou cartão aqui pra casa com 'boas vindas' e tudo mais. No começo, é tanta coisa, tanta "ajuda" que a pessoa se perde. Mas também no começo são tantas visitas ao pediatra sowieso, que deixei a mutterberatung passar batida nos primeiros meses.
Ela se oferece pra ir na sua casa, ou voce pode visita-la nos horários que ela trabalha no escritorio da comunidade. É onde funciona o Baby Bar, por exemplo. Quando as coisas começaram a ficar mais estáveis e eu comecei a ter mais controle da situação, marquei uma consulta na minha mutterberatung que é uma querida.
Acho que Edi tinha 5 meses na primeira consulta, eu estava prestes a voltar a trabalhar. Nossa, devia ter ido antes. Muitas, muitas dicas sobre alimentação, sono, banho, roupa, produtos de limpeza, tudo. E diferente do pediatra, ela não fica te apressando pra terminar logo a consulta. Pelo menos a minha me escuta quase como uma psicóloga e me ajudou demais demais.
Mesmo mantendo a formalidade, receitas de papinhas, dicas para ajudar na introdução de sólidos, remédios que não precisam de receita, dicas de viagem com bebe pequeno, quantas vezes toma leite, quanto de leite deve tomar, e acorda durante a noite, e se tá dormindo bem... nossa, tudo. Sabe sua mãe que quer ouvir tudo sobre o seu filho e vai lhe dar preciosas dicas e conselhos e novas informações? Pronto, é a mutterberatung.
Algumas mães vão uma vez na vida, outras uma vez por ano, outras todo mês. Tanto faz, voce pode ir quantas vezes quiser. Lá, além de tantas dicas valiosíssimas, o bebe é pesado e medido, ela examina e se perceber algo de diferente, encaminha para o pediatra. Senão, tá tudo certo.
Tá aí uma coisa que eu curti demais. Talvez porque minha mãe tá longe e mesmo a gente se falando sempre e ela acompanhando o crescimento de Edi pelo skype, a minha mutterberatung foi importantíssima nesse primeiro ano do Edi.
A gente não dá muita importancia no Brasil a quantidade de coisa, informações e cuidados são necessários, talvez porque tem sempre mãe, prima, irmã, algum parente por perto pra dar uma dica, dizer que isso é assim e assado. Mas aqui, que mesmo com familia por perto as pessoas são frias e tendem a não ajudar nem compartilhar muito informações, mesmo estando em família, a iniciativa do governo é muitissimo bem vinda. Não sei infelizmente como funciona em outras cidades e em outros cantões, na parte francesa e na parte italiana. Sei que em Zurique é assim. E o governo tá de parabens. Aqui fez uma mamãe feliz.

Marcadores: , , , ,