Como se vestir no inverno

Esse post deve ser mesmo a despedida do inverno. Fica valendo pro próximo inverno então, lições aprendidas. Porque nesses últimos dias estamos tendo lindos dias de primavera. Se bem que não vou nem me animar muito.. Mas como esse ano só tivemos inverno na montanha mesmo, o post é como se vestir no frio (na montanha! ok! tá valendo).
Depois de 5 invernos na Suiça, idas às montanhas, alpes e vilarejos no meio da neve grande, inverno na cidade com neve, sem neve, com chuva, com frio e vento, já dá pra sacar o que tá certo, o que tá errado, o que deve, o que não deve.
Andar no inverno na cidade e na montanha é diferente. O dia a dia na cidade exige praticidade e se voce não trabalhar ao ar livre que provavelmente necessite de abrigos especiais, o traje tem que ser adaptado pra funcionar também indoors, ou seja, voce não vai entrar num ambiente e passar o dia de bota de neve nem blusa térmica porque os ambientes fechados têm aquecimento.
Quando eu morava em Berna e por dois invernos teve dias de muita neve mesmo, muita gente ia trabalhar de bota de neve e levava um sapato na bolsa pra trocar lá e passar o dia no escritório de sapato normal, mas trocava pela bota ao sair.
Dependendo do lugar que voce for e o nível de calefação as vezes fica até quente demais com o passar do dia, e um casaquinho leve ou uma blusa de manga comprida resolve. Eu no início saía de casa toda encasacada, embora sempre tenha tido uma história de amor e ódio com minhas roupas de frio. Era um tal de arrancar cachecol e sair tirando as camadas.
O segredo é se vestir em camadas. Vestir logo na primeira peça uma blusa muito grossa e ainda mais um pulover pesado por cima pode te sufocar, e se estiver em lugar bem aquecido, não vai poder tirar mais nada alem do pulover e uma blusa grossa vai te limitar e te deixar muito quente. Dependendo da temperatura, melhor vestir primeiro uma blusa mais fina, mais outono, depois um pulover médio e dependendo, mais um dois casacos, mais o cachecol, mais o gorro e mais a luva. Esquentou? Tira a luva, o gorro, um casaco, o cachecol.
Vestir meia calça ou calça termica abaixo do jeans pra mim só em caso extremo. No dia a dia não uso. Não aguento nada me apertando muito tempo, e mesmo que seja um inverno rigoroso, prefiro investir numa meia mais grossa e uma bota, um casaco mais comprido, e chegando num ambiente aquecido, minha vida tá resolvida.
Já passar o dia na montanha é bem diferente. Independente da altitude, montanha é sempre bem mais frio que a cidade e aí sim a meia calça é essencial. O jeans direto na pele com temperaturas abaixo de zero não dá mesmo. E na parte de cima, a dica das camadas continua. Mas pode escolher peças mais grossas para a montanha.
Se o contato com o inverno puder incluir brincadeiras e esportes na neve, não pode deixar de lembrar da calça impermeável. Cair na neve de jeans vai deixar sua calça toda molhada e seu bumbum gelado. Do mesmo jeito, botas forradas por dentro, com solado resistente e não escorregadio, claro.
Para as crianças, vale a dica de se vestir em camadas. Edi tadinho, coloco tanta roupa nele que tem vezes que entramos em algum lugar que vou tirar o casaco e o pulover e o bichinho ta ate suado. Antes suado do que com frio.
Por várias vezes, peguei roupas emprestadas quando fui pra montanha. Sim, se vestir para a neve custa caro. Quem vive aqui há muito tempo e tem o costume de fazer esportes de neve, ir com frequência a montanha, vale a pena investir em roupas, acessórios, etc. Eu aos poucos to começando. Já comprei uma calça, uns casacos fleece pra por por de baixo da roupa que aquecem bastante mas que normalmente não uso no dia a dia. Aos poucos, to abastecendo meu guarda roupa. Mas loja é o que não falta. Na cidade ou na montanha, há vários lugares onde adquirir esse tipo de coisa.
As marcas mais usadas por aqui são Jack Wolfskin, Mammut, The North Face, Columbia. Nesse aspecto acho que vale a pena dar uma investida nas marcas mais conhecidas do que comprar uma marca menos conhecida porque tá mais barata e aí passar frio. Ou pegar emprestado, se for o caso. Já comentei em outro post que acho o inverno masculino. Inverno na montanha então, pior ainda. Nem adianta se arrumar muito se tem que por esses casacões, bota pra andar na neve, gorro, cachecol. Voce pode estar de pijama por baixo que não faz a menor diferença!
Botas para caminhar na neve mesmo é quase como bota de ski. Não tenho nenhuma, só tenho bota um pouco mais bem preparada pra um inverno brabo na cidade, mas na montanha pra enfrentar o monte de neve que enfrentei em Ticino, só pegando emprestado mesmo.
Enfim, sei que o modo de se vestir vai de cada um, mas algumas informações de antemão pra quem nunca esteve nesse cenário são muito bem vindas. Queria eu ter lido um post desse antes de me aventurar na neve nas primeiras vezes láá atras nos EUA. Fica a dica.

Marcadores: , , , ,