Winterthur

Zürich está para a Suiça assim como Rio ou São Paulo está para o Brasil. Nem vou entrar em detalhes e rivalidades de praia, trabalho e futebol porque aqui isso não faz muito sentido. Como a Suiça é pequena e a facilidade dos transportes ajuda a pessoa a se movimentar rapida e precisamente, muita gente mora numa cidade e trabalha ou estuda na outra. Sendo Zurich a maior cidade suiça e a de maior atrativo de trabalhos, estudos, cursos e etc., nada mais comum do que gente indo e vindo, mas morando em cidades próximas.
Passei a conhecer Winterthur assim. Um colega do trabalho que morava lá e vinha todo dia de trem. O Eric que tava fazendo um curso lá a noite. Dependendo do trem que voce vai, de Zurique, em 20 minutos voce pode estar lá já. 30km apenas de distância daqui.
A cidade é pequena, menor que Berna, coisa de 100 mil pessoas. Coisa de quem quer morar nos arredores de uma cidade grande feito Zurique e em pouco tempo ter acesso a tudo, mas ter próximo ainda o ambiente de cidade pequena. O centro antigo limitado a uma rua, a estação central com 4 plataformas, a praça central. Mas pera lá...
Confesso, acho fofa. Quem não acha? Mas mesmo agora com Edi, ainda prefiro morar no centro de Zurich rapidamente ao pé de tudo. Mas é fofo morar ou estar numa cidadezinha como Winterthur em estilozinho medieval, bem cuidada, pequena, com ar de interior.
Mas as aparências as vezes enganam um pouco, esse ar de interior é meio duvidoso. Winterthur pertence ao cantão de Zurich e por incrível que pareça, mesmo sendo tão pequena, é a 6a maior cidade suiça. Mesmo sendo tão pequena, para padrões suiços já é suficiente pra sustentar uma boa parte da economia. Foi lá que o maior banco da Suiça, o UBS, foi fundado, e lá é sede também de várias empresas suiças.
Mal dá pra imaginar ne, trabalhar e viver numa cidadezinha assim que parece de brinquedo? Sem nem precisar pegar o trem pra ir pra Zurich trabalhar?! Por aqui é bem realidade. De diversão por lá, to por fora. Não conheço nenhum evento em especial por lá, nem também visitei museus e galerias. Minha visita se limitou a uma tarde outdoor, e pelas fotos voce ve que esse post tá bem atrasado. Era verão, fazia um calor desgraçado (é sério!) e Edi tinha 4 meses.
Para maiores informações e turismo em Winterthur, visite http://www.winterthur-tourismus.ch/en/visitor.

Marcadores: , , , ,