Berlim - Charlottenburg

É o maior palácio real sobrevivente de Berlim. E que palácio! Em 2004 quando estive em Berlim pela 1a vez, conheci esse lugar e nunca mais esqueci. Agora pela 3a vez em Berlim com mamãe e Edi, achei que seria uma boa ideia voltar lá porque o museu é incrível e o jardim é uma coisa impressionante de linda. Ainda mais na primavera com tempo bom.
Estávamos em Berlim por vários dias então cabia perfeitamente encaixar uma ida a Charlottenburg, que fica mais distante do centro da cidade. O palácio foi construído no século 17 mas foi expandido no século seguinte. Inicialmente construído para uma residência de verão da rainha Sofia Carlota, esposa de Frederico III (Frederico I da Prússia), eleitor de Brandemburgo. Depois repassado aos filhos do casal, expandido, severamente danificado na 2a guerra mundial, hoje o lugar é um museu, um palácio restaurado, grande atração de visita aos turistas.
A visita é fascinante. Eu já gosto de museu, mas esse com o interior decorado em estilo barroco e rococó é uma coisa incrível. Sério. A entrada custa 12 euros por pessoa, e olha, vale cada centavo. O guia audio é free, mas ainda bem que eu já conhecia porque não deu mesmo pra ir ouvindo o guia. Um defeito do museu é que não pode entrar com carrinho de bebe, então levei Edi no colo e ele cismou com o guia de audio e ficou lá brincando com ele enquanto andávamos pelo palácio.
As explicações em cada cômodo no guia de audio dão a base necessária pra entender e mergulhar em toda a história que esse palácio remete. É simplesmente encantador entrar no cenário vivido pela realeza alemã de séculos atrás.
Aí quando voce já tá de queixo caído com tanta beleza, sai do museu e tem o que? 
O jardim lá fora!
Um simples jardim!
Que na primavera e verão fica ainda mais exuberante. A simetria das árvores, o cuidado das flores e o corte perfeito da grama são apenas detalhes que deixam o jardim assim encantador.
Ficamos horas ali andando, passeando, admirando. Passamos uma manhã inteira ali. Fomos com o ônibus hop on hop off mesmo que passava por lá e valia mais a pena do que pegar um taxi por causa do preço mais a pena que metro porque não tínhamos que andar muito já que o onibus parava na frente da entrada do palácio, e depois ainda fomos até o Hard Rock com o mesmo bus.
Eu tinha ótimas lembranças da primeira visita a Charlottenburg e agora dessa vez só confirmei mesmo que o lugar é incrível e vale demais a visita!
Charlottenburg
http://www.spsg.de/schloesser-gaerten/objekt/schloss-charlottenburg-altes-schloss/
Spandauer Damm 10-22
14059 Berlim Alemanha

Marcadores: , , ,