Eslovênia e Croácia

Acho que a Croácia é ainda mais popular para turismo do que a Eslovênia. Além de o país ser bem maior, falando de espaço territorial, há várias cidades mais conhecidas que não se torce o nariz quando ouvimos falar delas. Ok, talvez voce não saiba que Zagreb é a capital da Croácia ou que Ljubljana é a capital da Eslovênia. Mas talvez você já tenha ouvido falar em Dubrovinik, Split...? Não? Destinos cada vez mais populares por estarem no litoral do mar adriático. Hum, talvez pelo futebol então, já que a Eslovênia nem na Copa vai, e a Croácia está no grupo do Brasil na Copa de 2014.
Fonte: http://www.csmonitor.com/World/Europe/2010/0607/Border-mediation-with-Slovenia-could-help-Croatia-join-European-Union
A Eslovênia tadinha, minúscula, quase engolida pela Itália e Áustria, termina passando batida, e a sua capital com nome difícil de pronunciar, termina esquecida. Belo engano. Ljubljana (Liubliana em Português) é pequena, verdade, mas é lindíssima, assim como a Eslovênia inteira que pode ser pequeneninha mas tem muito pra ver.
Eu já tinha esses dois países na minha listinha de viagens há anos. O leste europeu é tão fascinante.. mas com os últimos acontecimentos, tive que dar shift em tudo. Antes de eu ficar grávida em 2012, o próximo país da lista seria a Rússia. Mas como agora Edi com 1 ano ainda acho muito pequeno para uma viagem que seria mais longa e que me exigiria mais pesquisa, preparo e gasto, tive que dar shift nela também. E aí a fila andou.
O dragão de Ljubljana, Eslovênia
Bled, Eslovênia
A Eslovênia então pequeneninha, calminha, parecia o país ideal para uma viagem com um bebe de 1 ano. Minha mãe estaria aqui, e depois de Berlim e Portugal no feriado, o plano era eu tirar uns dias livres no trabalho aproveitando mais o feriado de 1o de maio e irmos lá conhecer a Eslovênia num fim de semana extendido bem relax e tranquilo.

Mas parece que eu não me conheço... Fiquei encucada de a Eslovênia fazer fronteira com a Croácia e Ljubljana ser tão perto de sua capital Zagreb e de repente 4 dias na Eslovênia pareciam muito tempo para um lugar tão pequeno....
Bled, Eslovênia
Óbvio que a Eslovênia tem muito a se ver. Foi só eu começar a futucar os guias de viagem que começa a borbulhar ideias e planos ansiosos para serem executados. Porem visitar cavernas e montanhas com Edi também não parecia muito atraente. E esse é o principal atrativo do país. Pensamento vai, pensamento vem, o plano de conhecer a Eslovênia terminou limitando-se à capital Ljubljana e a lindíssima Bled e hoje acho que tá de bom tamanho!
Ljubljana, Eslovênia
Pela distância ridícula de 140km, não dava pra deixar passar... esticamos um dia até Zagreb com 2 horas e 20 minutos de trem direto e acho que não podia ter aproveitado melhor o tempo. O bom é que minha mãe topa tudo e Edi também! Hahahaha.

De olho na previsão do tempo que nessa época do ano de mudança de estação adora dar uns sustos com tempestades e chuvas loucas seguidas de um sol maravilhoso, até o dia da partida para Ljubljana, ainda não sabia se ia dar certo mesmo a ida até a Croácia. Mas terminou que tudo aconteceu da melhor forma, o clima cooperou e o roteiro Eslovênia-Croácia em 4 dias foi um dos melhores que já fiz.
Estação central de trem em Zagreb, Croácia
Chegamos cedo na quinta-feira em Ljubljana aproveitando praticamente o dia inteiro na cidade, que é pequena. Dia seguinte fomos a Zagreb, na Croácia, um dia puxado, mas que valeu muuuito a pena, principalmente porque enquanto estávamos em Zagreb num sol maravilhoso, chovia em Ljubljana. No sábado conhecemos a pitoresca Bled e domingo terminamos conhecendo o castelo de Ljubljana e voltamos para Zurique. Intenso, porem olha... perfeito!

A Eslovênia já faz parte da União Europeia desde 2004 então lá está tudo bem preparado turisticamente falando. Acho que já deu tempo de consertar os principais pontos que a ex Iugoslávia tenha deixado do comunismo. O país é independente desde 1991, apenas e é também o único ex país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Shengen, da Zona Euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da OTAN.
Zagreb, Croácia
Nos últimos anos a Eslovênia cresceu significativamente na sua economia, o que fez crescer também o índice de desenvolvimento humano, segundo a ONU. To falando aqui esse monte de coisa que li mas na prática é visível mesmo a diferença da Croácia, por exemplo, que só faz parte da UE desde o ano passado e lá o Euro ainda não é moeda.
Zagreb, Croácia
A Croácia é o segundo país formado a partir do território da ex Iugoslávia a ingressar na União Europeia (depois da Eslovênia). Eu que já visitei vários países da ex Iugoslávia como Bósnia, Sérvia, Macedônia, é brutal a diferença nesses países que estão tentando ainda se recuperar sem muito investimento. A Croácia tanto tentou que conseguiu mas tem muito serviço para mostrar ainda. Porem a Eslovênia está aí para mostrar que é possível.

Bom ainda não foi dessa vez que conheci tudo que queria ver da Croácia, mas essa viagem foi uma das melhores que eu já fiz na vida, deu tudo tão certo, e também por ter sido os primeiros destinos que nunca tinha pisado antes, a ir com o Edi. Nos próximos posts conto dos detalhes de cada parada.

Marcadores: , , , ,