Ljubljana

Como quase todo o território europeu, o que é hoje a Eslovênia um dia foi ocupada pelos romanos. A chegada dos eslovenos vem das grandes migrações no século 6 dC, quando tribos eslavas do leste pararam por ali e por onde é hoje a Áustria. Uma sequência de novos governantes aconteceu com o passar do tempo, entre eles dinastias super poderosas e famílias feudais, entre elas, os Habsburgos, de quem tanto já falei aqui, quando escrevi sobre a Áustria e a Hungria, e até mesmo sobre a Suiça.
Até hoje o Alemão é como uma segunda língua na Eslovênia. Digo até hoje porque enquanto a Eslovênia foi província do Império Habsburgo, o idioma para a política e cultura era o Alemão, isso no século 15. O esloveno era falado apenas no campo. Fora isso, a Eslovênia por ser tão pequena em território, era sempre influenciada pelos vizinhos italianos e a costa adriática, e até alvo do Império Otomano, de quem eu já escrevi aqui quando escrevi sobre Istambul e sobre a Albânia.
To aqui escrevendo e pensando... quem é que vai se interessar pela história da Eslovênia?! Gente, esse lugar é muito rico em história. A capital da Eslovênia, a lindíssima e difícil de pronunciar, Ljubljana, era desde o século 18 o centro da vida intelectual dos eslovenos. Por ali aconteceu movimentos de grupos promovendo o interesse da língua eslovena, o que contribuiu para o fortalecimento do sentimento nacional, introduziu o idioma como matéria obrigatória nas escolas e também aumentou a demanda de livros em esloveno.
Mesmo a Áustria retomando o controle do país depois das guerras napoleônicas por volta de 1800, o interesse na cultura eslovena continuou. Era a autonomia eslovena engatinhando... infelizmente interrompida pelo conceito de iugoslavismo, onde os povos eslavos de línguas similares (esloveno, croata e sérvio) formariam um estado comum, em 1921.
Frustações políticas a parte, a Eslovênia ainda conseguiu florescer durante o período que era Iugoslávia, que por sua vez chegou ao fim com a invasão alemã em 1941 e a Eslovênia foi dividida entre Alemanha e Itália, que por sua vez dominou a Eslovênia de novo, que por sua vez virou de novo Iugoslávia aliada a União Soviética! Ufa! O destino aparentemente indecidido desse país talvez estivesse esperando o desleixo da década de 70, quando o punk rock emergente ajudou o país a adotar uma cultura mais alternativa e independente...
Num referendo em 1990, a independência foi finalmente declarada e a Eslovênia tornou-se independente da Iugoslávia reconhecidamente pelas Nações Unidas em 1992. A Eslovênia logo se estabilizou como um exemplo de sucesso na economia e política pós-comunismo.
Sua capital, Ljubljana, representa no seu centro histórico antigo, os monumentos que marcam a história do país, observados pelo seu Castelo no alto de uma colina. Bom, a cidade em si é beeeem compacta e o centro é um centrinho pequeno bom pra andar mas que se anda bem rapidinho.
Ficamos num hotel na esquina de uma rua curta que em 5 minutos nos levava para a praça principal da cidade, a Preseren Trg. É ali o coração da cidade, é onde começa a a Triple Bridge, a ponte cartão postal da cidade, a igreja franciscana da Anunciação de fachada rosa, típica igreja barroca, e as ruas de paralelepípedo grande que nos leva a outra rua onde fica a Catedral St Nicholas, uma das mais impressionantes que eu já visitei...
Eu já tinha me preparado e sabia que Ljubljana era uma cidade pequena e que provavelmente em pouco tempo iríamos explora-la. Então no primeiro dia que chegamos, deixamos as malas no hotel e fomos andar. Dito e feito.
Tirando o Castelo de Ljubljana, que é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, dá pra rodar tudo em 1 dia tranquilamente a passos lentos. E olha, isso não podia ter sido melhor. Eu não queria nada muito movimentado demais nem com filas nem nada, queria uma cidade tranqula pra bater perna tranquila com Edi e mamys.
A ida ao castelo terminou calhando bem para o último dia, o dia da volta, já que o vôo era só no final da tarde. Então ótimo. Porque aí fomos com tempo tranquilos também conhecer o tal castelo.
O Castelo de Ljubljana data do século 11 quando a cidade foi tomada como base feudal. Seguiu como propriedade dos Habsburgos quando o lugar foi domindado por eles, até virar refúgio para os pobres e até uma prisão.
Hoje o Castelo é uma atração turística, só que na minha opinião já foi modernizado demais, com vidros e restaurações mais que necessárias, então já perdeu o charme vintage. Porem, vale a visita pela vista fantástica lá do alto com a cidade e os alpes. Aliás além de atração turistica, vi várias famílias subindo o castelo e ficando lá em cima mesmo só sentados em bancos ou no café enquanto as crianças brincavam, então é mais como um espaço de passeio de quem mora por ali também.
Se me perguntassem para descrever Ljubljana em uma palavra eu diria: tranquilidade.
Porque é isso mesmo. Muito tranquilo e relax. Esse foi o resumo do nosso passeio pela capital da Eslovênia.
A praça rodeada de gente pra lá e pra cá, um homem tocando rock and roll ali, outro grupo tocando música clássica aqui, uma alameda de souvenirs a venda, outra rua a beira do rio com restaurantes e bares, e mais outra com umas lojinhas acolá. Tivemos tempo para apreciar os cantos, entrar nas lojas, tomar um sorvete, olhar pros lados com calma, observar as pessoas, mais descanso mesmo.
Um lugar perfeito para andar sem pressa, apreciar a paisagem ao redor, conhecer os detalhes, tudo conforme o esperado. Aliás, superando expectativas. Ljubljana definitivamente não é o destino que voce vai de férias e volta mais cansado do que foi. Ali realmente voce pode descansar!

Marcadores: , , , ,