Zug

Zug é uma cidadezinha suiça muuuito linda a beira do lago Zug. Zug também é o nome do cantão, aliás o menor cantão da Suíça, onde ela (Zug, cidade) é a capital. É, parece meio sem criatividade mesmo. O cantão, a cidade e o lago têm o mesmo nome: Zug. Que aliás em Alemão significa "trem", mas tudo bem. Reza a lenda que a cidade se chama Zug por causa da pesca nos tempos medievais, o que me deixa menos sem entender ainda, porque não sei o que tem a ver Zug com pesca, e ninguém conseguiu me explicar isso até hoje, mas tudo bem.
Ouvi sobre Zug pela primeira vez quando conheci uns caras do trabalho que moravam em Zug mas trabalhavam em Zurich e vinham de trem todos os dias. Ora 25 minutos de trem que separam as duas cidades não é muita coisa. Até quem mora nos arredores de Zurique as vezes encaram isso também. É, Zug é como se fosse ainda nos arredores de Zurique. E ainda poder contar com uma vida mais barata deve valer muito a pena morar lá.
Vida mais barata porque Zug tem o sistema de impostos mais baixo do país. Sim, cada cantão tem as suas regras. Então morando lá, se paga menos imposto que em Zurique por exemplo. E que em qualquer outro cantão. E isso em se falando de Suíça é muito valioso. Aliás, é também por esse motivo que várias empresas decidem colocar seu escritório em Zug, mesmo sendo uma cidade de apenas 26 mil habitantes.
Então quando mamys estava aqui, aproveitei um dia depois do expediente pra ir lá conhecer Zug no final da tarde. O dia estava lindééérrimo e eu fiquei estonteada com a lindeza que é essa cidade. Bom, pra falar a verdade, não conheci quase nada da cidade em si porque mal andamos pelas ruas do centro antigo. Ficamos a maior parte mesmo ao longo do lago Zug porque simplesmente não conseguia parar de admirar essa paisagem.
Acho que era uma quarta-feira. Um dia comum, 6 da tarde, primavera, tulipas na rua, 6, 7 da tarde maior sol como se fosse 3 da tarde, adoro isso. E pelo lago Zug pessoas fazendo canoagem e na orla, pessoas caminhando, sentadas nos bancos. Difícil se lembrar de algum problema com um passeio desses.
Nessa época é assim: o tempo tá perfeito, maravilhoso, não precisa andar todo encasacado. Mas deixa só dar 8 da "tarde" quando o sol começa a baixar que voce começa a sentir o vento mais frio. Então nessa leva, quando começou a anoitecer fomos pra um restaurante, jantamos e ainda assistimos o por do sol fantástico nesse lago lindo.
Demais.

Marcadores: , , ,