Bulle

Bulle é uma pequena cidade que fica no cantão de Fribourg, na parte francesa da Suíça. Com apenas 20 mil pessoas, Bulle na verdade é mais conhecida por ser um ponto de referência para chegar a Gruyères, famosa região de produção de queijo suíço de mesmo nome.
Bom, eu estive em Gruyères na verdade em 2009, assim que cheguei a Suíça, foi um dos meus primeiros passeios por aqui. O post que escrevi sobre Gruyères na época foi só sobre o passeio mesmo com várias fotos e pouca informação, porque era mais pra compartilhar com amigos e família. Até passei por Bulle e nem me lembrava.
Agora, em 2014, com a visita da minha mãe com mais calma, resolvemos ir num passeio mais distante de Zurique, (afinal na época que fui a Gruyères pela primeira vez eu morava em Berna que é mais próxima da região francesa), e resolvemos ir a Gruyères. Ainda vou escrever com calma sobre Gruyères de novo, mas preciso fazer essa "introdução" com Bulle hehehe. Porque foi assim... conversa vai, conversa vem, terminamos parando em Bulle acho que pra trocar de trem, e aí o dia tava tão lindo e o guia que eu carregava convidada a uma visita, o dia tava bonito e tudo mais.... então fomos, sem saber muito o que iríamos ver por lá.
Ao sair da estação central, normal, um centrinho pequeno, umas lojinhas, uma padaria, etc. Mas aí andamos mais um pouquinho... que bela surpresa!
Bulle é liiiiiiiiiiiiiiiiiindaaaaaa!!!!!!
Totalmente desprogramado, mas estávamos a 2 horas de trem de Zurique, sei lá quando eu ia ter a chance de ir ali de novo, então o que eram alguns passos fora da Bahnhof ne. Já tinha também ouvido falar de Bulle de um ex colega de trabalho português, que havia dito que era uma das maiores comunidades portuguesas da Suíça. Aliás, a região francesa tem muito mais pessoas que falam Português, do que na parte alemã, simplesmente porque quem fala Português tem mais facilidade pra aprender Francês, do que Alemão dãã.
Mas voltando a Bulle. Bulle é fofa demais. O centrinho tão organizadinho, pequeno, mas tão lindo, parece de brinquedo. Dei de cara com esse "castelo" que na verdade é a sede administrativa da comunidade... tipo... imagina voce trabalhar num castelo? Ou tipo, ah tenho que ir ali renovar um documento no castelo?! Um Q de surrealismo.
E como se não bastasse na frente do tal castelo tem um gramado lindo com uma bicicleta, aliás a cidade tem várias bicicletas tipo essa com flores de decoração, uma coisa assim muito muito fofa. Dá vontade de tirar foto a cada passo que você dá.
Não sei muito da história de Bulle, mas a impressão que se tem é que voce está num típica cidade suíça, agricultural, longe dos grandes centros, sem muita influência internacional, muito bem preservada. Dá pra curtir bastante esse centrinho fofo num belo dia de primavera como o que tivemos, apesar de que, ne, não tem muito o que se ver além disso aí. Então acho que a melhor forma é como fizemos, fazer uma paradinha antes (ou depois) do caminho para Gruyères.

Marcadores: , ,