Fábrica de chocolate suíço: Maison Cailler

Olha, esse post devia ter cheiro! E gosto! Porque são as principais lembranças que tenho da visita à fantástica fábrica de chocolate Cailler. Bom, mas vamos começar do começo. Esse blog sobre minha vida na Suíça não pode faltar os principais clichês suíços, certo? Em se tratando de culinária acho que tá até bem coberto. Fondue, fondue de chocolate, raclette, loja de chocolate suíço, fast food suíçorestaurante típico e até um post sobre o que comer por aqui. Mas e a fábrica de chocolate, gente?! Aquele clichezão que não podia faltar finalmente tá aqui!
Ok que o chocolate não tem origem suíça, e nem poderia! As origens do cacau vêm lá de longe das Américas. Então por que e como o chocolate suíço ficou tão popular e tão famoso mundo afora? Simplesmente pela arte de fazer chocolate. François-Louis Cailler foi o primeiro suíço a produzir chocolate. Experimentou chocolate pela primeira vez na Itália no século 19 e quando voltou à Suíça, começou a inventar arte. Literalmente! Estabeleceu uma pequena fábrica em Vevey, na parte francesa da Suiça, e o grande feito foi transformar o chocolate que na época existia somente líquido, em barras.
Em 1875, o genro de Cailler se juntou com Henri Nestle e combinou leite condensado com chocolate e daí surgiu o tão delicioso chocolate ao leite. A operação ainda contou com Charles-Amédée Kohler, o inventor do chocolate com nozes, e daí formou-se a empresa "Peter, Cailler, Kohler". Era só o começo. Em 1904, as ramificações foram inventadas de fato. Em 1929, a Nestlè já era enorme e comprou a Cailler e tá aí até hoje mundialmente conhecida.
Toda essa historinha é contada desde o início da história do chocolate com os astecas no México passando para a América central e então para a Europa, de uma maneira muito simpática. E com um cheiro de enlouquecer também. Não vá lá com fome! Hahahaha! Na verdade há sessões que você chega lá e marca qual hora você quer assistir. Tem que esperar talvez uma meia hora, uma hora, dependendo do dia. Há sessões em Inglês, Francês e Espanhol e custa 10 francos por adulto. Criança até 16 anos com a família não paga. É tudo como um tour interativo, com apresentações audio visuais, contado em salas conectadas onde termina uma apresentação e uma porta se abre para você ir a outra sala ver a continuação como se passando uma página de um livro.
É fascinante. É também verdade que a história é bem resumida. Tudo é contado em 30 minutos de tour mas não deixa nada a desejar. É muito legal. E pra ficar mais legal ainda, no final ainda passamos por parte da fábrica aberta ao público e podemos ver enormes máquinas produzindo os deliciosos chocolates da Cailler, tudo automático, cortando papelzinho, embalando, muito bacana mesmo. Tem também a sala com nozes, cacau e vários itens que a marca utiliza na produção aberto lá pra gente pegar, cheirar, experimentar.
É uma imersão! Sensível pelo cheiro, quase poética pela história. E claro, como não podia deixar de ser, uma das melhores partes: a degustação! Uma sala inteira destinada apenas a experimentar as delicinhas da Cailler. Tudo a vontade. Nada de pressa nem pressão pra ir logo. Voce pode simplesmente parar ali e ir comendo devagar, tranquilamente degustando um a um, e olha não são pouco! Depois passar pra próxima bandeja que ninguém vai te mandar sair.
Esta é a última sala. Saindo daí já é então a entrada/saída onde há também uma lojinha claro com todos os tipos de chocolate Cailler e atenção a melhor parte: muito mais barato que em qualquer lugar! Algumas caixas têm até 50% do valor normal que se acha nos mercados aqui em Zurique pelo menos, e até mais barato que em aeroportos, então se você gosta de chocolate, e for visitar a Maison Cailler, deixe para comprar lá e fazer estoque pra levar de presente porque realmente vale muuuito a pena!
Do lado da fábrica Cailler, há também um outlet da Nestlè, só que estava fechado quando fui. Lá também deve vender chocolate bem mais barato da marca. Olha, uma maravilha. Inesquecível mesmo.
Definitivamente é um passeio que eu já devia ter feito antes, porque é encantador e mais suíço que isso, não existe. Bom, a fábrica da Cailler fica em Vevey, na parte francesa da Suíça. Para chegar de carro é fácil. Já de trem não é tão fácil, mas também não é impossível. A gente mesmo foi de trem, então o esquema é o seguinte. O melhor esquema na verdade é ir de Gruyères. O nome da estação é Broc-Fabrique e de Gruyères dá uma meia hora. Só tem que ficar ligado nos horários porque nem a estação de Gruyères, nem a de Broc-Fabrique são grandes, então as conexões são tipo uma a cada hora.
A empresa ferroviária suíça, a SBB, oferece descontos e combinações de bilhetes a quem for conhecer a fábrica, veja mais detalhes aqui. E pra terminar, um vídeo resumindo tudo que eu escrevi e tentei passar por fotos, do próprio site da Cailler:

Marcadores: , , , , ,